FINANCEIRA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO DF
Coordenadora: Carminha Porto
Associação dos Bancos no Distrito Federal
SHCRS Quadra 503 Bloco A Nº 13 - Brasília – DF
SOBRE EDUCAÇÃO
FINANCEIRA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO DF
OBJETIVO
Estimular nas crianças entre 07 e 12 anos das Escolas Públicas do Distrito Federal, o consumo
consciente. Em um mundo cada vez globalizado, a expansão do marketing do consumo cada dia, está
mais presente em nossas vidas. Importante se faz, uma conscientização sobre como lidar com dinheiro,
compras, gastos, economia, mesada, preços, poupança dentre outros conceitos, visando uma abordagem
comportamental, que trabalha, simultaneamente, capacidades cognitivas, afetivas e sociais.
JUSTIFICATIVA
1) O processo de educação financeira se tornou um novo desafio global para os governos, pais, filhos,
escolas e entidades. É necessário estimular um consumo consciente desde a mais tenra idade,
assegurando a conscientização de toda a sociedade.
2) O MEC considera estes conceitos como matéria transversal ao currículo escolar, embora já exista em
tramitação no Senado Federal para tornar o tema obrigatório na grade curricular; o PLS 171/2009 que
em seu “Art. 1º Esta Lei altera a redação do art. 26 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
Art. 2º O art. 26 da Lei nº 9.394, de 20 de
dezembro de 1996, passa a vigorar acrescido do seguinte § 7º:
“Art. 26
.§ 7º O tema educação financeira integra o currículo da disciplina Matemática”,
3) Visando a disseminação dos conhecimentos sobre educação financeira e tributária, a ASSBANDF, juntamente com Procon/ DF e o Governo do Distrito Federal, tenciona ministrar em todas as Escolas Públicas do DF, os conceitos primordiais sobre Educação Financeira. Para tanto estamos solicitando
uma parceria da BM & F, e desta colaboração gostaríamos que nos fosse autorizado a utilização dos “links” da vossa Home Page onde aparecem os vídeos educativos para atender o público de idade 7 a 12 anos, que visa atender 16890 crianças que estão localizadas na área urbana e 2250 crianças residentes na área rural, distribuídas por 22 regionais e 638 escolas públicas do DF.
CRONOGRAMA DE AÇÃO
- Apresentação dos vídeos;
- Distribuição de cartilhas;
- Sorteio de brindes.
PÚBLICO ALVO
Alunos das escolas de Ensino Fundamental e Médio, na área urbana e rural do Distrito Federal.
MATERIAL DIDÁTICO
Vídeos expositivos disponibilizados pela BOVESPA, cartilhas educativas, apresentações.
MATERIAL DIDÁTICO
Vídeos expositivos disponibilizados pela BOVESPA, cartilhas educativas, apresentações.
Vídeos
O magro aprende como se faz para o dinheiro não acabar rápido
demais.O Porco ensina ao Magro que só devemos comprar aquilo que precisamos. Cuidado com as armadilhas promocionais de “leve
dois e pague 1” e com as “novidades” que você encontra
por aí.O Magro finalmente aprende que guardar dinheiro é importante. Mas agora ele só pensa em economizar. O Porco ensina que parte do dinheiro é para ser poupada, mas que a outra parte deve ser usada para coisas que a
gente quer, precisa e pode comprar. O magro compra uma bicicleta
vermelha!O Porco ensina ao Magro a diferença entre querer, poder e
precisar. Vamos colocar esta lição em prática!O Porco ensina ao Magro como
planejar o futuro econômico e controlar o
Cartilhas – Cada criança, após as palestras e vídeos receberam uma cartilha:
Parabéns a Associação dos Bancos do DF pela iniciativa – professores e alunos aprenderam muito de forma bem divertida através dos vídeos bem -humorados!!
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