domingo, 21 de abril de 2013

“Semana da Criança–Lembranças que jamais serão esquecidas!”

DSC04027_thumb

“A maioria das crianças que passam pelas nossas vidas, não as veremos crescer, mas sabemos que, em algum momento, fomos importantes para elas.”

A influência da afetividade para o processo de aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental, é muito importante. Para isso, tenta-se demonstrar o quanto ela está presente em todo o ambiente escolar das crianças, e o quanto isso afeta em sua escolarização: desde o “Bem Vindos” na porta da sala, o quadro de “Aniversariantes”, “Ajudantes do dia”… são sinais de um olhar humanizado, individualizado… a medida que se anda pelos espaços da escola vai se percebendo que há uma preocupação com os vínculos afetivos d

entro da escola.

A escola deve proporcionar um espaço de reflexão sobre a vida do
aluno como um todo, contribuindo para o desenvolvimento de uma consciência crítica e transformadora. Esse processo não pode estar dissociado da afetividade.

Os resultados positivos de uma relação educativa movida pela afetividade opõem–se àqueles apresentados em situações em que existe carência desse componente. Assim, num ambiente afetivo, seguro, os alunos mostram–se calmos e tranquilos, constroem uma auto–imagem positiva, participam efetivamente das atividades propostas e contribuem para o atendimento dos objetivos educativos. No caso contrário, o aluno rejeita o professor e a disciplina por ele ministrada, perde o interesse em frequentar a escola, contribuindo para seu fracasso escolar.

A Escola e o professor que possui a competência afetiva é humano, percebe seu aluno em suas múltiplas dimensões, complexidade e totalidade (RIBEIRO e JUTRAS, 2006).

DSC02986_thumb Diante destas reflexões a Escola Classe 02(Gestão: Georgina Lopes e Gisele Costa)vem atuando na comunidade sempre teve essa preocupação e conhecimento de que a função educativa está de mãos dadas com a humanização e afetividade. E promove constantemente eventos coletivos e/ou parte de segmentos ( turmas específicas), que possam transmitir e deixar impressos no cotidiano dos alunos que a escola também é “um lugar para ser feliz”.

Festa Junina, Festa da Família, Passeios, Teatro, Circo, futsal, são meios de de fortalecer os vínculos afetivos enriquecem seus conhecimentos de vida, de mundos que se encontram tão distantes de suas realidades de vida.

A “Semana da Criança”, então, faz parte uma tradição da escola de promover aos alunos tudo que for possível para deixá-las bem felizes e realizadas, deixando nas lembranças da infância as melhores recordações dos primeiros anos de escola, porque toda criança merece “ser criança e ser feliz”.

E os resultados são evidentes nas relações que nossos alunos tem com a Escola em si, uns com os outros em suas ~interações sociais, assim como com os coordenadores pedagógicos e professores que juntos com a equipe gestora fazem essa parceria, por acreditarem “que só assim somos Escola e só assim nossos alunos podem ser educados”

po_thumb[7] g_thumb[4]

si_thumb DSC03698_thumb

“Criança feliz, interessada em aprender, que sente prazer em ir à escola, que reconta os fatos do dia aos pais, que demonstra carinho pelos professores, é criança com a mente aberta, é criança com vontade de aprender e de buscar respostas às milhares de perguntinhas que brotam em sua mente.”

DSC04052_thumb DSC04025_thumb[1]

SAM_0118_thumb DSC04055_thumb

A alegria neste dia estava estampada no rostinho de cada um ! Confira!

SAM_0139_thumb SAM_0142_thumb

Momentos que vão ficar nas lembranças “da minha escola”!!

SAM_0133_thumb DSC04024_thumb

DSC04036_thumb SAM_0118_thumb[1]

A Culminância da Festa das Crianças aconteceu em dois dias, pois são 1540 (mil quinhentos e quarenta alunos) do Ensino Fundamental - de 1º ao 4º Anos – no primeiro dia – alunos do Bia – 1º, 2 e 3º anos; no segundo dia 4º e 5ºAnos.

Vejam os Vídeos na próxima postagem!

A Equipe Gestora, Georgina Lopes e Gizele Costa

agradece a todos, que com tanto carinho,contribuíram para fazer desta festa “Um Sucesso: Crianças Felizes!”

Gina e Gizele

















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço virtual educativo, publicando as atividades da Escola, ficará mais rico com seu comentário, sugestão ou crítica. Deixe sua mensagem e volte sempre. E obrigada pela visita!