segunda-feira, 22 de abril de 2013

Semana da Parada Literária/2012

DSC01660

"Ler é a  única forma de nos  comunicarmos de igual para igual com o restante da  humanidade, no tempo e no espaço. É nos escritos que desvendamos outras culturas, que compartilhamos a  diversidade de ideias, vivências, sonhos e experiências."

O Projeto "Parada Literária", envolvendo professores , alunos das séries iniciais  , enfim toda a escola, através de  estratégias,como leitura, contos, recontos, dramatizações, dentre outras" formas de ler", procurando despertar o prazer de ler, provocando a compreensão que somente através da leitura, ainda insubstituível diante de tantos meios de informações , se pode encontrar uma série de conhecimentos, e favorecer  a formação do senso crítico, promovendo, principalmente, os alunos, em agentes  transformadores  da realidade.Paulo Freire, numa entrevista, refere-se ao ato de leitura afirmando o seguinte:

“Eu vou ao texto carinhosamente. De modo geral, simbolicamente, eu ponho uma

cadeira e convido o autor, não importando qual, a travar um diálogo comigo”

( FREIRE  1985, p.8 ).

E foi através desta inspiração que os professores dos 1º anos levaram os alunos à sala de leitura da escola e deixaram que eles se sentassem  no chão, no tapete, nas cadeirinhas e manuseassem os livros nos varais, nas prateleiras, folheando-os, entrando no mundo imaginário dos contos infantis deixando que não "somente o autor, mas todos os personagens, e em quantos momentos se fizeram também personagens da magia daqueles livros cuidadosamente escolhidos" e descobrindo novos mundos nunca antes imaginados. Só de ver as imagens se percebe o encantamento que os livros e leitura despertaram nas crianças. Foram momentos, com certeza, inesquecíveis e que marcarão para sempre o desejo das descobertas que a leitura proporciona e que vai acompanhá-los  para sempre.

DSC01664 DSC01666

DSC01670 DSC01671

DSC01674 DSC01678

DSC01685 DSC01686

DSC01701 DSC01716












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço virtual educativo, publicando as atividades da Escola, ficará mais rico com seu comentário, sugestão ou crítica. Deixe sua mensagem e volte sempre. E obrigada pela visita!