domingo, 21 de abril de 2013

“O Que Se Aprende Nunca Se Esquece”-Maratona do Conhecimento–Turmas de 5º Anos

clip_image001

Em novembro, próximo passado, foi iniciado nas turmas de 5º Anos, dos turnos matutino e vespertino, a “Maratona do Conhecimento” projeto realizado e idealizado pela Coordenadora Pedagógica das Turmas de 5º Anos – Professora Karine Rodrigues Morais, junto aos professores das turmas, envolvendo um jogo de perguntas e respostas sobre os conteúdos estudados até o presente momento.

clip_image002

clip_image003

Os conteúdos das perguntas, elaboradas pelas professoras, foram retirados das cinco principais disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, História do Brasil, Geografia e Ciências. Os alunos participantes, representantes das turmas foram escolhidos dentre os que mais se desacataram durante todo o ano letivo em aprendizagem e participação nas aulas. Os demais alunos de cada turma tiveram a participação especial de estimular os colegas participantes através de torcidas organizadas.

A Maratona do Conhecimento foi um trabalho realizado durante do mês de novembro com a culminância no final do mês.

O trabalho objetivou

  • incentivar os estudantes dos 5ª anos a desenvolver hábitos de estudos dos conteúdos enfatizados em aula;
  • promover a integração entre os alunos das diferentes turmas;
  • a valorização do trabalho em equipe.

Ao propiciar esta atividade lúdica, o ambiente escolar se revestiu de um caráter mais agradável e instigante, a fim de que a aprendizagem se dê de forma divertida e prazerosa. O que aconteceu com todos os projetos trabalhados nas diversas séries durante todo o ano letivo.

A Equipe de Direção e a Equipe de Coordenadores fechou com "chave de ouro" esta série de projetos pedagógicos e com certeza conseguiu fazer da escola, para alunos e professores, um lugar agradável de estar e querer ficar. Para as turmas de 5º Anos que deixarão a Escola em 2013, para prosseguir noutra escola, o Fundamental – Séries Finais – levarão muitas saudades da Escola, e de seus professores.

Cronograma

clip_image004

Durante duas semanas, no início das aulas houve várias rodadas de perguntas entre as turmas de cada turno que se deslocavam de salas cumprindo a tabela estabelecida.

Encerramento do Projeto

Neste dia, computados a pontuação dos participantes, os alunos vencedores foram premiados coma medalha de honra ao Mérito e uma caixa de chocolates. Em caso de empates o prêmio foi dividido.

Regras da Maratona

1. Da composição da equipe: cada equipe deverá ser formada por cinco alunos, de cada turma, sendo que a pontuação é individual, embora formem uma equipe.

2. Das perguntas e respostas: cada dupla responde preguntas das disciplinas escolhidas aleatoriamente, pela coordenadora, sendo que cada equipe de cada turma, em cada rodada deve responder cinco perguntas relativas às disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, História do Brasil, Geografia e Ciências.

3. Da pontuação – validade das respostas – o participante que tocar o guiso primeiro responde a pergunta: resposta certa, ponto marcado na tabela da Coordenadora; resposta errada ponto ao concorrente.

4. Das torcidas organizadas: Os alunos poderão organizar a torcida para sua equipe. As manifestações : palmas, cantos e gritos de guerra, desde que não atrapalhem atividades de outras turmas e o próprio andamento da maratona.

5-Dos objetivos - Maratona pretende promover:

  • a integração, o trabalho em equipe, a cooperação e a solidariedade. Portanto, atitudes antidesportivas acarretarão na perda de pontos, conforme a gravidade do caso.
  • Rememoração e fixação de conteúdos aprendidos; tirar dúvidas as séries iniciais, como foco nos conteúdos do 5º ano; de forma lúdica e competitiva;
  • desafio o raciocínio mental, a oralidade, atenção, concentração e coordenação motora.

6-. Da participação dos alunos: Todos os alunos deverão participar e comparecer às aulas durante este período devidamente uniformizado. Nenhum aluno está liberado do Projeto.

10. Da premiação: os alunos de cada turma que obtiver maior número de pontos (respostas certas) serão classificados. Os primeiros lugares receberão uma medalha de honra ao mérito e uma caixa de chocolates (em caso de empate: dividirão o premio – os chocolates)

Resultado Geral de todas as rodadas e Classificação e Premiação:

Com a presença de todos os professores das 10 (dez) turmas de 5º Anos – total da escola – participantes, da Diretora da Coordenadora das Turmas de 5º Ano e da Pedagoga da Equipe (SEAA), foram computados os pontos, apresentando os seguintes resultados:

LINGUA PORTUGUESA

clip_image005clip_image006

clip_image007

clip_image008clip_image009

clip_image010clip_image011

clip_image012clip_image013

clip_image014

MATEMÁTICA

clip_image015clip_image016

clip_image017clip_image018

clip_image019clip_image020

clip_image021clip_image022

clip_image023clip_image024

GEOGRAFIA

clip_image025clip_image026

clip_image027

clip_image028clip_image029

clip_image030clip_image031

clip_image032clip_image033

HISTÓRIA DO BRASIL

clip_image034clip_image035

clip_image036clip_image037

clip_image038clip_image039

clip_image040clip_image041

CIÊNCIAS

clip_image042clip_image043

clip_image044

clip_image045clip_image046clip_image047clip_image048

clip_image049

Parabéns aos alunos das Turmas de 5º Anos, Professores, a Coordenadora Pedagógica das Turmas e principalmente a Equipe de Direção que promove e apoia projetos que visam garantir melhor desempenho aos alunos, que mais uma vez se comprova!

Parabéns aos alunos que vão deixar a Escola para prosseguir a jornada acadêmica nas Séries Finais, em outras escolas, que possam demonstrar “que aprenderam e não esqueceram”.

Boa Sorte a todos e não deixem de visitar o blog: aqui estão umas das melhores lembranças de suas vidas!

















































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço virtual educativo, publicando as atividades da Escola, ficará mais rico com seu comentário, sugestão ou crítica. Deixe sua mensagem e volte sempre. E obrigada pela visita!