segunda-feira, 22 de abril de 2013

Dramatizações: "um outro modo de despertar o prazer de ler "–Sala de Recursos

“ensinar a gostar de ler é exatamente isso: é ensinar a se emocionar
com os sentidos e com a razão  (porque para gostar apenas com os
sentidos, não há a necessidade da interferência da escola); e, para
isso, é preciso ensinar a enxergar o que não está evidente, a achar
as pistas e a retirar do texto os sentidos que se escondem por
detrás daquilo que se diz.” (VILLARDI, 1999, p. 13)

E dessa forma os professores e alunos dos 2º Anos e da Educação Inclusiva se deliciaram com as dramatizações apresentadas, principalmente, quando as próprias professoras eram as  protagonista. Interação com os personagens, palmas, gritos, gargalhadas  e até assovios foram as manifestações dos alunos diante das apresentações garantido que o despertar do prazer de ler tinha sido alcançado:

DSC01753 DSC01734 DSC01730

A Educação Inclusiva, SALA DE RECURSOS, dramatizou “Pluft, o Fantasminha” – que pretendem explorar, no decorrer do ano as obras de Maria Clara Machado, com   uma intérprete te da língua de sinais.

DSC01757 DSC01762

As professoras dos segundos anos dramatizaram “O Coelhinho que não queria estudar” – que, na verdade , não foi apenas uma dramatização, mas apresentação de um projeto de leitura para todo o ano, sensacional. As crianças adoraram! Parabéns ás professoras Juliane, Dirce, Ângela e Edilene. Vejam depois o vídeo.

Professoras do 3º e 4  Anos – Homenagearam Monteiro Lobato na ‘Parada Literária”,

Monteiro Lobato


Trabalho realizado pelos alunos do 4º Ano J - Vespertino - Prof.ª  Elizandra


4º Ano J -Vespertino - Monteiro Lobato

Nascido em Taubaté, no interior de São Paulo, iniciou a carreira escrevendo contos para jornais estudantis. Como viveu um período da sua vida em fazendas, seus maiores sucessos fizeram referências à vida num sítio, como o caipira preguiçoso Jeca Tatu e, é claro, a fantástica boneca falante Emília, do Sítio do Pica-Pau Amarelo.

Formado em Direito, Monteiro Lobato mostrou para as crianças do Brasil como é possível aprender brincando, como no livro “Emília no País da Gramática”, lançado em 1934 e que mostrou assuntos como adjetivos, substantivos, sílabas, pronomes e verbos. No ano seguinte, com “Aritmética da Emília”, ele usou um pomar como cenário para ensinar Matemática.

E as crianças, amigas de tantos anos de Monteiro Lobato, vibraram com a dramatização:

DSC01782 DSC01787

DSC01790 DSC01797

“Acredito que os alunos estão torcendo para que esta semana não termine tão cedo!palavras da Emília, só podia ser!!!!

As professora do 4º Ano - Matutino - Dramatizando junto com os alunos a peça:

"XULINGOS EM :

VOCÊ É ESPECIAL" -  a trama da literatura trabalha os valores, o bulllying, as rotulações e a baixa autoestima resultante destas atitudes - foi um trabalho que voltou-se para o despertar do valor e do querer gostar da leitura e o tema transversal que foi de grande impacto para os alunos com as professoras deixando a mensagem de cada criança se sentindo especial, impor sempre a autovalorização.

O que não falta nas ações pedagógicas dos professores da escola é a criatividade que contamina os alunos, e eles com certeza vão seguir o modelo!















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço virtual educativo, publicando as atividades da Escola, ficará mais rico com seu comentário, sugestão ou crítica. Deixe sua mensagem e volte sempre. E obrigada pela visita!