segunda-feira, 24 de junho de 2013

“Erupção Fez o Solo Tremer” – Descobertas na natureza encantam as turmas de 4º Anos–Séries Iniciais

 

    vul  Levando para a sala de aula uma notícia publicada no R7 Noticias sobre a atividade do vulcão Tungurahua localizado no Equador, os professores das turmas de 4º Anos, Prof.ª Lidiane, Josie e Sandra, despertaram nos alunos a principio, espanto e no decorrer da aula encanto e perplexidade diante dos fenômenos da natureza, demonstrado numa simulação de erupção vulcânica.

Erupção fez o solo tremer

       A nova atividade do vulcão Tungurahua, que significa "Garganta de Fogo" na língua indígena quéchua, começou na manhã desta sexta-feira, quando se escutou um forte ruído que alertou os povoados e obrigou as autoridades a adotar medidas de segurança.

       A erupção do vulcão, de 5.020 m de altitude, provocou um forte movimento do solo e fez vibrar janelas de casas da região, segundo informou o Instituto Geofísico.

       A Presidência do Equador informou por meio de um comunicado que começou a retirar os habitantes dos povoados de Cusúa e Juive Grande, localizados em zonas de risco.

       O Tungurahua é um dos oito vulcões considerados ativos no Equador.

         Após a leitura da notícia, a interpretação do texto lido não necessitou ser incentivada, pois inúmeras perguntas de “dedinhos levantados” foram tantas que as professoras pediram insistentemente “um de cada vez!”, “um de cada vez!” tentado conter a curiosidade dos alunos. Muitos pensavam que os vulcões não existiam mais, outros disseram que eram histórias de filmes e desenhos animados. As respostas estavam nas formações dos vulcões e como entram em atividade e os danos que causam ao homem e à própria natureza.

       “Vulcões são aberturas em montanhas presentes na superfície da Terra que expelem gases, fogo e lava. Os vulcões surgem quando as chamadas placas tectônicas - que fazem parte da crosta terrestre - se chocam movimentando o material presente sobre elas e deixando aberturas para camadas mais profundas do planeta. Por essas aberturas pode sair o magma presente entre a crosta e a manta - camada média da Terra.”

           magmaTraduzindo os termos científicos, enriquecendo o vocabulário dos alunos, como placas tectônicas (gigantescos blocos que compõem a camada sólida externa do nosso planeta, sustentando os continentes e os oceanos); crosta: crosta terrestre é a camada mais externa ou crosta do planeta; manta: uma estrutura protetora acolchoada formada por duas camadas; e a palavra citada mais importante no fenômeno vulcânico – magma: quanto maior for a temperatura e a pressão entre a crosta e a manta, as rochas podem entrar em fusão e formar um líquido, o magma.

     Sabendo tudo sobre vulcões e terremotos os alunos e os professores foram construir uma simulação de erupção vulcânica:

MATERIAS BÁSICOS: *Argila para montar o vulcão *Vinagre *Fermento *Suco de morango em pó para dar uma coloração avermelhada ou bicarbonato, a fim de simular as lavas. *Detergente

MODO DE FAZER Faça o vulcão em argila. Depois coloque dentro do vulcão um pouco de fermento. Acrescente um pouco  do suco de morango em pó e depois coloque  detergente. Finalmente coloque o vinagre, pois é ele que desencadeará a erupção vulcânica! 

Vejam os experimentos do 4º Ano “G”  - profª Lidiane

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   A turma da professora Josiane – 4º Ano “D” – fizeram demonstrações para outras turmas, veja na imagens a turma da Prof.ª. Sandra – 4º Ano “A”:

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  Vejam  o vídeo do experimento do 4º Ano G – Professora Lidiane.

 

Por: Sandra Dantas e Júlia Virginia de Moura – SEAA

Escola Classe 02 do Arapoanga

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