quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Volta às aulas: ...o “sabor da descoberta, o prazer de aprender”…

DSC07294DSC07318

 

     A Escola sempre preocupada com o saber se preparou para tornar realidade, também, “o sabor da descoberta, o prazer de aprender” como tão bem definiu Rubem Alves no seu pensar a escola quando diz:

“Imagino uma escola, lugar de sonhos e fantasias, onde o corpo faminto de Saber encontre o Sabor da descoberta, o prazer de aprender”.

         Os espaços destinados ao lazer das crianças foram transformados em espaços coloridos, atrativos, alegres como devem ser todos os espaços onde se encontrem crianças: a quadra de esporte colorida, resgatando brincadeiras tradicionais como amarelinha, pular corda, jogo da velha, ping-pong, bambolê, entre outras. O parquinho para os alunos de 1º e 2º Anos ganhou um novo colorido e ficou mais festivo.

DSC07332  DSC07336

DSC07366  DSC07368

       Porque brincar favorece a autoestima da criança e a interação de seus pares, propiciando situações de aprendizagem e desenvolvimento de suas capacidades cognitivas. Por meio de jogos a criança aprende a agir, tem sua curiosidade estimulada e exercita sua autonomia. E os alunos tem um momento ímpar que é, com todo prazer, desenvolver o conceito do cuidar do espaço do recreio e o respeito, também, com os colegas e professores e ainda com os materiais disponibilizados para as atividades recreativas.

DSC07299  DSC07307

     E para enfrentar o calor, a baixa umidade do ar a Equipe de Direção pensou e realizou nos corredores umidificadores, um sistema utilizado em áreas abertas para climas quentes, que emitem uma névoa fina da água sobre as áreas em volta das salas de aula, favorecendo o resfriamento evaporativo e proporcionando alívio do sol e calor e a baixa umidade. Os alunos se deliciam e se divertem com as inovações que a escola proporciona ao bem estar e conforto de todos.

umidificador  DSC07305

   Atendendo a um pedido e considerando a qualidade de vida dos professores, os quadros-negros foram substituídos por lousa branca com pincel atômico uma vez que o pó espalhado pelo apagador em contato com a pele pode acentuar sintomas em quem já tem predisposições às alergias respiratórias.

DSC07284 DSC07286

       A Equipe Gestora acredita que para cumprir a função social da Escola e atingir seus objetivos é preciso um excelente Projeto Político Pedagógico como sustentação, mas com o favorecimento de um ambiente prazeroso para os alunos, receptivos à participação das famílias e confortável para os professores e funcionários é que se pode realizar o sonho coletivo “todos os alunos aprendendo”.

Escola Classe 02 do Arapoanga

Por: Júlia Virginia de Moura e Sandra Dantas – SEAA- Serviço Especializado de Apoio à aprendizagem

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço virtual educativo, publicando as atividades da Escola, ficará mais rico com seu comentário, sugestão ou crítica. Deixe sua mensagem e volte sempre. E obrigada pela visita!