Na V Coordenação Coletiva Especial/2013, realizada na Escola, no segundo momento em que os professores trocam experiências de sucesso nas diversas disciplinas, as professoras das turmas, 4º Ano “E” – professora Nayara e 4º Ano “D”- professora Josiane, apresentaram o projeto de leitura “Conectados com a Leitura” . É um projeto que, além de provocar o prazer pela leitura de forma atrativa, com um roteiro elaborado em formas e cores, está desenvolvendo nos alunos a linguagem escrita formal e estética e uma oralidade mais elaborada, vocabulário enriquecido, assim como o conhecimento das possibilidades do imaginário, sua transposição para a realidade, quanto penetrar em novos horizontes, descobrindo um universo até então desconhecido.
“ Caixa Mágica de Surpresa”
Elias José
Um livro é uma beleza
É uma Caixa mágica de surpresa.
Um livro parece mudo,
Mas nele a gente descobre tudo.
Um livro tem asas longas e leves,
Que, de repente, levam a gente
Longe, longe.
Um livro é parque de diversões
Cheio de Sonhos Coloridos.
Cheio de doces sortidos.
Cheio de luzes e balões.
Um livro é uma floresta
Com folhas e flores.
É bicho e cores.
É mesmo uma festa.
Um baú de feiticeiro.
Um navio no mar.
Um foguete perdido no ar.
É amigo e companheiro.
4º Ano “D” – professora Josiane 4º Ano “E” – professora Nayara
Com esta poesia, de Elias José, as professoras levaram o projeto para sala de aula, apresentando-o aos alunos, provocando as mais diversas apreciações, para convidá-los a “abrir esta Caixa de Surpresa”. Livros que não se limitam aos textos do livro didático, mas tantos outros, como esta poesia, contos fantásticos, uma verdadeira caixa de surpresa que somente poderia ser encontrada na sala de leitura, onde cada aluno iria fazer suas descobertas.
Como seria isso? Foi a pergunta de todos, já motivados a participar dessa aventura
pelo mundo da leitura.
Uma pasta contendo um caderno será usado por todos. Cada aluno, por sorteio, vai até a sala de leitura e escolhe o livro que mais se interessou leva para casa na pasta, faz a leitura com a participação da família. Os pais recebem orientações contidas no início do caderno de como o aluno deverá usa-lo, em relação á higiene e cuidados com os materiais (pasta, livro de literatura e caderno de registro de atividades) :
- Cuidado com o passar das folhas, sem estragar, sujar ou amassar.
-A leitura deve ser feita pelo aluno, podendo receber ajuda dos pais.
- A escolha da atividade sugerida no caderno, também é do aluno.
- Solicitação de um comentário dos pais após este momento de leitura em família.
Sugestões de atividades contidas no caderno para serem desenvolvidas pelos alunos:
- Relate a parte da história que mais gostou.
- Ilustre a história ou a parte mais interessante.
- Conte através de relato, desenho o que aprendeu com a história.
- Use recorte e colagem para fazer propaganda do livro.
- Que outro final daria para a história.
- Crie outra capa para o livro.
- Você gostou do livro? Escreva o que gostaria de dizer ao autor.
- Faça brincadeiras com os personagens. você pode desenhar a cabeça de um no corpo do outro…
- Se você pudesse entrar no livro que personagem gostaria de ser? Desenhe-o e fale por que o escolheu.
- Escreva um bilhete para um amigo recomendando a leitura do livro.
- Reconte a história com suas próprias palavras.
- Atividade livre.
Veja algumas das atividades desenvolvidas pelos alunos, após terem levado o livro para casa:
Imagem 1 Imagem 2
Imagem 3 Imagem 4
Imagem 5 Imagem 6
Imagem 7 Imagem 8
(clicar 2 vezes na imagem para ver em tamanho maior)
- Imagem 1, o aluno Victor Manoel lendo o livro “Sogra” de Guto Lima, compartilhou a leitura com a mãe e escolheu as atividades 1 e 2.
- Imagem 2 - a aluna Ketlen leu o livro “Avô” de Guto Lins. Compartilhou a leitura com a mãe e escolheu as atividades 1 e 2
- Imagem 3 - O aluno Carlos leu o livro “O Circo do Jiló” de Lia Neiva, compartilhou a leitura com a mãe e escolheu a atividade 1.
- Imagem 4 – “Medo de que?” da autora Flávia Cortes, foi o livro escolhido pelo aluno Gabriel que compartilhou com a mãe e escolheu a atividade 1.
- Imagem 5 – A aluna Rayane leu o livro “Irmã” e compartilhou com o pai, a mãe e os irmãos. Escolheu as atividades 2 e 6.
- Imagem 6 – Maria Eduarda leu o livro “Irmão” compartilhou com toda as família e amigos e escolheu as atividades 1 e 2.
- Imagem 7 - participação da família – comentário da mãe de Kaio Kellyson que leu o livro “Falando com os Bichos” de Maurício de Sousa. Clique duas vezes na imagem para le o comentário.
- Imagem 8 – participação da família – comentário da mãe do aluno Gabriel que leu o livro Medo de Que?”
Um projeto que envolve a família de forma participativa é ainda mais motivadora para o aluno e isso vai alcançar ainda mais os objetivos do despertar o aprender a ler e o gosto pela leitura.
Parabéns às professoras Nayara e Josiane!
Por: Sandra Dantas e Júlia Virginia de Moura- SEAA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Este espaço virtual educativo, publicando as atividades da Escola, ficará mais rico com seu comentário, sugestão ou crítica. Deixe sua mensagem e volte sempre. E obrigada pela visita!