quarta-feira, 19 de junho de 2013

Atividades Significativas e Motivadoras:Oficina da Psicogênese para Professores

 
DSC06550         A vice-diretora, Professora Vanessa apresentou esta Oficina da Psicogênese da Escrita para os professores do Bia.
“Aprender a ler e a escrever significa adquirir uma técnica, isto é, a de codificar e de decodificar a língua escrita. Apropriar-se da escrita é tornar a escrita "própria", ou seja, é assumi-la como sua. Isto tem trazido contribuições singulares para o ensino da língua, pois, a partir do momento em que o aluno vê sua forma de falar respeitada e valorizada.” É o foco na valorização da escrita e na forma que cada um constrói a sua escrita que os PCNs centralizaram as bases nas concepções da Psicolinguística, na perspectiva psicogenética da aprendizagem da língua escrita, de Emília Ferreiro (2001).
Em que consiste a psicogenética da aprendizagem?
        ef Nesta Oficina foi ressaltada  a importância da Psicogênese da Aprendizagem abordando o princípio básico desta contribuição aos processos de ensino/aprendizagem de Emília Ferreiro que em sua obra Psicogênese da Língua Escrita fala sobre "a mudança da compreensão do processo pelo qual se aprende a ler e a escrever afeta todo o ensino da língua", produzindo "experimentação pedagógica suficiente para construir, a partir dela, uma didática" e não um método.
      Um dos maiores legados destas descobertas de Emília Ferreiro e Ana Teberoski é a psicogênese da escrita, em que a criança elabora hipóteses sobre o sistema de escrita.
      É preciso entender a psicogênese para usá-la em função, não somente, de conhecer como a criança está construindo o conhecimento e avançando para estágios mais avançados como sentir que a mediação do professor está favorecendo, realmente, o processo de alfabetização.  
      Quando o professor conhecendo e validando os testes da psicogênese ele percebe nitidamente o avanço maior ou menor de cada um, e a partir desse conhecimento vai fazer um trabalho que favoreça o avanço nas hipóteses. Essa é a grande importância da psicogênese para o aluno e para o professor.
      É importante usar a psicogênese no início do ano letivo e no final de cada bimestre (e sempre que o professor realizar com a turma atividades interventivas específicas para que haja um avanço nas hipóteses, assim que perceber que há um desnível, ou um avanço muito lento: veja neste blog: “SOS 3º Ano”–Estudar e Aprender: “Caça ao Tesouro”- Projeto Interventivo e aula interventiva como Atividades de Alfabetização–2º Anos Chapeuzinho Amarelo – Profª Marli) , registrando todos os avanços, por menores que se apresentem para futuras comparações.
 
      Nos testes da psicogênese, realizados individualmente, são solicitados ao aluno a escrita de 4 palavras.: 1 monossílaba, 1 dissílaba, 1 trissílaba e 1 polissílaba (do mesmo campo semântico – palavras que estão agregadas por uma unidade de sentido) e uma frase, que devem ser contextualizada e não terem sido trabalhadas em sala de aula ou do conhecimento prévio do aluno .
       As hipóteses na construção da escrita são verdadeiras “teorias explicativas” e assim se estabelecem:
presi    pré
Pré-Silábico 1                                        Pré-Silábico 2
  1-pré-silábica – é a construção dos que ainda não perceberam a escrita representando a fala Ela se caracteriza em dois níveis. No primeiro, as crianças procuram diferenciar o desenho da escrita, identificando o que é possível ler. Já no segundo nível, (este é um nível mais demorado, é bom saber): percebem a necessidade de uma quantidade mínima de letras para que alguma coisa esteja escrita (em torno de três). Para escrever, a criança utiliza letras aleatórias (geralmente presentes em seu próprio nome) e sem uma quantidade definida.
2-hipótese silábica – a criança começa a perceber que para cada parte falada (sílaba oral) ele pode grafar uma letra. Essa etapa pode ser dividida em dois níveis: no primeiro, chamado silábico, ela representa cada sílaba por uma única letra qualquer, sem relação com os sons que ela representa. No segundo, o silábico com valor sonoro, há um avanço e cada sílaba é representada por uma vogal ou consoante que expressa o seu som correspondente. O avanço nesta hipótese é menos demorado.
3-hipótese silábico-alfabética - corresponde a um período de transição no qual a criança trabalha simultaneamente com duas hipóteses: a silábica e a alfabética. Ora ela escreve atribuindo a cada sílaba uma letra, ora representando as unidades sonoras menores, os fonemas. Quando a escrita representa cada fonema com uma letra, diz-se que a criança se encontra na hipótese alfabética. Nesse estágio, os alunos ainda apresentam erros ortográficos, mas já conseguem entender a lógica do funcionamento do sistema de escrita alfabético.
        A Professora Vanessa demonstrando uma atividade  de teste da psicogênese, apresentou uma forma que favorece um resultado mais confiável, pois o aluno vai desenvolvê-lo através de um tema que foi bem explorado anteriormente, e as palavras que foram usadas neste teste, foram palavras que o próprio aluno usou na atividade motivadora e significativa para ele.
        Para esta atividade foi usado um conto da literatura infantil, bem explorado, interpretado e realizado o reconto oral pela turma toda. Em um outro momento a professora realizou o teste usando as palavras usadas pelos alunos no reconto. A Professora Vanessa lembrou a importância de observar como o aluno realiza o teste: se  faz buscando o conhecimento,  as construções interiores de sua escrita ou realizou de forma aleatória e distraída, isto também conta quando o professor vai analisar e identificar o nível da psicogênese em que se encontra seu aluno.
   DSC00004     O conto previamente trabalhado com a turma, na  atividade planejada, “A Professora Dona Fofa”  através do conto e reconto, em que a professora selecionou dentre as próprias palavras usadas pelos alunos, no reconto, as palavras que seriam usadas na psicogênese. Esta é uma atividade significativa e as palavras e frases contextualizadas.
 DSC00001   Durante a oficina, dois alunos participaram realizando o teste da psicogênese, após ouvirem a história lida pela professora  que retirou quatro palavras sendo a primeira dissílaba, a segunda polissílaba, a terceira trissílaba e quarta polissílaba.
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O aluno se encontra no nível silábico.

       Pediu para a criança escrever uma frase onde continha seu próprio nome e palavra dissílaba para que observasse se estava sendo conservado seu padrão de escrita.
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       A aluna se encontra no nível alfabetizada ou  ortográfica.
    A professora Vanessa finalizando a Oficina lembrou aos professores que a maior importância da psicogênese é promover atividades interventivas, principalmente, aos que necessitam avançar nas hipóteses e na sua construção da escrita ao nível da série cursada.
Oficina da Psicogênese da Aprendizagem na V Coordenação Coletiva Especial/2013
Escola Classe 02 do Arapoanga
 
Por: Sandra Dantas e Júlia Virginia de Moura  - SEAA (Equipe de Apoio á Aprendizagem)
 




























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