Convites Individuais aos professores
As professoras especialistas Marilene Francisco e Ieda Nunes, a pedagoga Julia Virginia de Moura (SEAA) com o apoio da Equipe Gestora: Georgina Lopes, Gisele Costa e a Supervisora Pedagógica Franci Barros promoveram um encontro com o grupo de professores, em Coordenação Coletiva, de “Sensibilização à Inclusão”, evento que já faz parte da série de trabalhos coletivos em formação continuada da escola, no início de cada ano letivo.
A Supervisora Pedagógica Franchi Barros faz a abertura do evento.
Momento de reflexão sobre a mensagem:
A gente pode
morar numa cada mais ou menos
numa rua mais ou menos
numa cidade mais ou menos.
A gente pode dormir numa cama mais ou menos
comer um feijão mais ou menos
ter um transporte mais ou menos.
E até ser obrigado a acreditar mais ou menos no futuro.
A gente pode olhar em volta e sentir que tudo está mais ou menos.
Tudo Bem!
O que a gente não pode, mesmo, nunca, de jeito nenhum :
é amar mais ou menos,
é sonhar mais ou menos ,
é namorar mais ou menos,
é ser amigo mais ou menos,
é ter fé mais ou menos,
é acreditar mais ou menos.
Senão a gente corre o risco de se tornar uma pessoa mais ou menos!
Chico Xavier
A professora Marilene Francisco faz um resumo do que consistirá este encontro:
1-Atribuições e formas de atendimento do SEAA, apresentação da pedagoga da escola;
2- Conhecendo os Transtornos e Síndromes e como trabalhar com os alunos , pelas professoras especialistas Ieda Nunes e a Marilene Francisco;
3 – Da Teoria á Prática : apresentação de um plano de aula para um turma de Educação Inclusiva – com recursos pedagógicos adaptados, apresentado pela pedagoga;
4-Exposição de matérias e jogos pedagógicos para serem usados nos planejamentos das turmas inclusivas;
5- Avaliação, pelas professoras, sobre o momento de sensibilização e formação continuada.
SEAA - Serviço Especializado de Apoio á Aprendizagem
Após este momento de reflexão a representante do SEAA expôs seu plano de trabalho, nos atendimentos, interventivos/avaliativos dos alunos em situações de queixas escolares, explicando e dando ênfase que a principal função da pedagoga não é avaliar para diagnosticar alunos com transtornos cognitivos, mas através dos vários projetos interventivos, em parceria com os professores e com a família, ajudar os alunos encaminhados, ter um desempenho melhor em sala de aula, saindo da situação de dificuldade. O psicodiagnóstico, quando então serão envolvidos a psicóloga do SEAA, e se necessário, outros profissionais da área médica, acontecerá em última instância.
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Os atendimentos do SEAA
Alunos com queixas escolares: - -Projeto” Resgatando a Autoestima”
- - Projeto “Contos de Fadas”
- -Projeto “Musicalidade e Aprendizagem”
- Avaliações pedagógicas : alunos do 3º ao 5º Ano.
“ Oficinas de Psicomotricidade e Autoestima”, “Oficinas de Desenvolvimento da Autonomia, Independência e Maturidade”: turmas de alunos do 1º ao 2º Ano.
Sala de Recursos
A Pprofessora Marilene Francisco explicou como são feitas as Adaptações Curriculares aos professores de turmas inclusivas, falou sobre as atribuições da Sala de Recursos como um ambiente onde o ANEE vai receber complementação ou suplementação curricular específica de acordo com as necessidades de cada um .Um trabalho que a sala de recurso realiza junto com as famílias e professores.
Conceituou as principais síndromes e deficiências e como trabalhar com esses alunos nas salas de aula inclusivas:
Deficiência Mental, Deficiência Múltipla, Visual, Auditiva, Deficiência Física e Altas Habilidades. Apresentou também os projetos que serão trabalhados na sala de recursos:"Projeto Para Gostar de Ler”, "Oficina Fazendo Arte com Arte","Projeto Uma Palavra Puxa a Outra".
A Síndrome de Down, TGD, Síndrome de Rett, Asperger e Autismo Clássico foram apresentadas pela professora especialista Ieda Nunes
que demonstrou como se formam os cromossomas da Síndrome de Down e sobre as formas de trabalhar com esses alunos. Apresentou os projetos que serão trabalhados ao longo do ano letivo: Projeto "Brincando com Palavras" e "Oficina Fazendo Arte com Arte".
E unindo a teoria á prática a pedagoga Julia Virginia de Moura fez a demonstração de um plano de aula para Educação Inclusiva – 3º Ano das Séries Iniciais – Adaptação Curricular, com flexibilização dos recursos didáticos. Língua Portuguesa – leitura e escrita, conto e reconto - em Literatura Infanta-Juvenil. Veja o vídeo:
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