segunda-feira, 22 de abril de 2013

Circuito Psicomotor – A Importância da Psicomotricidade nos Processos Cognitivos


A Equipe Gestora, a Supervisora Pedagógica e Coordenadores Pedagógicos promoveram o Circuito Pedagógico. Os alunos se divertiram com os desafios dos jogos, usando e /ou desenvolvendo as habilidades da psicomotricidade. Foi um trabalho excelente em que surgiram dificuldades nunca imaginadas entre os alunos participantes numa demonstração prática da necessidade do desenvolvimento da psicomotricidade, independentemente da idade ou da série.
Por constar no currículo da Educação Infantil há o mito de que jogos e brincadeiras com objetivos específicos do desenvolvimento psicomotor é atividade que o professore deve desenvolver com os alunos somente na Educação Infantil. Porém há crianças que não passaram pela Educação Infantil, outras que mesmo tendo cursado a Educação Infantil apresentam falhas no desenvolvimento psicomotor e necessitam específicas do professor de educação física. Todo professor deve desenvolver estas atividades até porque vai correlacionar as dificuldades de aprendizagem apresentadas em sala com as dificuldades psicomotoras que o aluno pode ter .Conhecer as causas das dificuldades dos alunos é tudo o que o professor deseja.
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De acordo com Rochael, “a estrutura da Educação Psicomotora é a base fundamental para o processo intelectivo e de aprendizagem da criança. O desenvolvimento evolui do geral para o específico; quando uma criança apresenta dificuldades de aprendizagem, o fundo do problema, em grande parteestá no nível das bases do desenvolvimento psicomotor.”
O esquema corporal, a lateralidade, estruturação e orientação espaço-temporal, discriminação e coordenação viso-motora e auditiva, são habilidades necessárias que o aluno vai usar durante todo o processo de aprendizagem.
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O desenvolvimento da psicomotricidade pode ocorrer de forma natural ou estimulada, na infância assim como em qualquer momento, em qualquer idade.
O termo psicomotricidade, muitas vezes, num primeiro momento liga á idéia de desenvolvimento de habilidades físicas, porém o conceito leva muito mais além, leva á compreensão de um desenvolvimento global do ser humano que vai permear as aquisições de competências em todas as áreas da aprendizagem.
A Psicomotricidade existe nos menores gestos e em todas as atividades que desenvolvem a motricidade da criança, por exemplo, o domínio do esquema corporal direciona conhecimento e o domínio do seu próprio corpo, uma vez que o esquema corporal vem a ser um elemento indispensável para a formação, inclusive, da personalidade do individuo. O desenvolvimento da personalidade está intimamente ligado a uma progressiva tomada de consciência de seu corpo, de seu ser, de suas possibilidades de agir e atuar, transformando o mundo á sua volta. A própria estruturação espaço-temporal (situar objetos, coisas, pessoas e a si mesmo no tempo e espaço), fundamenta-se na base doesquema corporal, se a criança ainda não tem esse domínio, não se reconhecendo em si mesma, só muito dificilmente poderia apreender o espaço que a rodeia.
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Como esclarece Bossa (2000, p.96), “os processos psicomotores, emocionais, cognitivos e sociais precisam ter um corpo “organizado”.
Portanto na faixa de 7 a 12 anos espera-se que a orientação espaço-corporal e sensorial para essa faixa sejam mais elaboradas.
Outro elemento da psicomotricidade importante é aestruturação espacial, pois é através do espaço e das relações espaciais em que nos situamos no mundo em que vivemos, estabelecemos relações entre coisas, fazemos observações, comparando-as, combinando-as, vendo as semelhanças e diferenças entre elas.
Quanto á lateralidade, sabe-se que durante o crescimento a criança, naturalmente define uma dominância lateral, será mais forte, mais ágil do lado direito ou do lado esquerdo.
Um aparelho auditivo e visual íntegro é um pre-requisito muito importante para a aprendizagem da leitura e da escrita, considerando que a discriminação visual e auditiva são elementos que devem ser analisados no desenvolvimento da psicomotricidade, e no caso quando as dificuldades de aprendizagem surgem, devem ser investigados a fim de se descartar possibilidades determinantes de um bom ou mau desempenho na apreensão da escrita e da leitura.
A compreensão dos conceitos de noção espacial (curto/comprido, largo/estreito. grande/pequeno, perto/longe, entre outros) facilita o processo de aprendizagem, principalmente da leitura, de orientação, de encontrar as coisas.
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Quando, então, ocorrem falhas no desenvolvimento motor poderá também correr falhas na aquisição da linguagem verbal e escrita. Faltando a criança um repertório de vivências concretas que serviriam ao seu universo simbólico constituído na linguagem, consequentemente, afetando o processo de aprendizagemAs maiores dificuldades na aquisição da escrita, leitura e do pensamento abstrato como troca de fonemas, ordenação de letras e sílabas, no pensamento lógico matemático resulta em grande parte da falta do desenvolvimento psicomotor.
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A Psicomotricidade na Prática - Para ler e escrever é preciso:
- dominância da lateralidade estabelecida: (destro ou canhoto);
- conhecimento numérico para saber quantas sílabas formam uma palavra;
- movimentação dos olhos da esquerda para a direita que são os adequados para escrita;
- discriminação de sons, percepção auditiva;
- adequação da escrita às dimensões do papel, bem como proporção das letras e etc.;
- pronúncia adequada das letras, sílabas e palavras;
- noção de linearidade da disposição sucessiva das letras e palavras;
- capacidade de decompor palavras em sílabas e letras;
- possibilidade de reunir letras e sílabas para formar palavras e etc..
Atualmente, as crianças estão entrando na escola mais cedo, pois se entende que o mundo moderno exige cada vez mais rapidez na atividade intelectual, e a previsão do desenvolvimento da atividade psicomotora não pode ser desconsiderada, para que haja sucesso.
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Os professores, preocupados com a leitura e a escrita, muitas vezes deixam de lado a importâncias da psicomotricidade como imprescindível no processo de alfabetização, chegando à maioria dos casos das dificuldades encontradas, á suspeita de deficiência intelectual dos alunos. Muitas dessas dificuldades poderiam ser resolvidas e até evitadas precocemente, se fosse considerado o desenvolvimento psicomotor.
“Neuropsiquiatrias, psicólogos, fonoaudiólogos têm insistido sobre a importância capital do desenvolvimento psicomotor durante os três primeiros anos de vida, entendendo que é nesse período o momento mais importante de aquisições extremamente significativas a nível físico. Aquisições que marcam conquistas igualmente importantes no universo emocional e intelectual” analisa Luciane Rochael.
Aos três anos as aquisições da criança são consideráveis e possuem, então, todas as coordenações neuromotoras essenciais, tais como: andar, correr, pular, aprender a falar, se expressar, se utilizando de jogos e brincadeiras. Estas aquisições são, sem dúvida, o resultado de uma maturação orgânica progressiva, mas, sobretudo, o fruto da experiência pessoal e são apenas parcialmente, um produto da educação. Estas foram obtidas e são complementadas progressivamente ao tocar, ao apalpar, ao andar, ao cair, ao comparar, é uma ligação estreita- maturação orgânica e experiência neuromotora que se resume em “ uma estreita função das experiências vivenciadas”.
A função motora, o desenvolvimento intelectual e o desenvolvimento afetivo estão entrelaçados na criança, e a psicomotricidade aparece aqui justamente para destacar a relação existente entre a motricidade, a mente e a afetividade.
Veja outras sugestões para desenvolvimento da psicomotricidade clicando aqui.
Referências:
LEBOUCH, Jean. Educação Psicomotora: Psicocinética na Idade EscolarPorto Alegre: Artes Médicas, 1987.
Luciene Rochael -A Importância da Psicomotricidade na Aprendizagem -
http://psicologiaeeducacao.wordpress.com/2009/05/11/a-importancia-da-psicomotricidade-no-processo-da-aprendizagem/
BOSSA, Nadia A. A Psicopedagogia no Brasil. Porto Alegre, Rio Grande do Sul: Artes Médicas Sul, 2000.

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