segunda-feira, 22 de abril de 2013

Papai Noel existe? A magia do Natal envolve as crianças no SEAA.

DSC01006

Papai Noel existe?

As crianças apresentam um período que vai em média dos 2 anos aos 7 anos, onde as fantasias aparecem com muita intensidade, nessa faixa etária é importante estimular a imaginação, logo, negar a existência do Papai Noel não é indicado, pois a magia do Natal, a figura do bom velhinho, a espera do presente são fatos que fazem parte da história da criança e que ficam marcados para sempre na memória.

“Papai Noel existe para quem acredita nele!”.

As crianças começam a desconfiar que Papai Noel não existe por volta dos 7 anos, mas nem com todas as crianças acontece da mesma forma e, elas nos dão as dicas de quando começam a desconfiar de sua existência, quando começam a perceber que são os pais que compram os presentes. Quando isso ocorre, nesse momento sim, é importante não mentir para as crianças, uma dica é perguntar para ela o que ela acha, como ela imagina que seja!


Enfim, essa é uma fase muito importante na vida de todos nos, cultivar essas fantasias faz parte da infância, ainda mais nos dias de hoje onde nossas crianças convivem com violência, agressividade e cobranças é importante preservar esses momentos e um pouco da ingenuidade que há em cada uma delas.


Acho que todos nós,  uma dia, gostaríamos que Papai Noel realmente existisse!

Escolhemos este trecho do artigo:

“Psicologia infantil - Natal e Papai Noel”  publicado pela psicóloga  Marisa,no site http://www.marisapsicologa.com.br/Psicologia_infantil_-_Natal_e_Papai_Noel ,
para mostrar o encerramento das atividades do SEAA ( Serviço Especializado do Apoio Pedagógico)  deste ano, que teve por personagem principal o Papai Noel, relacionando sua existência ou não, com o Natal do Menino Jesus que recebeu presentes dos três reis Magos. (Essa versão foi mais real e significativa tanto para os alunos como para a Equipe, sem desmerecer o significado de São Nicolau que para nós ocidentais é um pouco ou totalmente desconhecido).

E assim foi planejada a comemoração do Natal e encerramento das atividades do ano letivo: para  a  grande maioria das crianças  que permaneceu  no atendimento, (na  faixa  etária dos 6 aos   7 anos) sem excluir os que permaneceram nas oficinas de autoestima, a proposta foi escrever uma cartinha ao Papai Noel, pedindo um presente ( cada um escolheu o que queria), se não fosse muito caro. Mas ficou combinado que só iriam escrever, os alunos que tinham certeza que não iriam  ganhar nada no Natal. E eles foram sinceros. E assim aconteceu. Cada um escreveu como sabia escrever, ilustrou a carta e o envelope e foi tudo para o Polo Norte. Os Correios iriam entregar, lembrando que não era par o conhecido  Papai Noel dos Correios.

Mas o Papai Noel existe? Alguns levantaram as dúvidas e  outros , as certezas. Então, vamos fazer um teste? a gente escreve se ele existir ele vai mandar os presente para  a escola,( foi escrito nas cartas o dia e o local)  no dia da nossa festa. Se ele não mandar é porque ele não existe. E assim foi feito.

Vejam as imagens:

DSC00943 DSC01015DSC01016

Primeiro vamos fazer um lanche e lavar as mãozinhas... caso tenhamos que abrir presentes...

DSC01007 DSC01009

JOAQUIM, POR SER MAIS FORTE FOI ESCOLHIDO PRÁ VER SE O PAPAI NOEL HAVIA MANDADO OS PRESENTES! O SACO DEVERIA ESTAR PESADO!!

DSC00944 DSC00942

                OLHA SÓ A EXPECTATIVA!!!

SUPRESA!!  NÃO É QUE O PAPAI NOEL MANDOU MESMO?  FOI MUITA EMOÇÃO!!

DSC00955 DSC00956

   E havia uma Carta do Papai Noel dentro do saco...

AGORA VAMOS ABRIR OS PRESENTES…

DSC00949 DSC00950

DSC00965 DSC00975

DSC00983 DSC00976

DSC00990 DSC00995

DSC00994 DSC01002

DSC01018 DSC00996

ANTES DE RECEBEREM AS MENSAGENS E LEMBRANCINHAS DO SEAA – OS alunos foram convidados a falar como como se sentiram nas Oficinas … o que foi bom?

e espontaneamente:

DSC01003  JÉNNYFER leu um poema sobre a “AMIZADE”

DSC01023   JAMYLLE  falou como se sente melhor depois que entrou no grupo das Oficinas de Autoestima

DSC01004   JOAQUIM leu um poema sobre a “SAUDADE”

DSC01026  e  o DAVID falou como gosta dos Projetos do SEAA, que no próximo ano quer continuar…

Se Papai Noel existe ou não, valeu a emoção destes momentos. Os adultos repassam para as crianças tantas verdades que as tornam tão infelizes, porque não falar do Papai Noel e deixá-as felizes, nem que seja por algum tempo apenas, mas que ficará para sempre em suas boas lembranças da infância e da ESCOLA?


"PAPAI NOEL EXISTE PRÁ QUEM ACREDITA NELE"

A Equipe de Apoio Pedagógico   aproveitando este momento e este espaço,  agradece a Equipe  Gestora – Georgina Lopes, Marilza Mariano, aos Coordenadores,  que deram todo o apoio que foi necessário para desenvolver o trabalho do SEAA que teve um saldo compensador; á Supervisora Pedagógica Franci Barros, sem ela  o trabalho não teria   fluido da melhor maneira possível;  á chefe da Secretaria Rosely Silva por estar sempre pronta á conceder acesso aos dossiês, acompanhando todo o trabalho da equipe, arquivando cópias de todos os procedimentos, uma profissional e uma colega de trabalho excelente; á Dinalva, supervisora administrativa que contribuiu com tudo que a Equipe necessitou, com seu carinho, sua doçura; aos professores que deram um voto de confiança ao trabalho da Equipe, acreditando nas possibilidades do SEAA em ajudá-los com as dificuldades dos alunos. Á nossa Psicóloga Caroline S. Leal, que embora tenha chegado no 2º semestre demonstrou que com essa parceria  vamos caminhar muito dentro da proposta do SEAA, e melhores resultados virão com certeza.

Ao NMP e ás coordenadoras intermediárias, um agradecimento especial pelo incentivo e por ter ajudado as Equipes realizar o seu trabalho dentro das Orientações Pedagógicas estabelecidas, favorecendo á nossa formação continuada e presença constante em qualquer eventualidade.

E o agradecimento maior : á Deus que nos permitiu estar nesta escola onde todos os profissionais fazem tudo pela educação de seus alunos com  muita competência e humanização. Em resumo agradecemos aos anjos da terra e aos anjos do céu, sem eles nada podemos realizar. E que no próximo ano o nosso trabalho possa render melhores frutos, é a nossa proposta. Feliz Natal á todos, e um novo ano de grandes e ótimos projetos pessoais e profissionais!!

Júlia Virginia de Moura - Pedagoga

Caroline de S. Leal - Psicóloga



























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço virtual educativo, publicando as atividades da Escola, ficará mais rico com seu comentário, sugestão ou crítica. Deixe sua mensagem e volte sempre. E obrigada pela visita!