domingo, 21 de abril de 2013

“SOS 3º Ano”–Estudar e Aprender: “Caça ao Tesouro”- Projeto Interventivo

clip_image001

      Os alunos das turmas de 3º ano, da escola, que não avançaram o necessário nos conteúdos, acompanhando suas turmas, foram selecionados através dos testes da psicogênese, em 6 turmas do turno vespertino, um total de 42 alunos;Quem são este alunos?  todos que se encontravam nos níveis pré-silábicos, silábicos e alfabéticos, considerados não alfabetizados, foram agraciados com este projeto interventivo," SOS 3º ANO”.

     O Projeto foi planejado pela Coordenadora Vanessa Oliveira e um grupo de professoras de 3º ano que trabalham com as Teorias Pós –Construtivistas do GEEMPA : Synara Chalub, Lana Lúcia e Regiane Moreira, que realizaram a Aula –Passeio, com as professoras dos alunos ingressados no projeto: Elaine, Andreia e Socorro, que após esta primeira e especial aula, darão prosseguimento com seus alunos, envolvendo toda a turma, com as atividades em sala de aula.

          A aula passeio tem objetivos especiais e específicos: levar os alunos á um local fora da escola, previamente escolhido, que possa propiciar atividades prazerosas e onde possam ter experiências e vivências ricas e significativas , das quais os professores vão desenvolver atividades planejadas dentro das necessidades de aprendizagem destes alunos, e colher material significativo para conteúdo das aulas posteriores na escola: neste projeto, especificamente: linguagem oral, escrita, e raciocino lógico - avanço nas hipóteses.

       A aula passeio aconteceu em um local escolhido e preparado, previamente pelas professoras, de acordo com o conteúdo que vai ser trabalhado e possa ampliar o aprendizado dos alunos, contribuindo para o  pensamento crítico e raciocínio.

Dos 42 alunos convidados, compareceram 31 alunos.

Vejam o Cronograma e o Diário de Bordo

1- 07:30 hs – Saída da escola (no ônibus escolar da SEDF), em direção ao Sítio São José – Chácara do Jaime , (Amigo da Escola ) que fica aproximadamente 20km da escola,que gentilmente cedeu este espaço por todo um dia de ações pedagógicas através de um passeio e descobertas  divertidas.DSC03323 Os alunos fizeram uma oração pedindo a proteção de Deus e realizaram o percurso cantando.

As professoras organizadoras, já se encontravam no local preparado  de acordo com as atividades que seriam desenvolvidas, aguardando dos alunos  para recepcioná-los, caracterizadas no estilo “Country”,  ao aluno ficaram felizes e surpresos  e curtiram muito esta recepção.

2- 08: 00 hsChegada – Recepção aos alunos na Chácara – Conversa informal com os alunos “Por que estamos aqui” – As professoras cantaram e dançaram concluindo o objetivo daquele passeio:DSC03327

DSC03331

DSC03335 DSC03340

Após esta  recepção tão festiva, que os alunos curtiram muito, as professoras já com a listas contendo o nome dos alunos, formaram dois grupos que teriam atividades de acordo com o nível de conhecimento e necessidades de aprendizagem :

Grupo 1 –Pré-silábicos e Silábicos ( Professoras Regiane, Lana e professoras dos aluno

Grupo 2 – Alfabéticos (Professora Synara)

3- Primeira atividade dos Alunos: os dois grupos se subdividam em pequenos grupos; cada subgrupo escolheu o nome do grupo e o líder ( que vai desempenhar uma série de ações coletivas, dentro do próprio grupo) e antes dessa formação, tiveram o primeiro desafio: descobrirem seus nomes escondidos e fazerem um crachá com as cores amarelo e azul).

DSC03353

DSC03352

Os grupos tiveram nomes bem criativos escolhidos pelos próprios alunos:

GRUPO 1 -

  • Ordem da Fênix
  • Bola de Fogo
  • Girafas

GRUPO 2

  • Tropa de Elite
  • Amizade
  • Batman
  • Carrossel
  • “Os Cuecas”

4- Antes porém das atividades  pedagógicas, os alunos fizeram um delicioso lanche com torta de legumes e suco de pêssego (doação dos Amigos da Escola, vejam no final da postagem), próximo á uma árvore onde colheriam “frutos” ( primeira atividade pedagógica).

DSC03374 DSC03377

Aqui fazemos uma pausa no “Diário de Bordo”, " pois vamos descrever na próxima postagem o passo a passo das atividades desenvolvidas, planejadas para esta Aula Passeio.

A Escola contou com a colaboração dos “Amigos da Escola”

  • Jaime Costa – proprietário da “Drogaria do Jaime”, que cedeu o Sítio São José para o evento;
  • Janine Costa de Oliveira – doação dos sucos longa- vida sabor Pêssego;
  • Panificadora Eldorado – doação das tortas de frango para o lanche;
  • Grupo de Professores presentes: refrigerantes.

Toda a Escola agradece aos “Amigos da Escola”, com quem podemos contar sempre!!











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço virtual educativo, publicando as atividades da Escola, ficará mais rico com seu comentário, sugestão ou crítica. Deixe sua mensagem e volte sempre. E obrigada pela visita!