Durante a III Semana da Inclusão-2012, o 2º Ano C (turma inclusiva), matutino, trabalhou com o tema, através de um projeto da professora Dirce, que ao término, os alunos falavam das diferenças e da inclusão com muita naturalidade e espontaneidade mostrando que os objetivos da professora foram alcançados além das expectativas.
Projeto Inclusão –“Como Vejo a Inclusão”
Tema Transversal: Inclusão e Valores - Neste projeto foi trabalhado também, em Língua Portuguesa: gêneros literários, leitura, escrita, interpretação, vogais e consoantes (em LIBRAS), construção de palavras, sinônimos; Psicomotricidade: esquema corporal; Artes: confecção de bonecos.
Objetivo
Sensibilizar os alunos, em classe, para um novo olhar sobre “as diferenças”, resgatando a cidadania e a inclusão da diversidade.
Justificativa
A escola inclusiva deve assegurar integração do aluno na sala de aula, na escola e posteriormente no meio social, respeitando suas necessidades educacionais e sociais.
Duração: 17 a 21/09/2012 - 1 hora aula
17/09/2012
Após a abertura da Semana da Inclusão
1-Provocar discussão em sala de aula:
- O que é ser especial
- Você conhece alguém especial?
- Quais as dificuldades que uma pessoa especial enfrenta?
2-Visualizar a própria imagem no espelho
3- Leitura da literatura infanto-juvenil “Nico”
“Nico”
Autora: Amanda Strausz
Editora Larousse
Zuzu adora seu amigo Nico, mas a turma toda fica zoando dele. Só porque ele é diferente...
Tudo que ela queria é saber por que o Nico é desse jeito. Ela saiu perguntando pra todo mundo e percebeu que Nico não era tão diferente assim...
- Após a leitura, interpretação e comentários.
- Fazer o autorretrato para comparações.
- Explorar a diversidade racial: índio, negro, branco.
- Conclusões em forma de expressão oral.18/09.
Após a leitura do livro “Balançando Sonhos”, interpretação e comentários.
do autor: Salvador Barletta Nery - Editora do Brasil
Balançando Sonhos retrata de forma poética a questão do excepcional. O autor desvenda o misterioso mundo de seu irmão que, no balanço da goiabeira, alegra a vida da família com sua silenciosa e especial presença.
- Discussão sobre o conhecimento da linguagem de sinais.
- Conhecendo o alfabeto da Língua de Sinais- “LIBRAS”.
- Representar através da língua de sinais: as vogais e consoantes.
- Construção e sinônimos das palavras: amor, paz, união, diferença.
- Confecção de bonecos com retalhos de papel.
- Conclusões.
- Sentimentos diversos:
19/09
1-Leitura e interpretação do poema: “O direito de ser Diferente” do autor Pedro Bandeira.
2- Após assistir ao filme “Óleo de Sorenzo”, cujo enredo fala de.
Um garoto que levava uma vida normal até que, quando tinha seis anos, estranhas coisas aconteceram, pois ele passou a ter diversos problemas de ordem mental que foram diagnosticados como ALD, uma doença extremamente rara que provoca uma incurável degeneração no cérebro, levando o paciente à morte em no máximo dois anos. Os pais do menino ficam frustrados com o fracasso dos médicos e a falta de medicamento para uma doença desta natureza. Assim, começam a estudar e a pesquisar sozinhos, na esperança de descobrir algo que possa deter o avanço da doença.
Provocação de discussão;
Pessoas que nascem com necessidades especiais pessoas que adquirem se tornam especiais.
Após a leitura e interpretação do livro “A Galinha e a Pata/ iguais e diferentes-(Ribeiro, Verenice Leite, Constança de Almeida- Editora Formato),
Em "A Galinha e a Pata", as autoras mostram as principais características das aves, do ovo ao esqueleto, de forma simples, direta e curiosa. O entrosamento entre a imagem e o texto permite que a criança conheça a linguagem da ciência através de observações e comparações.
fazer uma representação através de desenho – ilustrar um trecho do livro.
Nesta aula: ensaio da peça que será apresentada na Semana da Inclusão:
“Criança Especial também Brinca” Esta peça foi criada pela professora .
20/09
Literatura (motivadora) “Meu Amigo Down”- interpretação e comentários -
Autora: Claudia Werneck
. Este livro contém histórias narradas por um menino que não entende bem por que seu amigo com síndrome de Down enfrenta situações tão delicadas.
- Provocar discussão: entendo o livro que li.
- Trabalhando com interpretação escrita e ilustração: trecho do livro “Maria Noite, Maria Dia”, enfocando a linguagem Braille.
- Vivenciando a experiência de alguém com dificuldades visuais – veja o vídeo.
- Após toda a riqueza de informações e leituras em torno das diferenças, pessoas com necessidades especiais o projeto foi finalizado com a interpretação da “Oração da Criança Especial”.
Professora Dirce José da Silva - parabéns pelo projeto e pela simplicidade com que seus alunos contam histórias de deficiências e inclusão. Ficou bem nítido em suas falas como se compadeciam das pessoas portadoras de necessidades especiais e principalmente o fato de muitas delas não estarem na inclusão social. De todo trabalho realizado, percebe-se a sensibilidade que cada demonstrou e ao contrário, em vez de uma série de repetições sobre inclusão bem sucedida, expressaram a exclusão de amigos e familiares, identificando suas necessidades e as possibilidades de serem incluídos e viverem como todas as pessoas, em sociedade. Este foi um verdadeiro trabalho de sensibilização, conscientização e conclusão de alunos, ainda tão pequenos, sobre as condições de vida dos seres humanos e o que cada de nós: família, escola, comunidade pode fazer para minimizar as dificuldades dos que possuem necessidades especiais.
No vídeo, na simplicidade dos relatos ficou bem claro estes sentimentos: os sentimentos que devem estar presentes na inclusão social, e que muitos ainda não foram privilegiados com eles, mas que com certeza, se depender de cada um dos alunos do 2º ano C que vivenciaram as experiências desse projeto, a inclusão vai acontecer com toda simplicidade e naturalidade, a forma como perceberam as diferenças.
Parabéns à professora Dirce e aos alunos do 2º ano C - matutino!
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