sábado, 7 de dezembro de 2013

Projeto Escambo - “o pensamento lógico matemático e o senso de valor”–Turmas de 1º ao 5º Ano

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     As crianças pequenas hoje, pela insegurança e vários outros problemas urbanos, não tem acesso às atividades de compra envolvendo dinheiro e  cálculos. As gerações do Século XX vivenciavam pequenas experiências  como ir à Panificadora e comprar para o café da manha o leite, o pão, por exemplo, e se familiarizavam com notas e moedas  adquirindo o senso de valor desde cedo.

     Hoje as experiências com dinheiro consistem, em sua maioria, na compra de lanche na lanchonete próxima da escola, e os pais abandonaram o hábito de dar dinheiros aos filhos, hábito  que tiveram quando crianças.

     Atividades pedagógicas com o sistema monetário se tornaram muito abstratas, fora da realidade dos alunos e sem significação, tornando sua compreensão muito difícil.

     No dia a dia, em quase todas as atividades que realizamos são envolvidas com dinheiro e cálculos. Quando pagamos ao cobrador do ônibus  a passagem,  o  simples fato de tomar um refrigerante fora de casa,  quando vamos ao supermercado ou quando utilizamos os alimentos que lá compramos, também estamos utilizando conceitos matemáticos. Mostrar aos alunos essa proximidade entre os conceitos e a prática é fundamental para que o aprendizado seja realmente significativo.

    De tudo isso surgiu o “Projeto Escambo, idealizado pela Supervisora Pedagógica Franci Barros que fala da importância do projeto  para todas as turmas de 1º ao  5º ano da Escola:

clip_image002O Projeto Escambo é muito importante para que nossos alunos tenham essas experiências e percebam  a importância e o uso correto do dinheiro em situações reais e significativas.”

clip_image003O Projeto Escambo teve início em agosto  quando cada professor das turmas de 1º ao 5º ano recebeu 500 escambos. Os escambos foram constituídos de  cédulas com impresso personalizado que representavam diversos  valores e  foram concedidos aos alunos no decorrer destes 5 meses. Cada professor usou  um ou mais critérios, de acordo com as necessidades de suas turmas, para conceder os escambos aos alunos. Estes critérios variavam desde a premiação por disciplina como por ativclip_image004idades pedagógicas importantes com fins de motivação. As premiações foram individuais e o professor registrava a quantidade de escambos recebida por cada aluno para que na culminância pudessem ser usados. A culminância é o ápice do projeto em que os escambos foram usados para comprar guloseimas, comprar ingressos para uso de brinquedos (Cama Elástica, Guerra de Cotonetes, Touro Mecânico, Boca do Palhaço…), ou comprar brinquedos seminovos no bazar.

     Um dia de compras e diversão, em que o senso de  valor monetário assim como o senso dos valores morais, em que os alunos percebem quem serem produtivos, realizar as tarefas escolares, ter um comportamento bom são compensadores no momento em que puderam (os que ganharam maiores quantidades de escambos),  ter acesso aos brinquedos com maior valor em escambos, como por exemplo, se divertir no touro mecânico que somente os alunos com maior quantidade  de escambos poderiam brincar. Vejam a tabela de troca de escambos.

clip_image005      A professora Dirce do 2º Ano trabalhou com seus alunos dessa forma: colocou em sua sala de aula, após combinar com os alunos, uma tabela de código dos valores dos escambos, junto á uma listagem com o nome de cada um  dos alunos,   para  pudessem acompanhar quantos escambos teriam, à medida que foram ganhando.

     Na véspera da festa  a professora Dirce levou para cada uma das meninas uma bolsinha  e uma carteira, para os meninos, de E.V.A., confeccionadas por ela. A festa já havia começado na sua sala. Distribuiu os escambos aos alunos para que guardassem, começando pelos que haviam ganhado mais, parabenizando-os.

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Os alunos da professora Dirce recebem os escambos:

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    Enfim o grande dia: “A Festa do Escambo” – os alunos do turno matutino foram acompanhados pelos seus professores na compra de ingressos, guloseimas e brinquedos, enquanto os professores do turno vespertino atendiam nas diversas barracas. Terminado o período determinado, entraram os alunos do vespertino que acompanhados pelos seus professores eram atendidos nas diversas barracas pelos professores do turno matutino. E a festa foi um sucesso! Vejam as imagens:

Comprando brinquedos no bazar:

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Imaginem a alegria de comparem seus próprios brinquedos!!!

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Maça do Amor. Barraca do Pastel… muitas delicias!!!

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E os brinquedos? Muito bom, bom demais!!

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Essa  é a Toca do Coelho! Do Coelho ou do Preá???

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Essa foi uma grande festa pedagógica! Aprendendo da forma mais gostosa e divertida!!

Parabéns á todos os organizadores, professores, profissionais de apoio e á todos os alunos, sem eles não haveria festa!!

Escola Classe 02 do Arapoanga – Gestão: Georgina Lopes e Vanessa de Oliveira

por:

Júlia Virginia de Moura – Pedagoga

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