sexta-feira, 24 de maio de 2013

“Armas de Brinquedo na Sala” motiva aula de gramática - Classificação dos Substantivos – 4º Ano

     DSC06312   Aproximadamente à um mês, em Brasília,  o Sesc/DF lançou a Campanha de desarmamento infantil: “arma? nem de brinquedo”. A campanha tem a finalidade de  incentivar um comportamento pacífico nas ações da sociedade, principalmente na resolução de problemas a partir de pequenas atitudes, como a troca de brinquedos que estimulem a violência, por livros ou outros brinquedos de caráter que estimulem a criatividade e o diálogo.
        No dia a dia, as crianças, principalmente os meninos, brincam espontaneamente de luta, imitando seus superherois heróis favoritos. Um graveto ou até mesmo a própria mão podem se transformar numa arma. As crianças elaboram suas vivências diárias nas brincadeiras de faz de conta.

       Em casa ou na escola  deve-se estimular senso crítico da criança  de forma que ela perceba que há  os momentos em que o brincar ultrapassa o limite do faz de conta tornando-se real e podendo realmente machucar.
       Conversar com os alunos sobre o que  faz  parte do cotidiano de suas

vidas, ou o  que assistem na televisão, é de fundamental importância para ajuda-los a formarem os valores sobre aquilo que estão entrando em contato e a partir daí, terem opiniões e conhecimento sobre o assunto.
DSC06319      Foi a partir da habilidade de um de seus alunos, André Alves Monteiro, que até fez “pose para foto”, pois chamou a atenção da professora e dos colegas provocando, através de “um faz de conta” – construindo armas de brinquedo – várias atividades, inclusive, uma excelente aula de revisão dos substantivos e sua classificação, que envolveu toda a turma.
     A professora percebendo a habilidade e as “armas de brinquedo” que André trazia para a sala, aproveitou o momento e trabalhou o tema “armas nem de brinquedo”, provocando nos alunos idéias mais divertidas e menos ofensivas, que pudessem ser sugeridas ao aluno e à todos que sentirem que gostariam de construir  brinquedos.
     DSC06321 O André incentivado e sentindo o valor de suas habilidades construiu vários objetos de cartolina, papel cartão colorido, cola e durex, vários objetos: uma câmara digital, uma mochila, um óculos de natação, uma frigideira com tampa, dentre um “arsenal de armas” já conhecidas e apreciadas pelos colegas: metralhadoras, espadas com bainha, pistolas...
        A professora Sandra pediu que o aluno colocasse em exposição á turma e passou a explorar cada objeto, sempre incentivando o aluno às descobertas do seu potencial de reproduzir objetos interessantes e até divertidos. DSC06316
     Os objetos expostos, pelo aluno, foram nomeados, e explorados em relação às suas funcionalidades, e listados na lousa. A partir desta atividade motivadora a professora junto com os alunos, classificaram os substantivos, em revisão ao conteúdo já trabalhado: substantivos.. E enriqueceram a lista inicial que surgiu dos objetos construídos pelo aluno André, com novos substantivos:

Concretos, abstratos, comuns,próprios..

     ADSC06305pós esta atividade em sala de aula, a professora propôs aos alunos que se dividissem em 5 grupos de, cada grupo com 5 alunos que fariam uma mini-maratona sobre Classificação dos Substantivos. Um grupo para cada classe que explicaria ao restante da turma que estaria em contato com os grupos que repassariam os conceitos de cada classe de substantivos e pediriam aos colegas par classificar os substantivos listados numa folha de de papel, área externa da sala de aula.

DSC06310

DSC06306  DSC06309

 

DSC06314  DSC06315

DSC06318

       Nesta atividade a professora trabalhou gramática, ortografia, vocabulário e formação de valores.

       Durante a mini-maratona avaliou o domínio do conhecimento sobre gramática, o desempenho ao receber  o colega, a colocação dos conceitos e como cada grupo corrigiu erros, levou a avaliação para sala de aula e discutiu com  a turma todos os pontos observados e avaliados, provocando um debate sobre como se deve proceder de forma correta em situações de ensino e aprendizagem.

     Parabéns ao alunos do 4º ano “A”, á todos os alunos, principalmente o André que descobriu inúmeras possibilidades de usar suas habilidades artísticas e à professora Sandra pela criatividade!

 

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço virtual educativo, publicando as atividades da Escola, ficará mais rico com seu comentário, sugestão ou crítica. Deixe sua mensagem e volte sempre. E obrigada pela visita!