terça-feira, 20 de agosto de 2013

No Aniversário de Planaltina/DF – A Escola Pede a Preservação do Cerrado – Fauna e Flora

   DSC00205      Os alunos da Escola, em homenagem aos 154 Anos de Planaltina, levam para o desfile um pedido de preservação da fauna e flora do cerrado.Preservar um ecossistema é garantir, para uma região, vida em equilíbrio. A destruição de algumas espécies pode provocar o aumento populacional de outras, gerando, assim, desequilíbrios com consequências danosas a todos que habitam um determinado local. É também, através da proteção de um ambiente que se pode assegurar um maior volume e a melhoria da qualidade das águas, condições que hoje, se encontram ausentes em grande parte de nossos mananciais.Em ambientes preservados ganha a Natureza, portanto, todos ganham

   DSC00199   DSC00177 A Região Centro-Oeste concentra os três principais biomas do Brasil: Amazônia, Cerrado e Pantanal. Até pouco tempo, o desmatamento da Amazônia tirava o sono dos ambientalistas. Mas, com o sucesso das pressões internacionais sobre o agronegócio na região, as atenções estão agora voltadas para a preservação do Cerrado, que é um bioma extremamente vulnerável. "O cerrado está sem atenção das autoridades, está desprotegido. O risco de continuar a destruição de áreas naturais no cerrado é muito grande", diz Laurent Micol, coordenador executivo do Instituto Centro de Vida (ICV), com sede em Cuiabá (MT). E a tendência é, segundo ele, de aumento das pressões por mais terras. É que, nos próximos anos, "espera-se uma volta ao crescimento da demanda mundial por áreas agricultáveis, tanto para a produção de alimentos quanto para a produção de biocombustíveis, e isso significa uma pressão maior por espaço".

  DSC00170   DSC00198   

Cerrado (strictu sensu) - é a vegetação característica do cerrado, composta por exemplares arbustivo-arbóreos, de caules e galhos grossos e retorcidos, distribuídos de forma ligeiramente esparsa, intercalados por uma cobertura de ervas, gramíneas e espécies semi-arbustivas. 

     DSC00156   DSC00157 

         Além dos aspectos ambientais, o Cerrado tem grande importância social. Muitas populações sobrevivem de seus recursos naturais, incluindo etnias indígenas, quilombolas, geraizeiros, ribeirinhos, babaçueiras, vazanteiros e comunidades que, juntas, fazem parte do patrimônio histórico e cultural brasileiro, e detêm um conhecimento tradicional de sua biodiversidade. Mais de 220 espécies têm uso medicinal e mais 416 podem ser usadas na recuperação de solos degradados, como barreiras contra o vento, proteção contra a erosão, ou para criar habitat de predadores naturais de pragas. Mais de 10 tipos de frutos comestíveis são regularmente consumidos pela população local e vendidos nos centros urbanos, como os frutos do Pequi (Caryocar brasiliense), Buriti (Mauritia flexuosa), Mangaba (Hancornia speciosa), Cagaita (Eugenia dysenterica), Bacupari (Salacia crassifolia), Cajuzinho do cerrado (Anacardium humile), Araticum (Annona crassifolia) e as sementes do Barú (Dipteryx alata).

    DSC00172  Contudo, inúmeras espécies de plantas e animais correm risco de extinção.A espécie está ameaçada de extinção, principalmente pela destruição do habitat e caça ilegal e indiscriminada. Estima-se que 20% das espécies nativas e endêmicas já não ocorram em áreas protegidas e que pelo menos 137 espécies de animais que ocorrem no Cerrado estão ameaçadas de extinção. Depois da Mata Atlântica, o Cerrado é o bioma brasileiro que mais sofreu alterações com a ocupação humana. Com a crescente pressão para a abertura de novas áreas, visando incrementar a produção de carne e grãos para exportação, tem havido um progressivo esgotamento dos recursos naturais da região. Nas três últimas décadas, o Cerrado vem sendo degradado pela expansão da fronteira agrícola brasileira. Além disso, o bioma Cerrado é palco de uma exploração extremamente predatória de seu material lenhoso para produção de carvão.

     DSC00180                                                                                                                     DSC00178                                                                                                                                                                                                                                                 A    maioria dos    animais que vivem no Cerrado estão ameaçados em extinção, muitos   fatores estão relacionados diretamente com a extinção de diversas espécies de animais, fatores como, caça ilegal, desmatamento

DSC00197

e queimadas ilegais (afetam e destroem o habitat dos animais), contrabando entre outros. Mesmo que o Ministério do Meio Ambiente (www. mma.gov.br) promova estrategias para tentar conter o desmatamento ilegal, a caça e as queimadas, muitas especies correm grande risco de serem extintas.

    DSC00164    DSC00169 

DSC00159 

       

 

 

 

 

 

 

 

 

        Professores e alunos vestiram a camisa da preservação do cerrado e levaram para o desfile esse apelo, uma vez que cada um de nós temos essa responsabilidade. Educar os alunos quanto a preservação do meio ambiente é formar um adulto reponsável, é sensibilizar os pais, pois as crianças falam do que acreditam e mostrar com simbolismos tão evidentes em um desfile é uma forma de cada cumprir com o dever da autoconscientização e da viabilização do  conhecimento à todos, já que no simples gesto, muitas vezes impensado, de riscar um fósforo, de jogar pela janela do carro um toco de  cigarro, qualquer um pode ser responsável por uma incalculável destruição ecológica.

  DSC00170DSC00165

Escola Classe 02 do Arapoanga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço virtual educativo, publicando as atividades da Escola, ficará mais rico com seu comentário, sugestão ou crítica. Deixe sua mensagem e volte sempre. E obrigada pela visita!