V Coordenação Coletiva Especial/2013
Esta Oficina foi apresentada pela Supervisora Pedagógica da Escola Franci Barros e pela convidada Professora Maria dos Anjos – professora especialista das Salas de Recursos das Escolas Classe Rajadinha e Frigorífico para professores das turmas 1º, 2º e 3º Anos, no período da manhã, e no período da tarde para professores das turmas de 5º e 4º Anos.
Alfabetização
“Quando o ensino das primeiras letras é dissociado dos usos da leitura na vida social, muitas vezes o aluno conclui que se aprender a ler e a escrever para passar de ano é para copiar os exercícios dado pela professora. No entanto se a alfabetização for conduzida de forma a demonstrar que a leitura e a escrita tem função aqui e agora, e não apenas num futuro distante, é provável que o individuo sinta-se motivado para o esforço que a aprendizagem exige.”
A alfabetização sendo reconhecida como um processo que pode acontecer de forma natural quando é mediada, pelo professor, dentro das vivências do aluno, quando percebe que ler e escrever são ações que estão associadas as atividades do seu dia a dia. Por exemplo: ler a letra de uma música, o título do desenho animado,da novela infantil da TV, que são de sua preferência: endereço de sua casa, a linha de ônibus que usa para se transportar para escola e outros locais, dentro da própria escola: murais,cartazes, número nas portas da sala de aula, o nome da escola na fachada, dentre outros. De onde se conclui que ler e escrever precisa ter significado para o aluno.
Identificar as atividades do cotidiano dos alunos, seja realizando um passeio pela comunidade ou provocando a expressão de suas preferências, para que eles sinalizem onde estão seus interesses em aprender a ler e escrever:
O documento de identidade da criança contem uma riqueza de informações textuais: palavras, de pessoas, locais, (uso de letras maiúsculas e minúsculas), números (que podem ser trabalhados: orientação espaço/temporal, noções de maior e menor, mais e menos, gráficos, relação de quantidades, desenvolvimento do pensamento lógico matemático (construção de situações problemas orais ou registrados, fatos fundamentais de adição e subtração) dentre outros.
Outra prática muito importante que foi proposta nesta oficina, é a leitura diária que o professor deve tornar uma hábito: sempre lê alguma coisa significativa como:
- notícias em jornais (notícias de interesse geral, como a Copa das Confederações tão atual), sobre o clima na região (o frio excessivo, falando das estações do ano), artigos de programas sociais como o “desarmamento infantil”;
- um conto da literatura infantil;
- um bilhete que vai para os pais sobre assuntos da escola;
- um resumo do capítulo do dia anterior da novelinha que estão assistindo (provocando comentários), atualmente, a novela Carrossel;
- uma poesia, uma anedota, uma adivinhação, um trava-línguas…
Essa diversidade de leituras feitas pelo professor vão, naturalmente, fazer com que a turminha perceba que tudo que se vê, se fala, ou se ouve, pode ser escrito e lido, e que é importante estar registrado pela escrita porque sempre se pode rever e informar.
Dessas informações escritas e lidas em sala de aula, tirar palavras, frases e textos, usando o alfabeto móvel, desenvolver a construção da escrita e da leitura, com as letras e sua sonorização(fonemas e grafemas), quantidades de letras, de sílabas ( usando o jogo da boquinha) para formar o pensamento silábico, do silábico ao alfabético, ao ortográfico gradativamente. Trabalhando em grupos e individualmente, provocando descobertas e construções. Usando muito material impresso, imagens, com produções coletivas de textos, os mais diversos, mostrando a organização do texto: relatos de acontecimentos, recontos, receitas culinárias e etc..
Sempre deixando para o aluno as descobertas através de provocações e conflitos,através das mais diversas formas de gêneros textuais: letras, palavras, frases, textos, raciocínio lógico matemático… favorecendo meios da discriminação entre letras e números, quando as letras representam nomes e os números quantidades, são as inúmeras formas de promover uma alfabetização em que os alunos vão sentir a importância e o prazer de se estar na escola e não uma obrigatoriedade imposta ora pelos pais, ora pelos professores quando fazem leitura diária, passam atividades no quadro giz ou no caderno. Assim acontece a alfabetização.
Veja em outra postagem sugestões dadas,nesta oficina, de brincadeiras e jogos, como: Segredinho, Passar a Palavra (parodiando o Passar o Anel), Histórias Malucas,que estimulam a construção da escrita e a leitura, de onde o professor pode retirar atividades pedagógicas práticas.
Esta Oficina foi apresentada aos professores das turmas de 1º ao 5º Anos que deverão adequar as sugestões de acordo com o nível: conteúdos curriculares, competências e habilidades das turmas.
A Escola agradece a presença e participação da professora Maria dos Anjos pela contribuição que trouxe com sua vasta experiência de sucesso que construiu em sua carreira de educadora, enriquecendo nossa V Coordenação Coletiva Especial.
Por: Sandra Dantas e Júlia Virginia de Moura – SEAA (Equipe de Apoio à Aprendizagem)
Parabéns à equipe pelo trabalho realizado! Vou divulgar no Facebook a experiência de vocês que pode ser aproveitada por outras escolas.
ResponderExcluirAbraços,
Wanessa
CEP Saúde
Obrigada Wanessa pela visita, pelo comentário e o incentivo.
ExcluirVisite sempre nossa página, é muito bom receber apreciação de uma profissional da educação como você!
abraços
Escola Classe 02 do Arapoanga