sexta-feira, 19 de abril de 2013

"Parada Literária/2011-"–dramatizações–culminânica

Expectativas de Aprendizagem Priorizadas
Os conteúdos curriculares básicos, para alunos de 3º ano, 4º ano, contidos nas Orientações Curriculares do Ensino Fundamental Séries e Anos Iniciais e Diretrizes Pedagógicas da SEDF, priorizados"Parada Literária":
Língua Portuguesa - Literatura e Artes
Ler e escrever. O desenvolvimento do hábito da leitura favorece a apropriação do uso social da língua e expressividade antes mesmo do domínio da escrita de forma convencional.
-Descrever, narrar, relatar, dissertar e criar. Produção e reprodução de textos, frases.
Oralidade –
*Relatos e recontos de acontecimentos, histórias e experiências vividas. - *Recontos de histórias conhecidas. - *Poemas - *Jogos com ação corporal- *Contos populares –
Leitura
*Poesias – Poemas –
*Contos de Fadas- Fábulas – Lendas
*Narrativas
*Textos de Imprensa
*Histórias em Quadrinhos
* Literatura Infantil
Escrita:
*Reprodução de Contos de Fadas
*Poesia
*Anúncios
*Mural- varal e outros
Objetivando:
-Relatar em sala de aula as experiências vividas;
-Opinar e comentar sobre temas/assuntos discutidos na sala;
-Identificar, diferenciar e nomear portadores de textos (jornais, revistas, livros);
-Reconhecer o assunto principal de um texto lido pelo professor;
-Associar o texto de um livro ou reportagem com conhecimento prévio do assunto;
-Interesse pessoal na leitura, na decodificação de textos;
-Reconhecer temas implícitos em lendas, contos, fábulas...
-Com auxílio da professora, reconhecer, os elementos constitutivos da estrutura de um texto: começo, meio e fim.
-Identificar a diferença entre a escrita e outras formas de representação gráfica;
-Escrever alfabeticamente, com autonomia, o próprio nome, o do pai, da mãe, da escola, do professor e seu endereço;
-Copiar alfabeticamente pequenos textos.
-Escrever textos de memória, de acordo com sua hipótese de escrita; (no mínimo silábico/alfabético)
-Escrever textos ditados (silábico-alfabéticos)
-Usar ponto final no final da frase.
-Escrever letra maiúscula no início da frase;
-Segmentar um texto com parágrafos, períodos e orações;
086
087
089

-Produção individual ou coletiva á partir de releitura de obras artísticas
-Movimentos expressivos: ações dramáticas
-Expressões musicais a partir de musicas e textos de autores conhecidos
093 092 096
098 100 101 103
“Ler é alimentar-se espiritualmente, é adquirir aquela inquietação interior — bem como uma série de convicções — a indescritível riqueza íntima de quem está atento à vida, de quem carrega consigo a vontade de conhecer e amar infinitamente" J. de Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço virtual educativo, publicando as atividades da Escola, ficará mais rico com seu comentário, sugestão ou crítica. Deixe sua mensagem e volte sempre. E obrigada pela visita!