quinta-feira, 15 de agosto de 2013

A Escola se prepara para a homenagem aos 154 Anos de Planaltina

DSC07289 Toda a escola se movimenta para o desfile, no dia 18 de Agosto, em homenagem ao 154 Anos da cidade de Planaltina.

Breve História de Planaltina – DF

A data oficial da fundação de Planaltina é 19 de agosto de 1859, mas há relatos de alguns historiadores que a cidade possua mais de 200 anos. Sua área é de 1.534,69 km e sua população atual é de 230.000 habitantes.
Planaltina é uma cidade de grande riqueza cultural e histórica prova é o Museu Histórico e Artístico da cidade que guarda vivos os registros de uma população que com muito trabalho ajudaram a construir a capital do País.
Assim como as outras cidade do DF, Planaltina sofreu grandes alterações e expansão demográfica desde sua  criação original. Hoje não é mais apenas uma cidade dormitório e vive de suas riquezas, como as geradas pelos comércios aqui instalados e da exploração da sua rica agricultura e pecuária.
Planaltina goza de grande beleza natural com seus parques, rios e cachoeiras, sem falar que é um dos mais  importantes  berços culturais. Temos o Vale do Amanhecer, maior comunidade exotérica do país, maior teatro a céu aberto do mundo com a encenação da paixão de Cristo no Morro da Capelinha, Festa do Divino Espírito Santo e Folia de Reis. A agricultura de nossa região abastece grande parte do DF e ainda exportamos para vários outros Estados e Países.
Os documentos existentes não indicam a data exata da fundação de Planaltina, embora acredita-se que seja 1790.

Segundo a tradição oral, o primeiro nome do povoado foi Mestre D'armas, devido ao fato de que na região se instalara um ferreiro, perito na arte de concertar e manejar armas que recebeu o título de Mestre, expressão que passou a identificar o local.

Atribui-se, entretanto, a fundação do núcleo em que se originou Planaltina a José Gomes Rabelo, fazendeiro que se transferiu da então Capital da Província de Goiás para a Lagoa Bonita, estendendo posteriormente suas posses até à morada do "Mestre D'armas".

Sua área é de 1.534,69 km² e sua população é de 230.000 habitantes.

Informações do PortalEdiguias - http://www.portalediguias.com.br/planaltina_df/historia_planaltina_df.html

   Equipe Gestora, Supervisão Pedagógica, Professores, Alunos preparam para as comemorações do aniversário da cidade. O tema que a escola vai levar para o desfile é um retrato da fauna e flora da região e sua preservação: simbolizando a flora, as maravilhosas flores do cerrado que florescem nesta temporada de seca – Ipês Amarelos, Rosa. Branco e Roxo. Ipê-do-cerrado é um dos nomes populares da Tabebuia ochracea (Cham.) Standl. 1832, nativa do cerrado brasileiro A Flor-do-cerrado (Calliandra dysantha) , também conhecida como Caliandra.

    DSC07350  DSC07341 

DSC07345 DSC07347

DSC07351  DSC07330

   Espécies ameaçadas como a onça-pintada, o tatu-canastra, o lobo-guará, a águia-cinzenta e o cachorro-do-mato-vinagre, entre outras, ainda têm populações significativas no Cerrado, reafirmando sua importância como ambiente natural. Todavia, espécies exclusivas do Cerrado, como o tamanduá-bandeira, estão na lista dos animais brasileiros ameaçados de extinção. E a escola vai levar para o desfile o pedido pela preservação da fauna e da flora do cerrado.

DSC07360 DSC07355DSC07328  

Todos os alunos ouvem e aprendem o Hino de Planaltina :

HINO DE PLANALTINA

Quando o Novo Bandeirante

acordou o Brasil Gigante

Do seu sono secular

A semente pequenina

Neste solo a vicejar

Bem no alto da colina

Tu ergueste Planaltina

A Pedra Fundamental!

Tu és um marco de Glória

No grande Livro da História

Da Redenção Nacional

REFRÃO

Planaltina, Cidade Pioneira

Velho berço de um Novo Porvir

É de ti que a Nação Brasileira

Viu Brasília nascer a sorrir!

Tua briosa juventude guarda a virtude

De seus velhos ancestrais

O escudo em seu peito

É símbolo perfeito

De seus nobres ideais

Letra: Delphino Spezia

Parabéns Planaltina pelos seus 154 Anos!!

Escola Classe 02 do Arapoanga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço virtual educativo, publicando as atividades da Escola, ficará mais rico com seu comentário, sugestão ou crítica. Deixe sua mensagem e volte sempre. E obrigada pela visita!