segunda-feira, 22 de abril de 2013

Atividades de Linguagem Escrita e Oral – 4ª Série/5º Ano “M” - "A Lenda do Pena Quebrada”



A Professora Geniane da 4ª Série/5º Ano “M” e seus alunos, desenvolveram uma excelente atividade de Lingua Portuguesa e fizeram uma apresentação á toda a escola, mostrando o trabalho á  todos alunos, através desta uma dramatização, que foi gravada (veja o vídeo). Parabéns aos alunos e á professora !
Aqui, a professora relata como foi realizado o trabalho:
A Lenda do “Pena quebrada”
Tudo começou com a leitura do livro para a turma, prática rotineira que adotei com meus alunos, ainda no início do 1º bimestre.
Os alunos gostaram muito da história. Daí em diante voltamos a explorá-la muitas vezes.
A história é muito rica, com ela trabalhamos lenda, interpretação, reconto oral e escrito, linguagem poética, construção de valores e por ultimo, a dramatização.



Através da adaptação do livro, construímos uma peça teatral para ser apresentada no fechamento da semana da inclusão. Afinal o indiozinho “manco” teve sua oportunidade de ser um guerreiro.


DSC00020  DSC00022
Os alunos se envolveram na escolha dos personagens e na construção do cenário.
Foi uma ótima experiência, valeu a pena todo trabalho!!
Pena Quebrada - O Indiozinho
Autor: João Geraldo Pinto Ferreira
Ilustração: Ângelo Abu

"O drama interno do nosso herói PENA QUEBRADA, ausente dos folguedos da aldeia, é cativante e cheira a coisa de índio. A ação do Pajé Pena de Jaburu, sisudo conselheiro, que mostra ao menino o caminho da sua libertação das coisas que o oprimem. Apontando a selva  como o grande refúgio, é sublime...
Quem há que possa negar ter sido essa história contada por um estudioso do índio e da mata? Ela tem cheiro de selva e de urucum" 
Orlando Villas Boas
Recomendo a leitura do livro.
Profª Geniane- 4ª série M

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço virtual educativo, publicando as atividades da Escola, ficará mais rico com seu comentário, sugestão ou crítica. Deixe sua mensagem e volte sempre. E obrigada pela visita!