Reprodução do retrato de Beethoven –pelo aluno Robson – 9 Anos (4º Ano “D”)
(Esta Mostra Cultural realizada pelos alunos foi apresentada aos pais )
"O tempo passado e o tempo presente estão talvez contidos no tempo futuro. E o tempo futuro está no tempo passado."
Foi com este pensamento que as professoras dos 4º e 5º Anos – Jaqueline, Marli e Adriana , buscaram nos grandes nomes da cultura clássica – Beethoven, Mozart, Van Gogh ao modernismo de Tarsila do Amaral, a inspiração para empreender a grande viagem, repleta de descobertas, pela cultura com seus alunos na Mostra Cultural 2012 especialmente para os pais dos alunos.
Neste conto o narrador relata uma das suas lembranças de infância quando ganhou um disco da Orquestra Filarmônica de Berlim que tocava o concerto nº 5 para piano e orquestra de Beethoven, influenciado pelo avô que gostava de Mozart e Beethoven, e não sabe explicar a maior emoção que sentiu na sua vida, ouvindo aquela música.
Esta motivação provocou o “querer saber mais”: sobre a música, sobre o compositor Betonem e as emoções que sua música causara naquela criança, que nem ela mesma sabia explicar.
E foi assim que tudo começou, na sala do 4º ano “D”. Os alunos tomaram conhecimento através de pesquisas da biografia de Ludwig van Beethoven. A professora, através de um áudio levou aos alunos, não somente o Concerto Nº 5, como outros do mesmo compositor e vários clássicos como os de Wolfgang Amadeus Mozart,compositor austríaco do período clássico.
Foram grandes descobertas, como era de se esperar: os diversos sentimentos despertados no alunos, as preferências por outros concertos de Beethoven e de Mozart, o conhecimentos das limitações físicas do compositor, associações surpreendentes com o imaginário infantil, dentre outras.
Ao som das sinfonias os alunos realizaram leituras, interpretações, produções de textos ( biografia do compositor), ilustrações e principalmente deixaram impressos através do trabalho artístico os sentimentos que a o Concerto nº 5 de Beethoven lhes transmitiram. Segundo a interpretação deste clássico, as crianças, ainda puras de sentimentos e sensibilidade captaram os sentimentos que este grande clássico da musica traz em si de acordo com a sua descrição: a Sinfonia n.º 5 em Dó menor Op. 67 de Ludwig van Beethoven, escrita entre 1804 e 1808, trata-se da primeira sinfonia do autor que ainda hoje é considerada como um "monumento" da criação artística.
Os quatro movimentos constituem primeiro andamento, revelando grande tensão, tensão essa denunciada pelas cordas, eleva um dramatismo extremo:
O segundo andamento revela solenidade; uma marcha que se eleva pela sua emoção e beleza.
O terceiro andamento, um arrepio, convulsão.
O quarto andamento: encanto, imponência.
E o encontro do Clássico com o Moderno no mundo das possibilidades:
Pelo aluno Ezequiel –10 Anos
Parabéns à Professora Jaqueline e todos os alunos do 4º Ano “D”
Os autorretratos de Tarsila do Amaral, Portinari, Van Gogh…
Estes grandes gênios da pintura inspiraram a professora Marli do 4º ano K – trabalhar a importância de termos, cada um de nós, uma identidade, que nos faz únicos, diferentes uns dos outros.
“Eu Sou a Ruth Rocha”
Ruth Rocha
Eu sou paulista, nas minhas origens, baianos, mineiros, cariocas. com muitos portugueses bem lá atrás e algum sangue bugre ou negro – quem sabe? -, que se traduz na minha cor de cuia quando apanho sol.
Gosto muito de sol, de praia e de mar. De música e de livros. De cantar, dançar e rir. Gosto muito de gente. Principalmente de criança.
Almanaque Ruth Rocha- São Paulo
E também “Autorretrato de Eva Furnari”. Os alunos leram, interpretaram e fizeram uma reprodução “Autorretrato” com ilustrações.
Após todo este trabalho sobre a importância de autoidentificação a professora Marli falou da importância do uso das cores quando se quer se expressar pela pintura um autorretrato e neste momento apresentou os grandes pintores brasileiros Tarsila do Amaral e Portinari,(suas biografias) as cores que usaram expressando sentimentos naquele momento em que fizeram seus autorretratos. Assim como Van Gogh e o momento difícil de sua vida que se percebe através, também das cores que usou.
Tarsila do Amaral foi uma das mais importantes pintoras brasileiras do movimento modernista. Nasceu na cidade de Capivari (interior de São Paulo), em 1 de setembro de 1886. No seu autorretrato, vivendo um dos melhores momentos de sua vida usou uma capa vermelha, em 1923, e deu o nome de ‘Manteau Rouge’. Vejam as cores vibrantes e a beleza que irradia deste quadro, com cores vivas retratando sua felicidade e seu “estar de bem com a vida’.
Cândido Portinari ,foi um artista plástico brasileiro. Portinari pintou quase cinco mil obras (de pequenos esboços e pinturas de proporções padrão como O Lavrador de Café à gigantescos murais, como os painéis Guerra e Paz, Portinari hoje é considerado um dos artistas mais prestigiados do país e foi o pintor brasileiro a alcançar maior projeção internacional.
Vincent Willem Van Gogh – (1853/1890) foi um pintor holandês, considerado um dos maiores pós impressionistas de todos os tempos, considerado um dos pioneiros na ligação das tendências impressionistas com as aspirações modernistas, sendo a sua influência reconhecida em variadas frentes da arte do século XIX. Pintou seu autorretrato numa das fases difíceis de sua vida.As cores que foram usadas, a luminosidade e o lado sombrio retratam o se estado emocional, assim acontece quando queremos expressar quem somos e como estamos nos sentindo.
Conhecendo os artista, contando sua história e depois de apresentar o seu autorretrato a professora usou diversas técnicas para trabalhar conteúdos como:
*Eu (quem sou? Como sou? Como me sinto?
*Características físicas da criança;
*Diferenças (mostrando que cada um tem suas características e maneira de ser);
*Autoestima.
E finalmente propôs aos alunos fazer um desenho do próprio rosto . Cada um fez uso do espelho. E através de lápis preto e coloridos desenharam sua própria imagem refletida no espelho, sabendo quais as cores que usariam.
Aluna: Nivânia – 10 anos
Eu
à direita: Aluno – Samuel `
Eu Sou alto, moreno, cabelo preto, olhos marrom castanho, um pouco forte. Eu sou um menino legal, as vezes um pouco chato.Tenho um bucado de amigos e um pouquinho de amigas.Tenho 2 irmãos.Gosto muito de brincar. As coisas que eu mais gosto de brincar são jogar bola, videu game,soltar pipa.Também gosto de ir a escola. Eu sou um menino feliz, porque tenho
a esquerda: aluno Kelvin
Eu sou pequeno e a cor dos meus olhos são castanhos claro, os meus cabelos chegam em cima das sobrancelhas, eu tenho mais de três verrugas e duas cicatrizes, uma na testa e a outra na sobrancelha. Eu brinco de manhã, à tarde eu estudo na escola e de noite fico na rua jog
ando bola. Eu gosto de comer, estudar, assistir TV, tomar banho, correr, apostar corrida, dar mortal, jogar plasteiton, andar de bicicleta, ir prá casa da minha avó, brincar…Eu me acho uma pessoa feliz porque eu sou uma criança, brinco muito, faço dever de casa e respeito as pessoas mais velhas.
Aluna – Heloísa – 10 anos
Aluna: Lariny
Aluna: Lígia
O trabalhos ficaram expostos para apreciação dos pais.
Parabéns à Professora Marli e aos alunos do 4º Ano K – Turno Vespertino
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