quinta-feira, 2 de maio de 2013

Reconto Através de Imagens das Cenas–Organização do Pensamento– Atividades dos 2º Anos–IV Parada Literária

clip_image001

           As professoras das turmas de 2º Anos – Vespertino -  fizeram uma adaptação do conto “Chapeuzinho Vermelho”  para “Chapeuzinho no Mundo da Leitura”,  em que o personagem principal “Chapeuzinho Vermelho” precisava levar pra a vovozinha muitos livros… uma cestinha cheia de livros para que ela pudesse ler enquanto estava se recuperando. O Lobo queria matar a menina, pois não gostava de crianças que sabiam ler, pois ficavam muito inteligentes e espertas. E fez tudo, tentou matar a vovó e tudo que pode fazer para destruir esse mundo da leitura. No final da trama  Chapeuzinho faz um convencimento ao lobo de que ler era uma das coisas mais importantes que alguém pode aprender. As crianças compreenderam  “que ler era muito importante para ter uma vida mais feliz”. E todos viveram felizes para sempre…

clip_image002clip_image003

clip_image004clip_image005

clip_image006 clip_image007

      Após a dramatização as professoras desenvolveram diversas atividades de leitura e escrita, conto e reconto produção de textos… cada turma dentro das necessidades de conteúdos a serem inseridos ou reforçados.

clip_image008

O livro “O Grande Rabanete” de Tatiana Belinky, foi outro conto trabalhado na sala de aula.  

A história, de enredo simples, tem como atrativo principal a forma: é narrada como um conto cumulativo — forma que encanta e diverte a garotada, além de representar um excelente treino de memória. As frases — simples — são bastante adequadas aos que se iniciam na leitura, o que não quer dizer que sejam pobres; serve-se de recursos originais, como a repetição: “o rabanete cresceu-cresceu e ficou grande-grande”. Além do aspecto linguístico, é possível explorar, por meio da narrativa, o lado humano: a questão da solidariedade, da cooperação, da divisão de bens e até da autoestima exacerbada, aspecto representado pelo ratinho, no bem-humorado e imprevisto final.

clip_image009         No 2º Ano “G –  a professora Lorena trabalhou a estrutura do texto, organização sequencial estimulando a organização do pensamento lógico.  Dividiu o texto da historinha (O Grande Rabanete), em partes principais, em cenas com imagens, que foram distribuídas para que todos pudessem interpretar e colorir. Em seguida  separou a turma em grupos que tivessem colorido a mesma cena.

       Após o agrupamento, a professora solicitando que realizassem a reconstrução da história de acordo com as imagens representando as cenas principais, organizando-as pela sequencia: como tudo começou? O grupo apresentava a cena e a turma toda discutia se realmente foi à primeira cena e assim até o fim da história. As cenas iam sendo colocadas em uma folha branca  (escolhidas pelos os alunos) até o final  da história.clip_image010

                                         Reconto através das Cenas  

clip_image011

       Os objetivos planejados com essa atividade  foram:

  • organizar o pensamento lógico,
  •  
  • identificar a sequência e coerência,
  • os aspectos estruturais de um texto,
  • vocabulário,
  • reconto através de imagens para alunos pré-silábicos e silábicos,
  • palavras-chave para avanço nas hipóteses,
  • frases e pequenos textos para os ortográficos.
  • Valores para vida: discriminar o bem do mal,solidariedade, da cooperação, a importância da leitura,
  • habilidades motoras: dobraduras.
  • expressão artística.

clip_image012

                                           Dobradura- expressão artística

      Na turma da professora Adriana Martins, o 2º Ano “I”, a professora que representou o personagem principal na dramatização do “Chapeuzinho no Mundo da Leitura”.

clip_image013

além das atividades leram outros contos, como a Casa Sonolenta, mas desenvolveram atividades dos conteúdos programáticos, muito divertidas e dinâmicas com um conto que mais gostaram: “O Chapeuzinho Amarelo” de Chico Buarque. A professora Adriana decidiu provocar descobertas em torno de um conto clássico: “Chapeuzinho Vermelho” que foi lido em sala de aula, depois associaram com a dramatização “Chapeuzinho no Mundo da Leitura”   estabelecendo diferenças e semelhanças e intenções e  analogias das duas maneiras de se escrever uma mesma história e a releitura do conto de Chico Buarque “Chapeuzinho Amarelo”. Dessa provocação as crianças descobriram que havia pontos em comum importantes, como:

  • a presença do bem e do mal,
  • o sentimento de medo
  • e duas maneiras de enfrentar o medo.
  • e o ponto principal objetivado pela professora: “ler e escrever é a coisa mais fantástica que se pode fazer: transmitir, através da escrita, grandes ideias de diversas formas sérias e divertidas, com sentimentos diversos, e até brincando com as palavras e com os personagens que falam com quem lê”.  Essa foi a conclusão dos alunos, maravilhados com as três versões do conto; a original e as outras duas que serviram para falar de outras coisas similares.
  • clip_image014 clip_image015 clip_image016

       Após toda esta atividade oral sobre a leitura e os contos, a professora aproveitou que toda a  turma estava bastante motivada para desenvolver as atividades pedagógicas,  as interpretações… para produzirem coletivamente um texto sobre “Chapeuzinho Amarelo”.

clip_image017 clip_image018

com ilustrações  individuais.

     Trabalhou as palavras que mais se destacaram no texto, com o objetivo de desenvolver os níveis da psicogênese da escrita: vocabulário, formação das palavras, letras inicias e finais (sons das letras), estruturação de frases e pequenos recontos individuais, finalizando com um ditado para posteriormente avaliar as necessidades dos alunos nos avanços na aquisição da escrita para novos planejamentos. Além de todos os conteúdos programáticos, a professora Adriana achou muito importante o trabalho realizado sobre como enfrentar os medos: valores para vida.

clip_image019

IV Parada Literária/2013

Escola Classe 02 do Arapoanga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço virtual educativo, publicando as atividades da Escola, ficará mais rico com seu comentário, sugestão ou crítica. Deixe sua mensagem e volte sempre. E obrigada pela visita!