segunda-feira, 22 de abril de 2013

Matemática para o 1º Bloco Inicial do Bia - IV Coordenação Coletiva Especial

Interdisciplinando e dinamizando um aula de ciências sobre os animais, de onde serão coletados dados para formação de numerais, quantificação, sistema de numeração decimal, e situações-problemas, envolvendo adição e subtração, com uso da sapateira, foi a demonstração que a Coordenadora Pedagógica Adriana demonstrou aos professores do 1º Bloco do Bia, na IV Coordenação Especial .

A Coordenadora Adriana iniciou a execução de seu plano de aula, esclarecendo aos professores que uma turma motivada de forma significativa está pronta para desenvolver o conhecimento sobre o conteúdo curricular que o professor tenha planejado para sua aula, principalmente para as aulas de matemática, onde os dados que serão trabalhados tem que ser significativos para o aluno, fazer parte de seus interesses, e estar envolvidos no seu cotidiano.

O terma escolhido foi Animais – Espécies.

Materiais para esta aula:

  1. Uma sapateira – com canudinhos e borrachinhas para amarrá-los

    2- Tabela de números de 1 à 100

  2. Uma lista contendo nomes dos animais ( nomes, nomes com imagens, ou miniaturas de plástico, de todas as espécies: aves, mamíferos, répteis, insetos…)

Estratégias

Colocar a tabela com todos os nomes de animais, ou distribuir miniaturas à turma dividida em grupos.

Deixar que os alunos falem sobre os animais, contem histórias, falem dos seus animais domésticos. Provocar discussões sobre as características de cada um.

Distribuir á cada grupo uma folha de cartolina , contendo apenas o título da espécie e solicitar que escrevam, retirando da lista de animais fixada na lousa, os animais da espécie solicitada ao seu grupo.

Solicitar o total de animais de cada espécie encontrada, registrando o número num canto da cartolina. Todas as cartolinas de todos os grupos serão fixadas na lousa.

Com os dados colhidos desta atividade a professora vai realizar com os alunos:

*Atividade realizada com os professores

Quantidades: maiores que, menores que; correlacionar com canudinhos e introduzir , ou fixar o conhecimento adquirido do sistema de numeração decimal. (sempre usando a tabela de números de 1 a 100: identificando o numero, o anterior e o posterior)

Após esta atividade de relacionar números e quantidades na sapateira, a professora vai provocar a construção de situações-problemas, usando os animais representados pelos canudinhos na sapateira, e provocar a solução, realizando operações de adição e subtração.


Importante

Este momento em que se constrói situações-problemas, oralmente, informalmente é o grande momento de escolher alguns e registrar da forma como foram construídos, com o objetivo de que o aluno entenda enunciados (quando for solucionar situações-problemas já formulados) e assim saberá como será solucionado. O aluno que constrói um enunciado de um problema nunca vai fazer a “famosa pergunta”: é de mais? ou é de menos? é de tirar? ou é de juntar? Quando um aluno faz essa pergunta, a tendência do professor é achar que o aluno está com “preguiça de pensar”. Na verdade ele “não tem a menor ideia de qual operação vai usar para solucionar o problema, porque, simplesmente ele não entende, esse é um conhecimento que não foi construído por ele.

Após o desenvolvimento desta atividade as Coordenadoras do Bloco Inicial do Bia encerrou com os professores conhecendo, manuseando, jogando e explicando diversos “Jogos Matemáticos” para desenvolvimento do raciocínio lógico.

Estas atividades foram desenvolvidas na IV Coordenação Coletiva Especial /2012 - Escola Classe 02 do Arapoanga – Planaltina-DF













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço virtual educativo, publicando as atividades da Escola, ficará mais rico com seu comentário, sugestão ou crítica. Deixe sua mensagem e volte sempre. E obrigada pela visita!