domingo, 21 de abril de 2013

Contação de histórias - alunos do 5º Ano–““Era uma vez um Macaco Engraçado…”- I Mostra Cultural–

DSC01432

          Quando a professora Geniane do 5º Ano “J” anunciou aos alunos que deveriam fazer um trabalho para ser apresentado na I Mostra Cultural aos pais e toda a escola, os alunos que já alguns conceitos de cultura, questionaram que tipo de cultura e o que era Mostra. A Professora apresentou o conceito de cultura como “... o conjunto de manifestações artísticas, sociais, linguísticas e comportamentais de um povo ou civilização. Especificando: fazem parte da cultura de um povo as seguintes atividades e manifestações: música, teatro, a arte em todas as suas expressões, rituais religiosos, língua falada e escrita, mitos, hábitos alimentares, danças, arquitetura, invenções, pensamentos, formas de organização social, etc.”

        A primeira ideia que surgiu no pensamento da maioria dos alunos foi a “Contação de Histórias” apresenta em sala de aula pela Caravana Buritis, que os deixou maravilhados: poderiam fazer essa apresentação artística? Claro – respondeu a professora Geniane – e vocês acham que podem fazer isso, tendo visto apenas uma vez?

        Concordando, os alunos, com ajuda da professora, partiram á procura do tema, da história, e daí pra frente, a professora ficou surpreendida com o domínio da arte de contar histórias através uma linguagem artística, de uma caracterização própria, usando a musicalização, objetos sonoros, dança e movimentos... e essa surpresa foi passada a todos, durante a apresentação na I Mostra Cultural, que silenciosos e atentos a todos os movimentos dos pequenos artistas, se divertiram e se encantaram. Silencio quebrado somente pelas risadas e aplausos que a apresentação despertava...

        Os alunos escolheram, dentre os inúmeros livros da literatura infantil que já tinham lido, “Era Uma Vez Um Macaco Animado...” da autora Bia Villela – coleção SIM EMOÇÕES – Edit. Saraiva

clip_image001

         Um macaco, que não gosta de ficar parado, entra em várias confusões na floresta onde mora, e apresenta todas as suas emoções como: animação, paixão, diversão, medo, encantamento, curiosidade, ansiedade, nervosismo, diversão... para o leitor ou expectador, como aconteceu na representação dos alunos.

DSC01426 DSC01427 A

A história do Macaco Engraçado não poderia ter sido contada de outra forma, prá ficar bem engraçada e divertida, precisou de um grupo de alunos, que além de divertida e engraçada ficou também animada:O aluno Marcos 13 anos(camiseta vermelha) tocou pandeiro  dando rítmo aos momentos mais animados ou dramáticos.

        Moisés 11 anos (bermuda azul) foi o grande “contador” da  história. Kelly 11anos, Lorrany 11 anos e Lauana 12 anos participaram representando o irmão menor do macaco animado e os outros animais da floresta, foram  as coadjuvantes do personagem principal, sabe quem?

        Só poderia ser:  João Quintino 11 anos (bermuda verde)representou o macaco animado, e põe animado nisso : tanto o macaco quanto o ator estavam prá lá de animados e a plateia mais animada ainda. Quem  não viu, perdeu!! Sensacional!!

DSC01428 DSC01434

       Andriele 10 anos (saia vermelha e chapéu)chocalho, acompanhando o pandeiro do Marcos, para  o acompanhamento rítmico ficar mais sensacional. Foi muito “show”. Os pais, aluno e professores curtiram muito!

       Parabéns á professora Geniane e aos seus alunos que deram um “show” de representação na contação de histórias: verdadeiros artista, mostrando a cultura brasileira através da literatura infanto- juvenil!!

DSC01435 DSC01436









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço virtual educativo, publicando as atividades da Escola, ficará mais rico com seu comentário, sugestão ou crítica. Deixe sua mensagem e volte sempre. E obrigada pela visita!