domingo, 21 de abril de 2013

Escola Classe 02 do Arapoanga– Nossa História!





Vista áerea do Arapoanga

 

Arapoangas: Formado a partir do Êxodo Rural

O Arapoangas, Planaltina-DF começou a se formar a partir da saída das pessoas do campo para a cidade (êxodo rural). Esse êxodo rural provocado pela modernização agrária expulsou as pessoas do campo, inclusive de outros estados brasileiros. Tais pessoas além de migrarem por causa da dificuldade por causa do “atraso” tecnológico de produção, buscavam na Zona Urbana a ilusão de se empregarem na indústria e no comércio.

Ao chegaram no Arapoangas, esse migrantes compraram terrenos para construção de moradias, criando uma espécie de favela. Anteriormente, esses terras eram chácaras, as quais sofreram loteamento e urbanização desordenada e degrada ambientalmente.

Com a falta de saneamento básico, acesso á saúde, á educação e outras necessidades básicas de uma população que atingia um percentual muito alto, o GDF, deu providências para suprir estas necessidades, dentre elas a construção de escolas.

A primeira escola a ser construída foi o CEFA do Arapoanga, Centro de Ensino Fundamental, que por não atender toda a população em idade escolar, motivou a construção de mais três escolas: Escola Classe 01, CED Dona América Guimarães e a Escola Classe 02.

  Escola Classe 02 no Arapoanga

A escola, com estrutura para receber alunos portadores de necessidades educacionais especiais, com 1.659 metros quadrados de área construída ao custo de R$ 2.172 milhões, tem capacidade para atender a 1.800 alunos em 24 salas de aula, laboratório de informática, biblioteca, sala de artes, ciências, leitura, sala para orientação educacional e ampla quadra poliesportiva. Além de salas para atividades administrativas como direção, coordenação, sala de professores, servidores, depósitos e secretaria escolar.

A EC 02 atende, hoje, 1350 alunos – vindos de anexos do CEFA, do Telematrícula. com 48 turmas do Ensino Fundamental ( 1º  ao 4º ano). A grande maioria dos alunos  são transportados por ônibus da Secretaria de Educação ou por transportes escolares particulares por  em casas distantes da EC 02. Trata-se de um bairro grande. Possui mais seis quilômetros de uma extremidade a outra.

A nova escola do Arapoanga é uma conquista para Planaltina, porque reduzirá o número de alunos em diversas escolas e ainda colocará em sala alunos inscritos no Telematrícula que aguardavam vaga.

Este é o início de uma história da educação, em  que  uma população,  recebendo os caminhos do desenvolvimento de suas habilidades e competências, no âmbito da individualidade de seus membros, transformará, não só seu bairro, sua cidade… mas terá, além do seu crescimento próprio, as condições de transformar toda uma sociedade. E nós, que fazemos da estrutura física de uma escola, uma escola de verdade, através do nosso trabalho e compromisso,direcioandos  e apoiados pela Diretoria Regional de Ensino, como instrumentos que direcionam o desenvolvimento intelectual dos nossos alunos, esperamos por este futuro que eles construírão, não somente  para si próprios, como para todos os brasileiros!

fonte de pesquisa:

Indicadores de Desconforto Social Arapoanga - Trabalho de Extensão FUP/UnB

arapoangafup.blogspot.com/.../relação-entre-o-arapoangas-e-o-êxodo.html

Correio Brasiliense – Noticias na web

http://www.correioweb.com.br/euestudante//noticias.php?id=4267

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço virtual educativo, publicando as atividades da Escola, ficará mais rico com seu comentário, sugestão ou crítica. Deixe sua mensagem e volte sempre. E obrigada pela visita!