domingo, 21 de abril de 2013

Os clássicos Beethoven,Van Gogh e a modernista Tarsila do Amaral na l Mostra Cultural–4º Ano “D”

DSC04083
    Reprodução do retrato de Beethoven –pelo aluno Robson – 9  Anos (4º Ano “D”)
(Esta Mostra Cultural realizada pelos alunos foi apresentada aos pais )
"O tempo passado e o tempo presente estão talvez contidos no tempo futuro. E o tempo futuro está no tempo passado."
               Foi com este pensamento que as professoras dos 4º e 5º Anos – Jaqueline, Marli e Adriana , buscaram nos grandes nomes da cultura clássica – Beethoven, Mozart, Van Gogh ao modernismo de Tarsila do Amaral, a inspiração para empreender a grande viagem, repleta de descobertas, pela cultura com seus alunos na Mostra Cultural 2012 especialmente para os pais dos alunos.
DSC04088    A professora Jaqueline  do 4º Ano “ D” – matutino - motivou o trabalho apresentado na Mostra Cultural com o gênero literário Conto de Memórias: “Meu Primeiro Disco”(Arthur Netrosvski – O livro da música – Companhia das Letrinhas, 2000).
              Neste conto o narrador relata uma das suas lembranças de infância quando ganhou um disco da Orquestra Filarmônica de Berlim que tocava o concerto nº 5 para piano e orquestra de Beethoven, influenciado pelo avô que gostava de Mozart e Beethoven, e não sabe explicar a maior emoção que sentiu na sua vida, ouvindo aquela música.
Esta motivação provocou o “querer saber mais”: sobre a música, sobre o compositor Betonem e as emoções que sua música causara naquela criança, que nem ela mesma sabia explicar.
            E foi assim que tudo começou, na sala do 4º ano “D”. Os alunos tomaram conhecimento através de pesquisas da biografia de Ludwig van Beethoven. A professora, através de um áudio levou aos alunos, não somente o Concerto Nº 5, como outros do mesmo compositor e vários clássicos como os de Wolfgang Amadeus Mozart,compositor austríaco do período clássico.

SAM_0083
                Foram grandes descobertas, como era de se esperar: os diversos sentimentos despertados no alunos, as preferências por outros concertos de Beethoven e de Mozart, o conhecimentos das limitações físicas do compositor, associações surpreendentes  com o imaginário infantil, dentre outras.
               Ao som das sinfonias os alunos realizaram leituras, interpretações, produções de textos ( biografia do compositor), ilustrações e principalmente deixaram impressos através do trabalho artístico os sentimentos que a o Concerto nº 5 de Beethoven lhes transmitiram. Segundo a interpretação deste clássico, as crianças, ainda puras de sentimentos e sensibilidade captaram os sentimentos que este grande clássico da musica traz em si de acordo com a sua descrição: a Sinfonia n.º 5 em Dó menor Op. 67 de Ludwig van Beethoven, escrita entre 1804 e 1808, trata-se da primeira sinfonia do autor que  ainda hoje é considerada como um "monumento" da criação artística.
DSC04080
Os quatro movimentos constituem   primeiro andamento, revelando grande tensão, tensão essa denunciada pelas cordas, eleva um dramatismo extremo:
DSC04074 Pelo Aluna Geovana - 9 Anos
O segundo andamento revela solenidade; uma marcha  que se eleva pela sua emoção e beleza.
DSC04076 Pelo Aluno Michael -   9 Anos
O terceiro andamento, um arrepio, convulsão.
DSC04075 Pelo aluno Edson    -  11 Anos
O quarto andamento: encanto, imponência.
DSC04078 Pela aluna Thalita  -  9  Anos
E o encontro do Clássico com o Moderno no mundo das possibilidades:
DSC04085`
                              Pelo aluno   Ezequiel –10 Anos
Parabéns à Professora Jaqueline e todos os alunos do 4º Ano “D”
Os autorretratos de Tarsila do Amaral, Portinari, Van Gogh…
tar povv
            Estes grandes gênios da pintura  inspiraram a professora Marli do 4º ano K – trabalhar a importância de termos, cada um de nós, uma  identidade, que nos faz únicos, diferentes uns dos outros.DSC04095       Antes, porém de apresentar aos alunos os autorretratos destes grandes nomes da Arte, a professora motivou os alunos com texto de Ruth Rocha :
        “Eu Sou a Ruth Rocha”
Ruth Rocha
       Eu sou paulista, nas minhas origens, baianos, mineiros, cariocas. com muitos portugueses bem lá atrás e algum sangue bugre ou negro – quem sabe? -, que se traduz na  minha cor de cuia quando apanho sol.
      Gosto muito de sol, de praia e de mar. De música e de livros. De cantar, dançar e rir. Gosto muito de gente. Principalmente de criança.
Almanaque Ruth Rocha- São Paulo
               E também  “Autorretrato de Eva Furnari”. Os alunos leram, interpretaram e fizeram uma reprodução “Autorretrato” com ilustrações.
               Após todo este trabalho sobre a importância de autoidentificação  a professora Marli falou da importância do uso das cores quando se quer se expressar pela pintura um autorretrato e neste momento apresentou os grandes pintores brasileiros Tarsila do Amaral  e Portinari,(suas biografias) as cores que usaram expressando sentimentos naquele momento em que fizeram seus autorretratos. Assim como Van Gogh e o momento difícil de sua vida que se percebe através, também das cores que usou.
               Tarsila do Amaral foi uma das mais importantes pintoras brasileiras do movimento modernista. Nasceu na cidade de Capivari (interior de São Paulo), em 1 de setembro de 1886. No seu autorretrato, vivendo um dos melhores momentos de sua vida usou uma capa vermelha, em 1923, e deu o nome de ‘Manteau Rouge’. Vejam as cores vibrantes e a beleza que irradia deste quadro, com cores vivas retratando sua felicidade e seu “estar de bem com a vida’.
             Cândido Portinari ,foi um artista plástico brasileiro. Portinari pintou quase cinco mil obras (de pequenos esboços e pinturas de proporções padrão como O Lavrador de Café à gigantescos murais, como os painéis Guerra e Paz, Portinari hoje é considerado um dos artistas mais prestigiados do país e foi o pintor brasileiro a alcançar maior projeção internacional.

Vincent Willem Van Gogh – (1853/1890) foi um pintor holandês, considerado um dos maiores pós impressionistas de todos os tempos, considerado um dos pioneiros na ligação das tendências impressionistas com as aspirações modernistas, sendo a sua influência reconhecida em variadas frentes da arte do século XIX. Pintou seu autorretrato numa das fases difíceis de sua vida.As cores que foram usadas, a luminosidade e o lado sombrio retratam o se estado emocional, assim acontece quando queremos expressar quem somos e como estamos nos sentindo.
         Conhecendo  os  artista, contando sua história e depois de apresentar o seu autorretrato a professora  usou diversas técnicas para trabalhar conteúdos como:
*Eu (quem sou? Como sou? Como me sinto?
*Características físicas da criança;
*Diferenças (mostrando que cada um tem suas características e maneira de ser);
*Autoestima.
                   E finalmente propôs aos alunos fazer  um desenho do próprio rosto . Cada um fez uso do espelho. E através de lápis preto e coloridos desenharam sua própria imagem refletida no espelho, sabendo quais as cores que usariam.

Aluna: Nivânia – 10 anos
Eu DSC04089Sou uma menina de cabelos curtos. Tenho 10 anos. Tenho a pele clara,os meus olhos são castanhos,  meus cabelos cacheados.. Eu converso demais, sou brincalhona, sou tímida Gosto de brincar na rua.Gosto de brincar na rua, de ganhar dinheiro e das minhas amigas. Eu sou feliz porque tenho muitas amigas legais!
à direita: Aluno – Samuel                                     `
          Eu Sou alto, moreno, cabelo preto, olhos marrom castanho, um pouco forte. Eu sou um menino legal, as vezes um pouco chato.Tenho um bucado de amigos e um pouquinho de amigas.Tenho 2  irmãos.Gosto muito de brincar. As coisas que eu mais gosto de brincar são jogar bola, videu game,soltar pipa.Também  gosto de ir a escola. Eu sou um menino feliz, porque tenhoDSC04093 uma vida saudável, um pai, uma mãe, dois irmãos e um cachorrinho.
a esquerda: aluno Kelvin
        Eu sou pequeno e a cor dos meus olhos são castanhos claro, os meus cabelos chegam em cima das sobrancelhas, eu tenho mais de três verrugas e duas cicatrizes, uma na testa e a outra na sobrancelha. Eu brinco de manhã, à tarde eu estudo na escola e de noite fico na rua jog
ando bola. Eu gosto de comer, estudar, assistir TV, tomar banho, correr, apostar corrida, dar mortal, jogar plasteiton, andar de bicicleta, ir prá casa da minha avó, brincar…Eu me acho uma pessoa feliz porque eu sou uma criança, brinco muito, faço dever de casa e respeito as pessoas mais velhas.
Aluna – Heloísa – 10 anos
DSC04092Eu não sou alta nem baixa. Tenho olhos castanhos escuros  e  os cabelos pretos e encaracolados. Sou branca calço 34 e tenho 10 anos. As vezes sou tímida , eu não sou muito de falar, so a as vezes. Sou muito chata. Sou muito bagunceira e as vezes preguiçosa, as vezes corajosa e as vezes perco a paciência com meu irmão. Eu gosto de brincar com meu irmão mais velho, de conversar com meus amigos e de andar de patins, de assistir filme, de dormir. Eu gosto de comer melancia, morangos, mamão,maçã,uva e de laranja e gosto de bom-bom. Eu me acho uma pessoa feliz, porque eu tenho meu pai e minha mãe, um irmão, uma animal de estimação, tenho onde dormir, comida e roupa.Meu pai mora na sua casa mas ele vem  todo final de semana é o melhor pai , que não deixa faltar nada e eu também sou feliz porque eu tenho uma ótima professora.
Aluna: Lariny
DSC04094Os meus olhos são castanhos e meus cabelos também são castanho escuro. Eu não sei a minha altura, também sou branca. Sou alegre e sou sapeca e um pouco conversadeira e também bagunceira etc. Gosto muito de brincar e de dormir até mais tarde e sair com minha mãe e ver televisão e etc. Eu me acho uma pessoa feliz porque tenho família e eu gosto de estudar nessa escola com minhas amigas, tenho comida em casa e quando eu peço as coisas para minha mãe ela me dá.
Aluna: Lígia
DSC04091Meus Cabelos são castanhos tenho 1:53, gosto de brincar.Uso franja meus olhos são castanhos escuro tenho um sinal no queixo. Eu adoro brincar, eu assisto novela, pulo corda, vou ao shopping, ando de patins, durmo assistindo televisão, como doce, vou a escola etc… Eu gosto de fazer unha e ajudo a minha mãe, em casa brinco, assisto televisão e computador etc.… Eu me acho uma pessoa feliz porque tenho uma família, irmãos, tudo, porque estudo porque tenho uma casa comida na mesa e tudo que uma criança precisa para ser feliz.
DSC03606
O trabalhos ficaram expostos para apreciação dos pais.
Parabéns à Professora Marli e aos alunos do 4º Ano K – Turno Vespertino












































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço virtual educativo, publicando as atividades da Escola, ficará mais rico com seu comentário, sugestão ou crítica. Deixe sua mensagem e volte sempre. E obrigada pela visita!