quinta-feira, 3 de outubro de 2013

A Arte de Romero Brito na Aula de Língua Portuguesa e Artes - 4º Ano “E”- Prof.ª. Nayara

      DSC07711     (Releitura de Nado na fachada e nos corredores da escola e  – artística plástico de Planaltina – amigo da escola)

              As crianças se identificam com as pinturas de Romero Britto, pois seu estilo adota traços que lembram um desenho infantil. O artista produz pinturas com figuras e formas geométricas,demonstrando uma incrível habilidade no equilíbrio das cores vibrantes. Trabalhar Romero Britto propicia o desenvolvimento da criatividade e o potencial em todas as áreas do conhecimento. É uma  arte que valoriza o pensamento produtivo e criativo. Tem tudo a ver com o gosto de crianças e adolescentes.

   rb     Quando se coloca para os alunos a riqueza das cores , formas e vida que há na arte de Romero Britto há inúmeras possibilidades de  despertar e motivar  não somente para a aula de artes com releituras e criatividade como estudo em Língua Portuguesa e Matemática.  São novos mundos e novos horizontes em que os alunos vão participando de um  momento importante para a arte brasileira que se torna muito apreciada e conhecida também fora do Brasil,

      rb2   Percebendo como tornar suas interessantes através de momentos lúdicos, a professora Nayara do 4º Ano “E” levou para a sala de aula a história e a arte de Romero Britto. Foi um momento favorável em que a escola, nos muros e na área interna estava decorada com várias releituras de Romero Britto feitas pelo artista plástico da cidade, Nado, que foram muito apreciadas pelos alunos.

    DSC07749  A professora Nayara do 4º Ano “E”, após ter motivado e explorado com os alunos  os trabalhos de releitura do Romero Britto, na escola, estudando e identificando traçados, formas, cores e motivos, desenvolveu em sala de aula atividades de artes, de Língua Portuguesa e Matemática, percebendo que as atividades de alfabetização se tornam, também,  com a riqueza do letramento  um enriquecimento de conhecimentos e cultura.

DSC07707

Mural confeccionado pelos alunos do 4º Ano “E”

     Em Língua Portuguesa,em diversos gêneros literários, os alunos trabalharam com:

 

  • a biografia do artista,
  • e  interpretação de texto,

reconstrução de frases, após uma minuciosa exploração da trajetória de Romero Britto no desenvolvimento de seus trabalhos.

Conteúdos de gramática como:

  • substantivos próprios;
  • numerais;
  • antônimos;

  Na matemática, através de dados colhidos no texto biográfico, os alunos resolveram situações – problemas envolvendo operações complexas de adição.

        Em artes foi possível desenvolver habilidades manuais, visuais, afetivas e a autonomia na exploração do fazer artístico.

Vejam os trabalhos dos alunos:

DSC07752  DSC07748

DSC07753  DSC07754

Biografia

Romero Britto  é um artista plástico brasileiro, consagrado no mundo inteiro pela sua arte pop, nasceu em 6 de outubro de 1963. Na infância começou a demonstrar grande interesse e talento pelas artes, gostava de pintar em jornal e papelão.

Romero Britto

Romero Britto

Aos 14 anos, vendeu seu primeiro quadro à OEA ( Organização dos Estados Americanos). Desde jovem, enxergava na pintura uma forma de esperança à vida dura que tinha.

Estudou em escolas públicas, aos 17 anos, ingressou na Universidade Católica de Pernambuco para estudar Direito. Quando chegou aos EUA para trabalhar, tentou mostrar sua arte em galerias famosas.

Suas telas começaram a ser requisitadas, e tornou-se predileto entre as celebridades. Seu estilo pop de expressar cores vivas e traços fortes em suas telas chegou ilustrar diversas campanhas publicitárias, incluindo uma peça da vodka Absolut.

Muitos especialistas o criticam por ser um autor de obras de grande apelo comercial. A textura de suas telas é similar à da gráfica. O artista mora em Miami com sua esposa norte-americana. Nos 445 anos da cidade de São Paulo, o artista doou a escultura “Beach Ball”, instalada no terminal Tietê.

   Foi uma aula muito divertida e prazerosa. Parabéns aos alunos do 4º Ano “E” e à Professora Nayara!

Vejam a ornamentação da Escola com trabalhos de releitura de Romero Britto, pelo artista plástico Nado:

DSC07710 DSC07705  DSC07703

 

Escola Classe 02 do Arapoanga

Por: Júlia Virginia de Moura e Sandra Dantas – SEAA - Serviço Especializado de Apoia à Aprendizagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço virtual educativo, publicando as atividades da Escola, ficará mais rico com seu comentário, sugestão ou crítica. Deixe sua mensagem e volte sempre. E obrigada pela visita!