segunda-feira, 6 de maio de 2013

Gênero Textual Sonoro–Música no 1º Ano “H”–Prof.ª Sirleide

DSC05715  As  música contidas, nas Caixas de Textos da IV Parada Literária, na turma do 1º Ano “H”, prof.ª Sirleide,  como gêneros sonoros motivadores da aprendizagem. recurso mediador da aprendizagem e das interações sociais foi o sucesso que  despertou nos alunos o valor da leitura e da escrita.

     DSC05540   Dentre os estilos musicais contidos na Caixa, (veja sobre as atividades deste projeto de leitura – IV Parada Literária clicando > aqui), os alunos do 1º Ano “H” escolheram a canção religiosa – “Deus Cuida de Mim” de Aline Barros, por ser significativa para eles, veja a letra:

 

d Imagem: www.folhadomunicipio.com

Deus Cuida de Mim

Aline Costa

Eu preciso aprender um pouco aqui. Eu preciso aprender um pouco ali.

Eu preciso aprender mais de Deus, por que Ele é quem cuida de mim.

Se uma porta se fecha aqui. Outras portas se abrem ali,

Eu preciso aprender mais de Deus, por que Ele é quem cuida de mim.

Deus cuida de mim.

Deus cuida de mim... com a sombra das suas asas.

Deus cuida de mim. Eu amo a sua casa,

E não ando sozinho. Não estou sozinho, pois sei...

Deus cuida de mim.

Se na vida não tem direção. Preciso tomar a decisão

Eu sei que existe alguém que me ama. Ele quer me dar à mão

Deus cuida de mim...

Atividades que foram desenvolvidas em sala de aula:

     DSC05710  A professora leu a letra da música, os alunos identificando-a, interpretaram-na e quanto às palavras desconhecidas foram destacadas, oralmente, registradas na lousa, provocando a descoberta dos significados. Neste momento de descobertas a professora demonstrou que há diversos meios de se usar a linguagem, a comunicação: escrita (e leitura) em livros, revistas, na TV, nos jornais, nas historinhas que leu (durante este projeto de leitura), em cartas, bilhetes, no computador. Lembrou as dramatizações que assistiram que foram retiradas dos contos, dos livros de historinhas, do teatro de fantoches, teatro de sombras... e agora as músicas que são cantadas, são também escritas.

     Cada aluno recebeu um texto contendo a letra da música e as palavras que desconheciam: como decisão, direção, o duplo sentido de expressões como “sombra de suas asas” (sentido figurado – figura de linguagem).

       Com bases nos fundamentos da linguagem musical da linguagem musical quando as atividades propostas contribuem para o desenvolvimento da coordenação viso motora, da imitação de sons e gestos, da atenção e percepção, da memorização, do raciocínio, da inteligência, da linguagem e da expressão corporal, funções psiconeurológicas que envolvem aspectos psicológicos e cognitivos, que constituindo as diversas maneiras de adquirir conhecimentos, ou seja, são as operações mentais que usamos para aprender, para raciocina, a professora Sirleide aproveitou para trabalhar também:

DSC05712· Psicomotricidade: Expressão Corporal, Lateralidade e Ritmo – cantando, os alunos fizeram acompanhamento da música, com palmas e movimentos com corpo.

· Oralidade: estimulação da expressão verbal.

· Percepção sonora e espacial.

· A socialização.

· A alfabetização, inteligência, capacidade de expressão.

. Valores – a importância de se ter uma religião.

      A turminha além de cantar e dançar identificou letras do alfabeto, das palavras destacadas, relacionando com os pré-nomes e com palavras já conhecidas nas atividades anteriores. E ilustrarm o mural das apresentações para a a escola.

DSC05675  DSC05674  DSC05680    DSC05677

 

IV Parada Literária /2013– 1º Ano “H” – Professora Sirleide

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço virtual educativo, publicando as atividades da Escola, ficará mais rico com seu comentário, sugestão ou crítica. Deixe sua mensagem e volte sempre. E obrigada pela visita!