quarta-feira, 12 de junho de 2013

V Coordenação Coletiva Especial/2013 – Professores e Equipe Pedagógica: Novas Práticas e Troca de Experiências

 

      DSC06417   Já faz parte do calendário da Escola um dia de encontro entre Equipe Gestora, Supervisão Pedagógica, Professores e SEAA, em que acontecem diversas oficinas de formação continuada aos professores e troca de experiências.

     DSC06422   Promovida pelas professoras da Equipe Gestora Georgina Lopes e Vanessa Oliveira, Supervisora Pedagógica Franci Barros e as coordenadoras pedagógicas das turmas de: 1º Anos – professora Kátia, 2º Anos - professora Ludmila, 3º Anos – professora Karine, 4º Anos – professora Wilma e 5º Anos – professora Ezionete, a Coordenação Coletiva Especial promove um dia em que todos os participantes sentem as expectativas em torno deste encontro vão além do imaginado em trocas e enriquecimento de práticas pedagógicas, de forma divertida e prazerosa, como devem levadas para sala de aula aos alunos.

       Esta é a V Coordenação Coletiva e sempre no finalDSC06423 vem a pergunta dos professores: “quando vai ser a próxima?” Esse é o resultado de uma avaliação espontânea, positiva e produtiva de sugestões de atividades práticas de sucesso, promovidas pela equipe pedagógica da escola e pelos próprios professores, que todo professor deseja para inovar seu trabalho.

         A CCE teve início ás 07:10 hs quando os professores chegaram para o café da manha. A Direção da Escola, neste primeiro momento, ofereceu ao grupo de professores um vídeo-clip motivação com a música “Desejo” de Flávia Wenceslau. e por ser um dia festivo, “Dia dos Namorados” a Supervisora Pedagógica Franci Barros ofereceu vídeo carregado de bom humor.DSC06421

 

 

 

 

                                                                                                                                                                                           “Canção dos Namorados”

 

       Este ano foi um café especial oferecido pela professora Gisele Costa que deixa a vice-direção da escola para assumir a missão de “mamãe de Maria Cecília”, que já está chegando, com um “Chá de Fraldas da Manhã”. A professora Gisele, muito emocionada, com toda sensibilidade aflorada pela segunda maternidade tão próxima, agradeceu a toda a escola, a Equipe de Direção, aos professores, a todos, como “amigos muito queridos” que acolheram a vinda de seu bebê com tanto carinho.DSC06429

      E preveniu as professoras de 4º e 5º anos que na escolha de turma do próximo ano estaria no “páreo” para escolher sua turma. Foi aplaudida e abraçada por todos. A Diretora Georgina Lopes dirigiu palavras de muita gratidão pelo compartilhamento e a “dupla dinâmica bem-sucedida” que formaram durante mais de um ano na direção da escola.

DSC06427  DSC06430

DSC06431  DSC06434

      Após o “Chá de Fraldas da Manhã” que formou um clima de muita afetividade entre todos os professores receberam uma pasta contendo o cronograma do evento e apostilas das oficinas programadas.

DSC06439  DSC06435

    E de acordo com o cronograma o grupo de professores  se dirigiram ás salas das Oficinas programadas para o primeiro momento da manhã:

09:30 às 10:30 hs - Oficinas de Leitura – 3º anos

DSC06465

Oficina : Raciocínio/Práticas de Linguagem – 1º e 2º Anos

Jogos – 4º Anos

DSC06521

Oficina de Artes – 1 º ao 5º Anos

DSC06468

                                  

Estas Oficinas foram alternadas até às 11:30 hs entre os grupos e serão adequadas às turmas de acordo com o desenvolvimento e habilidades de cada turma, do 1º ao 5º anos.

Vejam as imagens e na próxima postagem estaremos relatando as atividades desenvolvidas com os professores  clique nas imagens para ver em tamanho maior e clique > Aqui  para ver Oficina de Linguagem: construção da escrita e leitura 1º ao 5º Anos.

Oficina de Leitura – Construção da palavras escrita e oral – “Copa das Confederações” na Sala de Aula – 3º Anos – Clique > Aqui para ver.

Oficina de Psicomotricidade e Jogos nas Aulas de Matemática – veja clicando > Aqui

Oficina de Artes – clique > Aqui

TROCA DE EXPERIÊNCIAS e PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ENTRE OS PROFESSORES

1º Ano “B” – Professora Rosane Santos – Viagem Imaginária ou História Ginasticada – “Eu Sou o Caçador”

  • Estimular, na criança, o desenvolvimento da criatividade, da percepção, imaginação,observação, raciocínio lógico através da  psicomotricidade; desenvolvimento da audição e linguagem através da estimulação da discriminação e memória auditiva

2º Ano “G”  - Professora Lorena – Projeto de Leitura “Poesias na Sala de Aula” - Gênero literário poético, leitura: interpretação, escrita:construção de palavras, avanço nas hipóteses da psicogenética, produção de textos…

2º Ano “C” – Prof.ª Dirce - Projeto: “Ler e Escrever Com Muito Prazer”

Melhor desempenho na leitura e escrita – diversos gêneros literários –  com atividades de alfabetização sobre todas as leituras lidas na sala de aula e em casa.

DSC00004  DSC00015

Oficina : Raciocínio/Práticas de Linguagem – 1º ao  5º Anos

DSC06558  DSC06590

Oficinas de Leitura – 3º anos

DSC06448  DSC00071

DSC06459  DSC00070

Oficina de Jogos –

DSC06470  DSC00047

Oficina de Artes

Por: Sandra Dantas e Júlia Virginia de Moura – SEAA (Equipe de Apoio à Aprendizagem)

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço virtual educativo, publicando as atividades da Escola, ficará mais rico com seu comentário, sugestão ou crítica. Deixe sua mensagem e volte sempre. E obrigada pela visita!