quinta-feira, 15 de agosto de 2013

“O que posso comprar com meu dinheiro?” Sistema Monetário –Situações Problemas e Operações–2º Ano “C”

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“O que você pode comprar com o seu dinheiro ?”

     Com esta pergunta a prof.ª Dirce, do 2º Ano “C”, motivou os alunos  para uma aula de matemática sobre Sistema Monetário – Escambo – Situações – Problema (envolvendo as operações de adição e subtração) – e Educação Financeira. A pergunta se estendeu ao uso do dinheiro pelos pais: pagamento das contas (alimentação, vestuários, água, luz, telefone, prestações, lazer…)

    Registrando as respostas dos alunos, a professora acrescentou que o lazer, também depende das condições financeiras da pessoa, da família, e que tudo pode ser adquirido quando se faz uso correto do dinheiro sem gastos desnecessário.

    Com a finalidade de conhecer o cotidiano da vida familiar dos alunos e desenvolver atividades significativas, a professora orientou os alunos a fazerem uma entrevista com os pais sobre os ganhos e as despesas realizadas. Através das respostas foi traçado um perfil das condições sócio-econômicas das famílias.  Os alunos pesquisaram também os produtos, através de embalagens, usados em casa, na alimentação, limpeza, higiene…(ilustrações).

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     Desta maneira, a aprendizagem despertada nos alunos se tornou ativa e significativa vinculando o que acontece na escola com a vida cotidiana dos alunos.

Os objetivos da professora com  estas atividades  envolvendo  dinheiro foram:

  • Facilitar a vivência dos alunos de situações envolvendo o Sistema Monetário,
    identificando o real como unidade padrão, bem como suas cédulas e moedas.
  • Possibilitar o desenvolvimento de um olhar crítico sobre os diferentes produtos
    e serviços ofertados no mercado, refletindo sobre o consumismo desnecessário em
    confronto com as necessidades básicas reais.
  • Apontar a necessidade de planejar e priorizar gastos, a fim de racionalizar o
    consumo, desenvolvendo conceitos como orçamento familiar, pesquisa de preços
    e poupança.
  • Função das instituições bancárias.
  • Disponibilizar oportunidades para a construção de noções matemáticas a partir
    de diferentes fontes de informação, como panfletos de supermercado, anúncios na TV…
  • Estimular o raciocínio lógico-matemático pela resolução de situações problema
    envolvendo as operações de adição e subtração.

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      O dinheiro como valor de troca de bens, serviços e produtos foi conhecido através das notas e cédulas que constituem a moeda brasileira ( o Real)  destacadas do livro didático.Cada criança passou a possuir uma quantidade determinada pela professora, que seria usada no mini mercado que foi estruturado pela turma. Antes das atividades práticas a professora contou como acontecia, antigamente, a troca, o escambo e a história do surgimento do dinheiro.

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      Os alunos,de embalagens de produtos encontrados em casa, montaram  um mini mercado – “Mercado do Povo”-  para fazerem simulação de compra. Com toda a estrutura: prateleiras com as embalagens, o Caixa,  o Segurança. A ideia do Banco surgiu quando alguns de esqueceram em casa as notas e moedas (reprodução do dinheiro- cédulas e  moedas sem valor), com   fins de empréstimo. 

     Os mecanismos da oferta e da procura, como surgiu o salário, como funcionam os bancos, foram pontos importantes para esta atividade.

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Sobre escambo:

       Os povos primitivos faziam seu comércio na forma de escambo, e ainda hoje, entre os índios e alguns grupos africanos, esse sistema é usado. No Brasil. As trocas entre os índios do litoral os índios davam o pau-brasil aos portugueses, franceses e espanhóis em troca de mercadorias como facas, machados e quinquilharias (espelhos, colares, pentes e miçangas).

    Após as atividades no “Mercado do Povo”, as compras que os alunos realizaram foram contadas para a professora que selecionou algumas e todos registraram no caderno, realizando as operações de adição e subtração.

   O dever de casa; atividades contidas no livro didático.

   “ Foi  uma atividade muito divertida para os alunos”, relata a professora Dirce,…  “ em que não perceberam que era uma aula, sendo o importante o conhecimento e descobertas que fizeram, e estão  sempre pedindo para “brincar” novamente de mercadinho. Com o projeto Escambo da escola,  vai haver uma continuidade nos  avanços dos conteúdos de matemática e educação financeira”.

Parabéns aos alunos do 2ºAno “C” e à prof.ªDirce !!

Por: Júlia Virginia de Moura e Sandra Dantas – SEAA – Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem

 

 

 

 

 

 

 

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