segunda-feira, 22 de abril de 2013

Sala de Recursos e SEAA promovem “Sensibilização à Inclusão”

DSC01298

                                    Convites Individuais aos professores

As professoras especialistas Marilene Francisco e Ieda Nunes, a pedagoga Julia Virginia de Moura (SEAA)  com o apoio da Equipe Gestora: Georgina Lopes, Gisele Costa e a Supervisora Pedagógica Franci Barros promoveram um encontro com o grupo de professores, em  Coordenação Coletiva, de “Sensibilização à Inclusão”, evento que já faz parte da série de trabalhos coletivos  em formação continuada da escola, no início de cada ano letivo.
DSC01306
A Supervisora Pedagógica Franchi Barros faz a abertura do evento.

Momento de   reflexão sobre a mensagem:DSC01326
  A gente pode
       morar numa cada mais ou menos
        numa rua mais ou menos
        numa cidade mais ou menos.
  A gente pode dormir numa cama mais ou menos
                      comer um feijão mais ou menos
                       ter um transporte mais ou menos.
     E até ser obrigado a acreditar mais ou menos no futuro.
  A   gente pode olhar em volta e sentir que tudo está mais ou menos.
                      Tudo Bem!
                  O que a gente não pode, mesmo, nunca, de jeito nenhum :
                                          é amar mais ou menos,
                                          é sonhar mais ou menos ,
                                          é namorar mais ou menos,
                                          é ser amigo mais ou menos,
                                          é ter fé mais ou menos,
                                          é acreditar mais ou menos.
      Senão a gente corre o risco de se tornar uma pessoa mais ou menos!
                                                                                            Chico Xavier
DSC01308
A professora Marilene Francisco faz um resumo do que consistirá este encontro:
1-Atribuições e formas de atendimento do SEAA, apresentação da  pedagoga da escola;
2- Conhecendo os Transtornos e Síndromes e como trabalhar com os alunos , pelas professoras especialistas Ieda Nunes e a Marilene Francisco;
3 – Da Teoria á Prática : apresentação de um plano de aula para um turma de Educação Inclusiva – com recursos pedagógicos adaptados, apresentado  pela pedagoga;
4-Exposição de matérias e jogos pedagógicos para serem usados nos planejamentos das turmas inclusivas;
5- Avaliação, pelas professoras, sobre o momento de sensibilização e formação continuada.

SEAA     - Serviço Especializado de Apoio á Aprendizagem

Após este momento de reflexão a representante do SEAA expôs seu plano de trabalho, nos atendimentos, interventivos/avaliativos dos alunos em situações de queixas escolares, explicando e dando ênfase que a principal função da pedagoga não é  avaliar para diagnosticar alunos com transtornos cognitivos, mas através dos vários projetos interventivos, em parceria com os professores e com a família, ajudar os alunos encaminhados, ter um desempenho melhor em sala de aula, saindo da situação de dificuldade. O psicodiagnóstico, quando então serão envolvidos a psicóloga do SEAA, e se necessário, outros profissionais da área médica, acontecerá em última instância.

DSC01309

  • Os atendimentos       do    SEAA
       Alunos com queixas escolares:  

  •      -Projeto” Resgatando a  Autoestima”
  •   - Projeto “Contos de Fadas”
  • -Projeto “Musicalidade e Aprendizagem”
  • Avaliações pedagógicas : alunos do 3º ao 5º Ano.
       “ Oficinas de Psicomotricidade e Autoestima”, “Oficinas de Desenvolvimento da Autonomia, Independência e Maturidade”: turmas de alunos do 1º ao 2º Ano.

                                      Sala de Recursos

A PDSC01308professora Marilene Francisco explicou como são feitas as Adaptações Curriculares aos professores de turmas inclusivas, falou sobre as atribuições da Sala de Recursos como um ambiente onde o ANEE vai receber complementação ou suplementação curricular específica de acordo com as necessidades de cada um .Um trabalho que a sala de recurso realiza junto com as  famílias e professores.
        Conceituou as principais síndromes e deficiências e como trabalhar com esses alunos nas salas de aula inclusivas:

Deficiência Mental, Deficiência Múltipla, Visual, Auditiva, Deficiência Física e Altas Habilidades. Apresentou também os projetos que serão trabalhados na sala de recursos:"Projeto Para Gostar de Ler”, "Oficina Fazendo Arte com Arte","Projeto Uma Palavra Puxa a Outra".

A Síndrome de Down, TGD, Síndrome de Rett, Asperger e Autismo Clássico foram apresentadas pela professora especialista Ieda Nunes

DSC01330que demonstrou como se formam os cromossomas da Síndrome de Down e sobre as formas de trabalhar com esses alunos. Apresentou os projetos que serão trabalhados ao longo do ano letivo: Projeto "Brincando com Palavras" e "Oficina Fazendo Arte com Arte".

DSC01299 DSC01300

E unindo a teoria á prática a pedagoga Julia Virginia de Moura fez a demonstração de um plano de aula para Educação Inclusiva – 3º Ano das Séries Iniciais – Adaptação Curricular, com flexibilização dos recursos didáticos. Língua Portuguesa – leitura e escrita, conto e reconto - em Literatura Infanta-Juvenil. Veja o vídeo:










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço virtual educativo, publicando as atividades da Escola, ficará mais rico com seu comentário, sugestão ou crítica. Deixe sua mensagem e volte sempre. E obrigada pela visita!