quinta-feira, 20 de junho de 2013

Manifestações Populares e Copa das Confederações: projeto pedagógico no 2º Ano “C” – Prof.ª Dirce

 

   DSC06810  Após a Oficina para professores- “Construção da Escrita e Leitura - “Copa das Confederações” na Sala de Aula” – (V Coordenação Coletiva Especial/2013), a Prof.ª Dirce – 2º Ano “C” - planejou uma aula sobre este evento futebolístico internacional, que acontece agora no Brasil, com ações pedagógicas de língua portuguesa (escrita/leitura), que acabou gerando um projeto pedagógico pela dimensão social, que o evento despertou através de manifestações populares contra os gastos do governo para o evento.

       Motivando a aula a professora levou um pequeno texto sobre a Copa das Confederações com informações básicas como: quando acontecem as competições mundiais de futebol, nome da bola (CAFUSA), gol : ponto na contagem do marcador de cada partida, números na camisa dos jogadores, palavras: patrocinadores, tempos de uma partida (horas), tempo de intervalo, presença dos torcedores com bandeiras, cartões de advertência e punição para jogadores que infligem as regras (cartão amarelo e vermelho), quantidade de estádios onde acontece o campeonato de futebol, no Brasil, dentre outras informações.

        Este texto foi lido, comentado e explorado junto com os alunos em todos os aspectos, principalmente, curriculares como:

  • Números e quantidades (participantes dos jogos: jogadores, treinadores, gandulas e juiz, bandeirinhas), números que os jogares usam nas camisetas, placar...
  • · Cores das bandeiras, do cartão, das camisas dos jogadores...
  • · Tempo: anos, meses, dias e horas e minutos (período que acontece os campeonatos, tempo de duração, tempo do jogo, intervalo).
  • · Vocabulário: linguagem esportiva, palavras nas camisas dos jogadores...
  • · Regras e limites.
  • · Valores; comportamento das torcidas nos estágios – respeito aos adversários e aos resultados.
  • Cidadania.

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       O texto foi  explorado bastante e os alunos participando com muita empolgação, pois o futebol é um esporte nacional que desperta uma paixão nos brasileiros e as crianças jogam desde pequeninhos a professora fez as perguntas que formariam as palavras cruzadas.

Outras atividades que foram desenvolvidas após esta primeira aula:

Atividades no caderno:

· Palavras cruzadas, bandeiras dos países do primeiro jogo (Brasil x Japão);DSC06669  DSC06668

· Mural da Copa das Confederações – notícias e bandeiras dos países participantes:                                                

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Atividade pra casa:

  • Assistir o jogo com a família e produzir um pequeno texto com suas impressões e trazer para aula seguinte.

      Na aula seguinte ao jogo, os textos que os alunos construíram após terem, não só assistido ao jogo, como as manifestações simultâneas de protestos populares por todo o país demonstrando insatisfação com: transporte público, impostos exorbitantes, educação, saúde, segurança, corrupção... cheios de perguntas e conflitos sobre o significado de tudo isso, que fez com que a professora planejasse um projeto em torno deste tema, com atividades de língua portuguesa – conto e reconto, interpretação e temas transversais – como cidadania, direitos e deveres e valores.

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As aulas estão acontecendo de acordo com as descobertas os eventos estão provocando nos alunos.

Questionando sobre “o que são os impostos e qual a relação entre impostos e queiram mais escolas” a professora usando o vídeo passou o filme  “Espelho, Espelho Meu...”, para que os alunos pudessem compreender o significado dos protestos e o motivo destes protestos.

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                                                               Sinopse do filme:

Após a morte do rei, sua esposa assume o comando do reino. Extremamente vaidosa, ela passa a cobrar cada vez mais impostos para sustentar uma vida de opulência. Ao mesmo tempo mantém presa em seu quarto a enteada, Branca de Neve. Ao completar 18 anos, Branca de Neve resolve sair do castelo e conhecer a realidade do reino. Horrorizada com a situação de fome e miséria do povo, ela retorna decidida a mudar esta situação em seu país.

     A professora ressaltou os pontos principais: impostos – o que são e quais os fins a que se destinam, e as manifestações do povo daquele reino diante da pobreza e das necessidades básicas, a a Branca de Neve e suas decisões foram comparadas com as finalidades dos manifestos do povo brasileiro que os alunos vem acompanhando pela TV.

    Nas próximas aulas a professora tem planejado: leitura de mapas ( localização dos estádios onde acontecem os jogos, no Brasil) e após cada atividade os alunos vão sinalizando os conhecimentos que surgem de todo o contexto.     

     Quando o professor usa acontecimentos, interesses e preferências dos alunos para usar em seus planejamentos os resultados da mediação do ensino aprendizagem acontecem de forma mais fácil e estar na escola torna-se uma atividade de prazer para o aluno como para o professor.

Por: Sandra Dantas e Júlia Virginia de Moura –

SEAA ( Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem)

Escola Classe 02 do Arapoanga

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