sábado, 27 de abril de 2013

“ O Macaco e a Velha” e “Menina Bonita do Laço de Fita” - 3º Anos na IV Parada Literária

clip_image001e clip_image002Os professores das de 3º Anos dos turnos matutino e vespertino, após terem trabalhado a leitura e interpretação dos livros “O Macaco e a Velha” de Alba Capelli, Dora Dias e “Menina Bonita do Laço de Fita” de Ana Maria Machado, realizaram a dramatização, adaptando e encenando a trama dos livros. Uma das atividades mais prazerosas para os alunos é verem seus professores assumindo personagens dos contos infantis, o que faz com que os objetivos planejados para cada atividade de leitura sejam alcançados através desta motivação.

Os professores do turno vespertino encenaram “O Macaco e a Velha” de Alba Capelli, e Dora Dias.

Veja as imagens, os alunos curtiram muito!

clip_image003clip_image004

clip_image005clip_image006

clip_image007clip_image008

“O Macaco e a Velha” conta a história de Dona Marocas, uma velha que tinha um lindo bananal. O macaco Simão adorava bananas e sempre roubava umas poucas bananas do bananal de Dona Marocas. Um dia, muito irritada, ela resolveu dar uma lição no macaco Simão. Comprou alcatrão e fez um boneco. Colocou-o num tabuleiro junto com um lindo cacho de bananas e levou no meio do bananal. Quando o macaco Simão estava todo grudado por bater no boneco, Dona Marocas apareceu e deu uma surra nele, que prometeu vingar-se. Vestiu uma pele de leão e deu um susto tão grande na velha que ela caiu no fundo do poço. Só não morreu porque o macaco Simão resolveu salvar a velha Marocas. Daí em diante ficaram amigos e o macaco Simão passou a ganhar lindas bananas.

Menina Bonita do Laço de Fita - Ana Maria Machado foi encenada pelos professores do turno matutino:

clip_image009clip_image010

clip_image011clip_image012

clip_image013clip_image014

- Menina Bonita do Laço de Fita - conta a história de um coelho branco apaixonado por uma criança negra. Isso é possível? Sim, e a comprovação está nas páginas do livro Menina bonita do laço de fita, de Ana Maria Machado. Nosso coelhinho, aliás, vai além: quer também ter a pele escura, igualzinha à da linda menina.
O simpático coelhinho faz de tudo para conseguir seu intento: entra numa lata de tinta preta, come jabuticabas até passar mal e toma inúmeras xícaras de café. Tudo em vão!
Entretanto, quando a lindíssima mãe da criança entra em cena, tudo se explica para o curioso animal. Daí para frente, o coelho segue um caminho natural que o leva a se aproximar cada vez mais de sua admirada criança negra e do seu objetivo de ter os pelos escurecidos.
Além do caráter lúdico de sua criação, a autora coloca em cena, nesta obra, diversos aspectos muito debatidos nos dias de hoje, como a autoestima das crianças negras e a fraternidade inter-racial.

Após assistirem as dramatizações os professores continuaram com atividades em sala de aula como reconto oral, reprodução escrita do texto e ilustração, que foram apresentadas à escola através de murais:

clip_image015

clip_image016

clip_image017

IV Parada Literária/2013

Escola Classe 02 do Arapoanga

Planaltina-DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço virtual educativo, publicando as atividades da Escola, ficará mais rico com seu comentário, sugestão ou crítica. Deixe sua mensagem e volte sempre. E obrigada pela visita!