segunda-feira, 22 de abril de 2013

Aula de artes gerou um Projeto – Aproveitamento Sustentável de Frutos Nativos– 4ª série M


A professora Geniane M. Stumpf Taline da 5º Ano M, vinda de outro Estado, da Região Sul, descobrindo na feira local desta cidade – Planaltina-DF, a profusão de oferta de cabaças, um produto natural de algumas regiões, que nascem em vegetações típicas como o cerrado, associando ao uso tradicional que se faz na sua região, como a cuia do chimarrão, planejou uma aula de artes, em que a turma deveria usar a criatividade e desenvolver todos os tipos de reaproveitamento artísticos, e o entusiasmo dos alunos diante do que foi surgindo artesanalmente, maravilhados, gerou um projeto.
Todos fizeram uma pesquisa sobre a origem da cabaça, ou “Porongo”, e descobriram coisas incríveis. Cada aluno apresentou sua pesquisa em sala, onde uma completava dados da outra. Temas como: vegetação, regiões brasileiras, primeiros habitantes do Brasil, ecologia, reaproveitamento sustentável, proteção da natureza, artes, música… dentre outros, foram trabalhados dentro deste Projeto.
Primeiros Passos
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DSC00698 Professora Geniane – 4ª Série M – Turno Vespertino
As cabaças são frutos de plantas rasteirinhas (como a melancia, abóbora e pepino) em algumas regiões em pequenas árvores, têm um casco duro, são ocas por dentro e não são comestíveis.
Não se sabe ao certo a origem da planta. O fato é que há mais de 500 anos os índios utilizam a cabaça para os mais diversos fins. No fruto ainda verde, cada tribo desenhava traços específicos, representando sua etnia, e transformava as cabaças em moringas, bolsas, chocalhos e até brinquedos para as crianças. Algumas tribos untavam seu interior com uma substância enegrecida que evitava o ataque dos vermes. Outras cobriam seu exterior com desenhos geométricos, muitas vezes recorrendo à pirogravura (gravação com fogo).Diz a cultura popular que todo caboclo de Minas Gerais tinha sua cabaça para levar água para a roça. No início do século passado, a cabaça era um típico aparato dos nordestinos. Até os portugueses quando chegaram ao Brasil encontraram as índias carregando cabaças com tintas, água e sementes. Hoje em dia não é diferente. Do Pará ao Rio Grande do Sul o fruto da cabaceira é usado para as mais diversas utilidades. Da música à decoração, passando pelos utensílios domésticos, vários artistas escolhem a cabaça como matéria-prima para um artesanato criativo e original.
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Vejam a pesquisa premiada como a melhor, escolhida pelos próprios alunos:
Cabaça Capa Cabaça Parte 1 Cabaça Parte 2
Aluna Sabrina Magno da Silva
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A culminância do Projeto aconteceu com a exposição dos trabalhos:
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Parabéns aos alunos da 5º Ano M – Professora Geniane!!!

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