sexta-feira, 19 de abril de 2013

“A Leitura como Intervenção Verbal”–Parada Lierária/2011

Leitura e Expressão Criativa

A leitura é interação verbal entre indivíduos, indivíduos socialmente determinados:

o leitor, seu universo, seu lugar na estrutura social,

suas relações com o mundo e os outros entre os dois: enunciação e diálogo”

Magda Becker Soares

A Escola saiu da rotina da leitura e escrita diárias, para uma semana  dedicada  a  “Parada Literária”, envolvendo todos os atores da Escola, em ações pedagógicas que levaram a prática da leitura e a escrita  á deixar de ser somente um simples processo de apropriação de significado, para ser também   um processo de aquisição  caracterizado em estudo e prática,  concretizado numa proposta pensada pelo ser-no-mundo, dirigido ao outro.

Essa é a perspectiva  que  que a “Parada Literária”concebeu e mediou, através dos professores, aos alunos de 1ºAno á 4ª Série e Sala de Recursos: a leitura como um processo de compreensão amplo, envolvendo aspectos sensoriais, emocionais, intelectuais, fisiológicos, neurológicos, bem como culturais, econômicos e políticos

.

Vamos registrar aqui todas as atividades que os grupos dos de alunos desenvolveram com muito dinamismo, de forma significativa, em suas salas de aula, mediados pelos professores,  envolvendo toda a escola, com demonstrações surpreendentes do resultado  que esse trabalho provocou  em cada um: o prazer da descoberta, do  enriquecer o conhecimento, da capacidade  de  imaginar, criar e recriar, contar e recontar e  quem sabe desvendar o universo e seus mistérios?

A Sala de Recursos promoveu mais uma vez a inclusão, e os alunos participaram de grupos de leitura, dramatizações, contos , recontos, dramatizações - “Não somos diferentes, para nós, ler não  é somente decodificar, mas também interpretar  imagens  que muitas vezes transmitem mais conhecimentos  que as palavras, de forma natural… e a expressão da  criatividade, em nós, com certeza é bem maior, pois se torna o nosso comunicar com o outro, com a vida, com o mundo” com essas palavras as professoras  especialistas da Sala de Recursos Marilene e Ieda falam por seus alunos.. pois com a sensibilidade que adquiriram no dia a dia com as crianças, já sabem fazer a leitura de suas almas

104 106

108

“Viajar pela leitura sem rumo, sem intenção.Só para viver a aventura que é ter um livro nas mãos. É uma pena que só saiba disso quem gosta de ler. Experimente! Assim sem compromisso,você vai me entender. Mergulhe de cabeça na imaginação!”Clarice Pacheco

116

115

113

"E quem não se torna criança ao adentrar no mundo encantado do faz de conta, do era uma vez no País das Maravilhas da Alice; quem não se sente o próprio David ao derrotar o gigante Golias, personagens estes que ultrapassam o tempo, tornam-se presentes, jamais esquecidos, sempre lembrados, sempre lidos, sempre recontados – o tempo não os consumiu"Inajá de Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço virtual educativo, publicando as atividades da Escola, ficará mais rico com seu comentário, sugestão ou crítica. Deixe sua mensagem e volte sempre. E obrigada pela visita!