domingo, 21 de abril de 2013

SOS 3º Ano–“Caça ao Tesouro!” - projeto interventivo -Parte II

DSC03480

A aula passeio tem objetivos especiais e específicos: levar os alunos á um local fora do ambiente da escola, previamente escolhido, que possa propiciar atividades prazerosas e onde possam ter experiências e vivências ricas e significativas , das quais os professores vão desenvolver atividades planejadas dentro das necessidades de aprendizagem dos alunos, assim como colher material significativo para conteúdo das aulas posteriores,; neste projeto, especificamente: linguagem oral, escrita, e raciocino lógico - avanço nas hipóteses.

    Em um local escolhido e preparado pelas professoras, de acordo com o conteúdo que vai ser trabalhado e  mediando condições de ampliar o aprendizado dos alunos, contribuindo para o seu pensamento crítico e raciocínio. (Veja na postagem anterior, como aconteceu o início deste projeto desde a saída da escola á chegada ao local da aula, quando aconteceram  ações necessárias ao desenvolvimento do trabalho planejado).

    A“Caça ao Tesouro” foi a motivação maior e se centralizou no desenvolvimento da escrita e leitura de palavras, na construção de frases e textos, para os alunos da educação inclusiva, silábicos e alfabéticos  com necessidades  de avanço nos conteúdos das turmas de 3º ano do turno vespertino.

Todo o conteúdo a ser trabalhado foi vivenciado durante o passeio e a interação dos alunos com o meio ambiente (um sítio ) com os colegas e com as professoras.

Os alunos que participam deste projeto, nesta aula passeio, ao chegar no sítio  foram separados em dois grandes grupos: os silábicos e os alfabéticos. E entre eles foram divididos em subgrupos, escolheram o nome do grupo e um líder de cada grupo que tem uma função específica e importante no grupo: liderar em todas as ações desde o comando das atividades pedagógicas à distribuição de lanches e do almoço.

Síntese

Um “tesouro”, foi escondido e os grupos realizaram várias atividades de exploração, descobertas, enriquecimento de conhecimentos no local da aula e após cada atividade se seguia uma atividade de psicomotricidade, .escrita, leitura e expressão artística. Concluídas as atividades, o grupo que terminava primeiro recebia uma pista do “tesouro”: uma letra, que ao final formava a palavra onde estava escondido o “tesouro”

Atividades

Atividade –Colhendo Frutas

Numa árvore foi pendurados os frutos, que cada um escolheu e colheu o seu. Cada fruto tinha uma imagem que correspondia à uma letra. (animais)

DSC03375 DSC03386

DSC03389 DSC03391

Folhas foram  espalhadas (em trilha ) pelo gramado contendo o nome da gravura do fruto que cada um colheu; cada aluno procurou  a sua e colou seu fruto, correlacionando imagem, letra inicial e palavra ( nome). Em seguida cada um recebeu uma ficha didática: para completar letras das palavras (silábicos),  e ordenar letras ( para os alfabéticos). Terminada a atividade recebiam a primeira pista a letra C.

Atividade – Jogo da Boquinha

Os alunos fizeram bolinhas de papel com os dedos e sobre a ficha com as palavras, jogavam o dado, (de boquinhas) o número de boquinhas viradas para cima correspondia ao número de sílabas da palavra. O aluno escolhe a palavra conta as sílabas e coloca uma bolinha em cada letra. Ganha o jogo quem tiver a cartela de palavras com a maior quantidades de bolinhas sobre as palavras. Atividades diversificadas: com a ficha didática – figuras e palavras; figuras e frases.DSC03417 DSC03416

DSC03403 DSC03404

DSC03370 DSC03452DSC03406 DSC03410

   Terminadas as atividades receberam as pistas- letras U,R,RA : C U R R A
Após o almoço e de várias brincadeiras os alunos visitaram todos os espaços do sítio, viram os animais, objetos e ferramentais usadas no campo, árvores e frutos, campo de futebol, piscina, casinha de bonecas… em tudo as professoras provocaram o conhecimento, ou o enriquecimento dos conhecimentos prévios e trabalharam os nomes, as palavras, funções, letras, sílabas  tudo informalmente, num passeio divertido cheio de descobertas. (as palavras que nomeiam tudo que foi visto e identificado foram usadas no final par um ditado e depois para produção de texto).
DSC03428 DSC03426

DSC03439 DSC03443

DSC03444 DSC03442

DSC03429 DSC03447

Troca de Pistas pelo Código De volta á casa,  os grupos receberam  a última pista,a última letra L e realizaram uma atividade de montar um quebra cabeças com imagens no verso das  letras, formavam uma passagem e nesta havia uma imagem que não não combinava com as outras , que era o código do tesouro, os grupos que iam descobrindo corriam para o CURRAL e sabiam que o que o código mostrava  uma PIPA. A PIPA  é o tesouro.   Felizes correram para pegar, cada um seu tesouro, Voltaram com as pipas e completaram-na construindo a rabiola e todos foram para o campo de futebol soltar as pipas , um verdadeiro festival, colorindo o céu: alegria, realização e felicidade, foram a culminância do passeio aula.DSC03381 DSC03449

DSC03475 DSC03480

DSC03477 DSC03460

No final um ditado de palavras e uma carta à diretora contando como foi este dia no Sítio do Jaime.(ditado para os silábicos e texto para os alfabéticos)DSC03451

Sempre expressando conhecimento e sentimentos através da arte.
As atividades desenvolvidas neste dia serão levadas para sala de aula, os colegas vão confeccionar as pipas e toda a turma será envolvida no projeto.

MELHORES MOMENTOS”

E na volta “Final Feliz”, todos cantando no ônibus.

AGRADECIMENTOS ESPECIAIS:

À Equipe de Direção , pelo apoio, empenho e participação no Projeto: Georgina Lopes e Gisele Costa.

Á COORDENADORA PEDAGÓGICA DAS TURMAS DOS 3º ANOS - Adriana Vieira, pela participação e apoio ao Projeto - presente em todos os momentos.

Toda a Escola envolvida no sucesso pedagógico dos alunos é que faz a a aprendizagem acontecer!

DSC03322

DSC03325

E uma lembrança mais do que feliz de uma aula passeio no Sítio do JaimeDSC03328 DSC03329

A escola agradece os “Amigos da Escola” que contribuíram para que este dia fosse possível para nossos alunos:

  • Jaime Costa – proprietário da “Drogaria do Jaime”, que cedeu o Sítio São José para o evento;
  • Janine Costa de Oliveira – doação dos sucos longa- vida sabor Pêssego;
  • Panificadora Eldorado – doação das tortas de frango para o lanche;
  • Grupo de Professores presentes: refrigerantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço virtual educativo, publicando as atividades da Escola, ficará mais rico com seu comentário, sugestão ou crítica. Deixe sua mensagem e volte sempre. E obrigada pela visita!