sábado, 28 de setembro de 2013

“Nossa História Através dos Objetos Antigos”–Exposição de Antiguidades”

  DSC07669  

“Exposição de Antiguidades” um jeito divertido de  descobrir a  nossa história!

          Máquina de escrever, monóculo para ver fotografia,filmadora, ferro a carvão, fotografias, celular, máquina fotográfica, discos de vinil,  e tantos outros objetos despertaram a curiosidade dos alunos que questionavam o funcionamento e a finalidade de tantos objetos estranhos??!!  (para eles). E a Supervisora Pedagógica Franci rindo e brincando dizia que as professoras é que podiam explicar melhor pois eram objetos de que fizeram uso!!

     Uma iniciativa da professora Franci (supervisora pedagógica da Escola) como seu grupo de Coordenadoras Pedagógicas Karine, Nete, Ludmilla, Wilma e Kátia e com a colaboração dos professores que garimparam objetos antigos, foi realizada uma “Exposição de Antiguidades” para que os alunos, todos os alunos desde as turmas de 1º ano às turmas de 5º anos pudessem conhecer a cultura e a  nossa história.

     As turmas  viajaram no tempo e conheceram alguns objetos que foram substituídos por outros com o passar dos anos. A máquina de escrever, o rádio, as fitas cassete e o ferro de passar, além de muitos outros objetos antigos, fizeram parte da exposição. Os alunos admirados perguntavam todos ao mesmo tempo: _ o que é isso? _ para que serve?Foi  um dia de grandes descobertas, de uma época que ficou na memória de quem pôde vivenciar.

DSC07674  DSC07675

     Muitos objetos antigos são guardados pelas famílias. Pertencentes aos pais ou avós, fazem parte da “herança familiar”. Apesar de nem sempre estarem bem conservados, são guardados para relembrar a história familiar  e dessa forma se preserva a história e a cultura da sociedade : o passado que faz entender o presente!

DSC07678  DSC07677

DSC07679  DSC07680

  Os alunos fizeram grandes descobertas e houve até nostalgia (saudades da casa da vovó) e risos pelas professoras!!

DSC07676   DSC07672

      Os alunos tiveram várias manifestações: curiosidade, espanto, surpresas, risos…

DSC07695  DSC07700

DSC07680  DSC07697

 

Escola Classe 02 do Arapoanga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço virtual educativo, publicando as atividades da Escola, ficará mais rico com seu comentário, sugestão ou crítica. Deixe sua mensagem e volte sempre. E obrigada pela visita!