sexta-feira, 19 de abril de 2013

Projeto Cultural–Parada Lierária/2011

“A Leitura e Criatividade” , resultados desta semana da “Parada Literária”se propôs, de forma lúdica e prazerosa,oportunizar ao aluno, com bases na proposta de trabalho da Língua Portuguesa para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na aquisição de competências e capacidades de  usar a linguagem escrita e oral na sua vida cotidiana dentro de uma inclusão social plena .Com bases na proposta de trabalho da Língua Portuguesa para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na aquisição de competências , em que o aluno seja capaz de usar a linguagem escrita e oral na sua vida cotidiana dentro de uma inclusão social plena.

Objetivando mediar a formação do leitor autônomo , através do estímulo à sensibilidade, criatividade e criticidade e da formação do gosto pela leitura, contribuindo para a construção da cidadania  

008    .026 017 021

“Mas uma vez que nos tornamos leitores da palavra, invariavelmente estaremos lendo o mundo sob a influência dela, quer tenhamos consciência disso ou não. Nesse momento, a leitura, até então oral e ágrafa, amplia-se, oferece-nos outras perspectivas para ler o mundo. Dá-nos condição de encontro com novas maneiras de interpretar a sociedade, seus conflitos e a própria natureza humana. A partir de então, mundo e palavra permearão constantemente nossa leitura e inevitáveis serão as correlações, de modo intertextual, simbiótico, entre realidade e ficção”. Rovilson J. da Silva

007006

_Foi estimulado o trabalho com a oralidade no texto literário, aproveitando o universo infantil para as várias possibilidades de leitura, seguido do trabalho desenvolvido por professores em sala de aula.

018

  “A palavra não cria as coisas do nada. Mas retira, sim, as coisas da sombra, do esquecimento, do exílio, ou do passado, ou do futuro. As palavras são embaixatrizes da realidade. Elas trazem para o nosso meio todo o universo. Trazem reinos, aves exóticas, estrelas do céu, flores de aromas impensáveis, anjos, demônios. Falamos a palavra, e o universo responde ao chamado, e os mortos ressuscitam, e nós mesmos nos iluminamos”. Gabriel Perissé

066 075 071

Língua Portuguesa - Literatura

Ler e escrever.O desenvolvimento do hábito da leitura favorece a apropriação do uso social da língua e expressividade antes mesmo do domínio da escrita de forma convencional.

-079Descrever, narrar, relatar, dissertar e criar. Produção e reprodução de textos, frases.

Oralidade –

*Relatos e recontos de acontecimentos, histórias e experiências vividas.- *Recontos de histórias conhecidas. - *Poemas - *Jogos com ação corporal- *Contos populares –

Contudo, se lemos gibis, poesias, jornais, textos científicos, textos literários, textos, livros, enfim, não importa o que lemos, se lemos por algum motivo ou razão.

Inajá Martins de Almeida


NA PRÓXIMA POSTAGEM : apresentações de outros grupos de alunos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço virtual educativo, publicando as atividades da Escola, ficará mais rico com seu comentário, sugestão ou crítica. Deixe sua mensagem e volte sempre. E obrigada pela visita!