segunda-feira, 17 de junho de 2013

Oficina de Artes para Professores: “Afetividade e Estética na Expressão Artística”

DSC06569

Oficina de Artes – V Coordenação Coletiva /2013

“A verdade é que a arte não envelhece, porque o ser humano que

a contempla é sempre novo, ou terá um olhar outro e estará realizando

uma infinidade de leituras, porque infinita é a capacidade do homem de

perceber, sentir, pensar, imaginar, emocionar-se e construir

significações diante das formas artísticas”. (Martins, Picosque e Guerra, 1998)

        A arte como área do conhecimento na formação da criança, e as estratégias de ensino utilizadas, é uma linguagem universal, de importância sócio-histórico-cultural.

Os alunos demonstram que fazer e conhecer arte envolve muito mais que simplesmente pintar e desenhar, ainda que o objetivo maior da arte seja que o aluno conheça sua própria história. É através da arte que ele vai adquirir habilidades, valores sociais, histórico-culturais, com a ajuda de professores comprometidos que mesmo não tendo a graduação em arte, buscam o conhecimento, desejando formar cidadãos autônomos, críticos, reflexivos e sujeitos ativos na construção do seu conhecimento.

       DSC00040Com esse conhecimento que as Professoras Coordenadoras Pedagógicas Karine e Kátia elaboraram esta oficina de artes para os professores de 1º ao 5º Anos, na V Coordenação Coletiva Especial de 2013.

Através das artes, as crianças desenvolvem aspectos cognitivos, como:

1. Noções de volume e de espaço, percepções de cores pigmentos e de cores.

2. Luz, de texturas, organizações de formas, linhas, pontos, a ideia de profundidade, das dimensões bi e tridimensionais.

3. Estimulam, principalmente, aspectos afetivos e estéticos, pois as expressões artísticas da criança são permeadas de afetos e desafetos, dos desejos, das experiências negativas ou positivas de cada criança, tornando-as sensíveis ao outro, à natureza e os seus próprios sentimentos proporciona.

O aluno através das aulas de artes aprendem também:

DSC06482  DSC00094

· Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação.

· Conhecer e produzir algumas técnicas de pinturas através de materiais diversos.

· Expressar-se através da pintura utilizando diferentes combinações de cores.

Conhecer diferentes técnicas de pintura.

       Uma aula de artes não consiste apenas em distribuir materiais para que os alunos desenvolvam técnicas artísticas, mas antes é preciso que o professor trabalhe as cores, formas, tipos de materiais gráficos, sentimentos, coordenação motora fina, expressões fisionômicas.

       Após esse conhecimento prévio do que vai ser desenvolvido na aula de artes o professor pode iniciar as diversas técnicas, principalmente as que estimulam a criatividade como:

DSC06470  DSC00096

Tinta Guache e Barbante - Entregue uma folha de papel sulfite para cada criança e peça que utilizem na horizontal. Disponibilize pedaços de barbante de diferentes tamanhos. Solicite que os alunos passem cola em toda a superfície do papel e colem os fios de barbante como desejarem, formando desenhos. Depois que a colagem estiver seca, peça que pintem todos os espaços vagos entre os barbantes.

DSC00044  DSC06666

Pintura com as mãos-Como fazer: Use as mãos como carimbos e crie diferentes formas como: animais, árvores, peixes e etc..

DSC00047  DSC00049

DSC00050 DSC00053

Diversas artes com pratos de papelão – (como peixes)

- pratos de papel - tintas coloridas - olhos - cola - tesoura

Os pratos de papel são reciclados, os peixes decoram o ambiente e incentiva a reciclagem com criatividade nas crianças.

DSC00056  DSC00058

DSC00055  DSC00059

DSC00061  DSC00060

Branco no Preto – ou o contrário:

No papel branco usar o barbante par delinear formas, colar e pintar com tinta preta.

DSC00041

USANDO TINTA:

-Pintura com as pontas dos dedos.

-Molhar as pontas dos dedos na tinta várias cores e tocar no papel.

-Fazer desenhos com tinta e completar com lantejoulas.

-Fazer desenhos com cola e jogar brocal ou tinta glíter colorido.

-Recortar vários quadrados de diversas cores colar estes quadrados em um sulfite A3 no dia seguinte passar uma aguada com tinta.

-Dar vários triângulos coloridos, pedir que eles colem criando desenhos.

-Pintura de água na parede, água limpa e um pincel novo, peça para que eles pintem em folhas de papel A5.

MATERIAS:

Tintas a serem trabalhados:

Tinta a dedo - Tinta plástica

Lápis de cor – Cola - Tesoura. – Barbante –Giz – Carvão – Canetinha

TIPOS DE SUPORTES:

Sulfite - Papel Kraft – Cartolina – Laminado – Camurça - Color-set -Lixa

Ondulado – Dobradura

Trabalhos desenvolvidos pelos professores na Oficina de Artes:

DSC06664  DSC06665

   Os professores já iniciaram estas aulas de arte com seus alunos. A Professora Rosane Bueno – 3º Ano “E” - levou para sala de aula o tema Copa das Confederações ( evento esportivo internacional de futebol sediado no Brasil, agora, em Junho de 2013, usando diversas técnicas usadas na Oficina de Artes. Veja:

DSC06680  DSC06679

DSC06682  DSC06685

Artes na Sala de Aula

V Coordenação Coletiva Especial/2013

Escola Classe 02 do Arapoanga

 

Por: Sandra Dantas e Júlia Virginia de Moura – SEAA (Equipe de Apoio à Aprendizagem)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço virtual educativo, publicando as atividades da Escola, ficará mais rico com seu comentário, sugestão ou crítica. Deixe sua mensagem e volte sempre. E obrigada pela visita!