terça-feira, 9 de julho de 2013

“Histórias Assustadoras!”Produção de Textos–gênero literário: terror – 5º Ano “J” – Prof.ª Geniane

 

DSC07211

      Na aula de produção de textos, da turma do 5º Ano “J”, turno vespertino, a professora Geniane motivou os alunos para uma produção de texto bastante provocativa do imaginário, o gênero ficcional do terror, lendo trechos do livro “O Casarão da Esquinacasado autor Maicon Tenfen, com os objetivos de:

_ Aprender o conceito de histórias de terror;

_Desenvolver leitura e interpretação desse tipo de história;

 _Fazer leitura de textos, imagens e vídeos que abordem a temática das aulas;

  _Produzir histórias desse gênero textual

DSC07208

 

         A Professora Geniane leu para os alunos trechos do conto “O Casarão da Esquina” que ressaltam  os dois personagens principais e o local onde se passa a trama:

1 - Um homem velho e sinistro que costuma levar para casa os sapos que encontra na rua, mas não sem antes beijá-los na cabeça, nos olhos e na boca.

2 - Dinho, engraxate vindo de família pobre, que resolve seguir o misterioso homem dos sapos com a intenção de descobrir onde ele mora para assaltar a despensa da casa.

3 Local onde se passa a trama: um velho e macabro casarão de três andares, repleto de portas e janelas, uma delas com vidraça quebrada.

      Após esta introdução  a  professora  fez uma enquete sobre a opinião dos alunos: que espécie de trama se desenvolveria através destes personagens e  naquele local  estranho? Pois depois de estudar bem o local e arquitetar um plano, Dinho resolve invadir o macabro casarão. O que será que iria acontecer?

Sinopse do Conto: 

Certo dia dois amigos viram um homem velho beijar um sapo, os meninos pobres seguiram o homem até a sua casa, os meninos tentaram roubar a casa atrás de comida só que um desistiu , o outro invadiu a casa , o sapo que o homem beijou trancou sua passagem quando de repente apareceu o homem que na verdade era o diabo o homem empurrou o menino num buraco cheio de sapos que despertavam de um transe diabólico e assim acaba a história.

    Após toda discussão em torno do tema, os alunos leram um capítulo do livro e  em duplas, criaram suas “histórias assustadoras” no primeiro momento, o conto oral para toda a turma e depois registraram as ideias  de acordo com as orientações que a professora colocou na lousa:

DSC07202  DSC07207

DSC07206 

  Após serem lidos, os textos, foram ilustrados e exposto no mural da sala, veja  uma transcrição de um texto antes da correção:

                                           Família no Cemitério

      Um dia uma família estava passeando com o pai derepente ( leia de repente) o carro enguiça na frente do cemitério. O pai e a mãe chamados Alex e Júlia foram procurar ajuda e falaram para as crianças não saírem do carro.

        O irmão mais velho, Juliano cuidou do Júnior, Matteus e Lariça. Eles saíram do carro porque estava quente. O Matteus correu para o cemitério, Lariça e Júnior foram juntos, a irmã mais velha correu para achalos (leia achá-los).

        Júnior foi a tumba do rei do popi, Matteus foi a tumba do avô, Juliana parou no caixão do bob marley, Lariça no caixão de Elvis Presley. Derepente  (leia de repente)  o Michael  Jackson saiu do caixão e começou a matar o Júnior e os outros três. O único que se salvou foi Matteus, ele correu para o carro e a chave estava no carro, imitou o pai  como ele dirigi  tropelou (leia atropelou) os mortos .    

      Quando os pais voltaram ele começou a chorar e gritar.

                                                                                 Válbio e Heloísa

(Terror com muito humor!!, parabéns aos aluno Vábio e Heloísa)

 

      DSC07216Ilustrações dos Textos

DSC07212

  DSC07211  DSC07211

                                         DSC07205                                   Os textos são corrigidos pelos próprios alunos com a revisão da professora e as dicas dos aspectos estruturais do texto, erros ortográficos…

        A turminha curtiu muito soltar a imaginação e escrever histórias assustadoras com muita criatividade!

    Atenção!

As postagens do blog são feitas pelo Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem – SEAA - que acompanha o  trabalho pedagógico dos professores em sala de aula.

Por: Sandra Dantas e Julia Virginia de Moura – SEAA – Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem

Escola Classe 02 do Arapoanga – Planaltina – DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço virtual educativo, publicando as atividades da Escola, ficará mais rico com seu comentário, sugestão ou crítica. Deixe sua mensagem e volte sempre. E obrigada pela visita!