domingo, 21 de abril de 2013

“Pequenos Escritores” e Jogos “Raciocínio Lógico Matemático” 4º Anos- I Mostra Cultural

DSC04135 “Cada aluno deve ser  capaz de interpretar diferentes textos que circulam socialmente, de assumir a palavra e, como cidadão, de produzir textos eficazes nas mais variadas situações” (1998, p. 19). Para o desenvolvimento dessas habilidades, o trabalho com textos é visto como algo essencial, uma “unidade de ensino” importantíssima que serve de instrumento fundamental para a aprendizagem”PCNs

    Conscientes da importância que seus alunos se capacitem na  leitura e escrita, sem deixar que o raciocínio lógico matemático fique em segundo plano, é que as professoras dos 4º anos Matutino e Vespertino: Kátia ( 4º Ano “B”), Josiane (4º Ano “C”  e Tatiane 4º “J” ) selecionaram os trabalhos dos alunos, em diversos gêneros literários e jogos matemáticos trabalhados durante todo o ano  letivo  para serem expostos aos visitantes da I Mostra Cultural da Escola.

DSC04129  4º Ano “J” – Professora Tatiane

“Interagir pela linguagem significa realizar uma atividade discursiva: dizer
alguma coisa a alguém, de uma determinada forma, num determinado
contexto histórico e em determinadas circunstâncias de interlocução. Isso
significa que as escolhas feitas ao produzir um discurso não são aleatórias –
ainda que possam ser inconscientes –, mas decorrentes das condições em
que o discurso é realizado (PCN, 1998, p.20−21)”

DSC04133

Através de “quadrinhos” a educação inclusiva no 4º Ano “J” – professora Tatiane foi a flexibilização dos conteúdos – na escrita e leitura: avanço nas hipótese da psicogênese.

DSC04130

Conto, poesia, notícia, parlenda, fábula, bilhete, carta, cartão...  produções, reproduções, escrita espontânea, autocorreção, correção individual, e reescrita no produto final.Como todos  bem sabem, os gêneros textuais devem ser apresentados e trabalhados na sala de aula para ensinar a turma a ler, produzir bons textos, reconhecer os diversos aspectos da linguagem escrita e explorar as normas gramaticais e ortográficas. E ao longo do ano letivo o resultado deste trabalho foi perceber o prazer de ler e escrever despertando nos alunos.

DSC04131

DSC04137

4º Ano “J” – professora Tatiane

        E mais do que aprender e gostar do que aprendeu para essas turminhas é importante mostrar prá todo o mundo, e principalmente os pais, na I Mostra Cultural.

DSC03598

4º Ano J – Vespertino – Professora Tatiane

4 Ano B – Matutino – professora Kátia

DSC03569

       Através do Baú de Leitura– que foram lidos, á escolha, de acordo com a curiosidade pela capa, pelo título, pelas ilustrações, os alunos do 4º Ano “B” Matutino fizeram , também uma belíssima apresentação de seus trabalhos literários!

DSC03570

DSC04122 DSC04121

DSC04123 DSC04124

DSC04125 DSC04119

COMO SER EXCELENTES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço virtual educativo, publicando as atividades da Escola, ficará mais rico com seu comentário, sugestão ou crítica. Deixe sua mensagem e volte sempre. E obrigada pela visita!