sexta-feira, 14 de junho de 2013

Oficina:Práticas de Linguagem Escrita e Oral–1º, 2º e 3ºAnos

V Coordenação Coletiva Especial/2013

DSC06598

      Esta Oficina foi apresentada pela Supervisora Pedagógica da Escola Franci Barros e pela convidada Professora Maria dos Anjos – professora especialista das Salas de Recursos das Escolas Classe Rajadinha e Frigorífico  para professores  das turmas  1º, 2º  e 3º Anos, no período da manhã, e no período da tarde para professores das turmas de 5º e 4º Anos.

DSC06423  DSC06422

Alfabetização

Quando o ensino das primeiras letras é dissociado dos usos da leitura na vida social, muitas vezes o aluno conclui que se aprender a ler e  a escrever para passar de ano é para copiar os exercícios dado pela professora. No entanto se a alfabetização for conduzida de forma a demonstrar que a leitura e a escrita tem função aqui e agora, e não apenas num futuro distante, é provável que o individuo sinta-se motivado para o esforço que a aprendizagem exige.”

        A alfabetização sendo reconhecida como um processo que pode  acontecer de forma natural quando é mediada, pelo professor, dentro das vivências do aluno, quando  percebe que ler e escrever são ações que estão associadas as atividades do seu dia a dia. Por exemplo: ler a letra de uma música, o título do desenho animado,da novela infantil da TV,  que são de sua preferência: endereço de sua casa, a linha de ônibus que usa para se transportar para escola e outros locais, dentro da própria escola: murais,cartazes, número nas portas da sala de aula, o nome da escola na fachada, dentre outros. De onde se conclui que ler e escrever precisa ter significado para o aluno.

     Identificar as atividades do cotidiano dos alunos, seja realizando um passeio pela comunidade ou provocando a expressão de suas preferências, para que eles sinalizem onde estão seus interesses em aprender a ler e escrever:supermaia eixo

   via  images 

   carr placas

 

cep  ec02

mapa

       O documento de identidade da criança contem uma riqueza de informações textuais: palavras, de pessoas, locais, (uso de letras maiúsculas e minúsculas), números (que podem ser trabalhados: orientação espaço/temporal, noções de maior e menor, mais e menos, gráficos, relação de quantidades, desenvolvimento do pensamento lógico matemático (construção de situações problemas orais ou registrados, fatos fundamentais de adição e subtração) dentre outros.

cart  certi  ´

ident

             Outra prática  muito importante que foi proposta nesta oficina, é a leitura diária que o professor deve tornar uma hábito: sempre lê alguma coisa significativa como:

  • notícias em jornais (notícias de interesse geral, como a Copa das Confederações tão atual), sobre o clima na região (o frio excessivo, falando das estações do ano), artigos de programas sociais como o “desarmamento infantil”;
  • um conto da literatura infantil;
  • um bilhete que vai para os pais sobre assuntos da escola;
  • um resumo do capítulo do dia anterior da novelinha que estão assistindo (provocando comentários), atualmente, a novela Carrossel;
  • uma poesia, uma anedota, uma adivinhação, um trava-línguas…

       Essa diversidade de leituras feitas pelo professor vão, naturalmente, fazer com que a turminha perceba que tudo que se vê, se fala, ou se ouve, pode ser escrito e lido, e que é importante estar registrado pela escrita porque sempre se pode rever e informar.

      Dessas informações escritas e lidas em sala de aula, tirar palavras, frases e textos, usando o alfabeto móvel, desenvolver a construção da escrita e da leitura, com  as letras e sua sonorização(fonemas e grafemas), quantidades de letras, de sílabas ( usando o jogo da boquinha) para formar o pensamento silábico, do silábico ao alfabético, ao ortográfico gradativamente. Trabalhando em grupos e individualmente, provocando descobertas e construções.  Usando muito material impresso, imagens, com produções coletivas de textos, os mais diversos, mostrando a organização do texto: relatos de acontecimentos, recontos, receitas culinárias e etc..

DSC05786  DSC05789   DSC05793

        Sempre deixando para o aluno as descobertas através de provocações e conflitos,através das mais diversas formas de gêneros textuais: letras, palavras, frases, textos, raciocínio lógico matemático… favorecendo meios da discriminação entre letras e números, quando as letras representam nomes e os números quantidades, são as inúmeras formas de promover uma alfabetização em que os alunos vão sentir a  importância e o prazer  de se estar na escola e não uma obrigatoriedade imposta ora pelos pais, ora pelos professores quando fazem leitura diária, passam atividades no quadro giz ou no caderno. Assim acontece a alfabetização.

     Veja em outra postagem sugestões dadas,nesta oficina, de brincadeiras e jogos, como: Segredinho, Passar a Palavra (parodiando o Passar o Anel), Histórias Malucas,que estimulam a construção da escrita e a leitura, de onde o professor pode retirar atividades pedagógicas práticas.

Esta Oficina foi apresentada aos professores das turmas de 1º ao 5º Anos que deverão adequar as sugestões de acordo com o nível: conteúdos curriculares, competências e habilidades das turmas.

     A Escola agradece a presença e participação da professora Maria dos Anjos pela contribuição que trouxe com sua vasta  experiência de sucesso que construiu em sua carreira de educadora, enriquecendo nossa V Coordenação Coletiva Especial.

Por: Sandra Dantas e Júlia Virginia de Moura – SEAA (Equipe de Apoio à Aprendizagem)

       

     

 

 

2 comentários:

  1. Parabéns à equipe pelo trabalho realizado! Vou divulgar no Facebook a experiência de vocês que pode ser aproveitada por outras escolas.
    Abraços,
    Wanessa
    CEP Saúde

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Wanessa pela visita, pelo comentário e o incentivo.
      Visite sempre nossa página, é muito bom receber apreciação de uma profissional da educação como você!
      abraços
      Escola Classe 02 do Arapoanga

      Excluir

Este espaço virtual educativo, publicando as atividades da Escola, ficará mais rico com seu comentário, sugestão ou crítica. Deixe sua mensagem e volte sempre. E obrigada pela visita!