quarta-feira, 28 de agosto de 2013

“A Velha e o Macaco Simão”–Sacola Literária : conto e reconto–2º Ano"C”–prof.ª. Dirce

clip_image001  “As histórias enriquecem a experiência, a capacidade de dar sequencia lógica aos fatos, sentido da ordem, esclarecimento do pensamento, a atenção, gosto literário, ampliação do vocabulário, o estimulo e interesse pela leitura, a linguagem oral e escrita, dentre outros.”Eliane Fernandes de Castro

      Dentro destes propósitos a  professora Dirce do 2º Ano “C” aproveitando as ideias da coordenadora Gisele do Curso – PENAIC – Pacto Nacional para alfabetização na Idade Certa -  baseado no Programa Pró-Letramento, cuja metodologia propõe estudos e atividades práticas para professores alfabetizadores confeccionou a “Sacola Literária”  e levou para sua sala de aula e despertou a criatividade dos seus alunos com sua “contação de histórias bem divertida”  promoveu recontos orais e escritos, incentivando os alunos a serem  “pequenos leitores e pequenos escritores”. diz a professora Dirce.

     As “Sacolas Literárias” confeccionadas pela Prof.ª Dirce trazem  cenários pra se contar a história “A Velha e Macaco Simão” com os personagens, e pode-se contar também a história “Os Três Porquinhos”,  e  a segunda sacola para a contação da história “Chapeuzinho Vermelho” veja:

clip_image002 clip_image003

       Registramos o trabalho da professora com sua turminha do 2º Ano. Muito criativa a Professora. Dirce fez o conto “A Velha e o Macaco Simão”, imitando a voz dos personagens dentro da sacola. Os alunos cercam a professora encantados e dão grandes rizadas, fazendo o coro do refrão da velha brigando com o macaco Simão. Durante o  conto os alunos também participam dessa cotação de história. como as crianças gostam de fantoches, por mais simples que sejam! Elas entram naquele mundo de fantasia e imaginação e vivem as história como se fossem reais!

clip_image004

Sinopseclip_image005 - O Macaco e A Velha - Sérgio Furlani

Dona Marocas era uma velha que tinha um lindo bananal. O macaco Simão adorava bananas e sempre roubava umas poucas bananas do bananal de Dona Marocas. Um dia, muito irritada, ela resolveu dar uma lição no macaco Simão. Comprou alcatrão e fez um boneco. Colocou-o num tabuleiro junto com um lindo cacho de bananas e levou no meio do bananal.
Quando o macaco Simão estava todo grudado por bater no boneco, Dona Marocas apareceu e deu uma surra nele, que prometeu vingar-se.
Vestiu uma pele de leão e deu um susto tão grande na velha que ela caiu no fundo do poço. Só não morreu porque o macaco Simão resolveu salvar a velha Marocas. Daí em diante ficaram amigos e o macaco Simão passou a ganhar lindas bananas.

clip_image006 clip_image007

clip_image008 clip_image009

      Ao final da apresentação dos fantoches na “Sacola Literária” a professora solicitou aos alunos que fizessem o reconto oral e em seguida que escrevessem no caderno. Foi o maior sucesso! O alunos gostaram tanto que fizeram o reconto das historinhas em casa para os pais. A professora está conseguindo que seus alunos se tornem não só “pequenos leitores e pequenos escritores”, como grandes contadores de história!

clip_image010 Reconto escrito pelo aluno do 2º Ano – “A  Velha e o Macaco Simão” -

Sempre criativa e acreditando que atividades lúdicas, divertidas e significativas são as melhores ferramentas de alfabetização, a Professora Dirce trabalhou atividades de enriquecimento do vocabulário, formação de novas palavras, dificuldades ortográficas.

    A turminha  aprende dentro de um ambiente lúdico e atividades divertidas!

Por: Julia Virginia de Moura e Sandra Dantas – Pedagogas -Serviço Especializado de Apoio á Aprendizagem

Escola Classe 02 do Arapoanga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço virtual educativo, publicando as atividades da Escola, ficará mais rico com seu comentário, sugestão ou crítica. Deixe sua mensagem e volte sempre. E obrigada pela visita!