segunda-feira, 22 de abril de 2013

Sala de Informática - mais um avanço para novas práticas pedagógicas


O Programa Nacional de Informática na Educação -
ProInfo,
Promove o uso das Tecnologia da Informação e Comunicação - TIC - como recursos capazes de contribuir com a construção de conhecimentos dos alunos nas escolas.
Seu principal objetivo é a introdução das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação – NTIC - na escola pública, como ferramenta de apoio ao processo de ensino-aprendizagem. É, portanto, um programa de educação. Três documentos básicos orientam o ProInfo:
• Diretrizes do ProInfo, estabelecidas pelo MEC e pelo Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação – CONSED, em julho de 1997;
• O Plano Estadual de Informática na Educação, que estabelece objetivos para a introdução das NTIC na rede pública de ensino, subordinados ao planejamento pedagógico geral da educação na unidade federada, e, também, critérios para participação de escolas no programa, incluindo diretrizes para elaboração de projetos pedagógicos de uso de NTIC;
• O Projeto Estadual de Seleção e Capacitação de Recursos Humanos para o ProInfo, que apresenta normas para seleção e capacitação de recursos humanos para o Programa (professores e técnicos). Disponível em: <www.proinfo.mec.gov.br> . Acesso em: 15/05/09.
Nesse mesmo sentido, foram criados os Núcleos de Tecnologia Educacional – NTE – a partir do Decreto n° 7.380 de 22 de julho de 1998, do governador da Bahia, como unidades escolares estaduais de grande porte, com a determinação de “assegurar as condições pedagógicas, administrativas e financeiras para o ensino da informática e para o acompanhamento e avaliação dos projetos pedagógicos de informática, bem como a manutenção e plena utilização dos equipamentos do Programa de Informática Administrativa – PINAD e dos laboratórios de informática implantados nas escolas estaduais e municipais de sua jurisdição, previstos no Programa Estadual de Informática na Educação – PROINFE”.


A ESCOLA, ALUNOS E PROFESSORES EM FESTA : A TÃO ESPERADA SALA DE INFORMÁTICA ESTÁ EM PLENO FUNCIONAMENTO


Professores recebem treinamento sobre o uso da Sala de Informática pelas coordenadoras do Programa - NTE





FINALIDADE DA SALA DE INFORMÁTICA EDUCATIVA



É de fundamental importância para que as Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs possam ser utilizados como instrumentos na ação pedagógica de forma contextualizada no desenvolvimento de projetos. É necessário que professores e alunos não só aprendam a fazer uso dos recursos tecnológicos mas principalmente discutam para que finalidades devemos utilizá-los e como podem ajudar no pleno exercício da cidadania.
A finalidade da Informática Educativa é que funcione com uma Proposta Pedagógica que pressupõe o aluno como sujeito na construção do conhecimento e os equipamentos como recursos facilitadores deste processo.

O professor, peça fundamental neste processo, é o auxiliador que, a partir de ambientes de aprendizagem diversificados e motivadores orienta as ações do aluno com uso da tecnologia, tendo em vista a construção de conhecimento e formação do pensamento crítico. Assim, a instalação da sala de Informática Educativa na escola não representa simplesmente investimento em máquinas, mas o iniciar de um processo que envolve formação continuada de professores, oferta de recursos para os alunos na ação pedagógica, inclusão digital e social do pessoal da escola e também das pessoas da comunidade. Abrindo um leque de possibilidades pedagógicas e sociais.


A sociedade muda, as pessoas mudam e a educação também muda. Mudanças são avanços do novo, mesmo quando ainda desconhecido, mas que fazem parte da vida que se renova a cada dia!

No universo infantil o novo é a própia vida que sempre vai em frente e
o passado se torna histórias que se ouve contar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço virtual educativo, publicando as atividades da Escola, ficará mais rico com seu comentário, sugestão ou crítica. Deixe sua mensagem e volte sempre. E obrigada pela visita!